Este tema tem sido bastante recorrente no meu grupo de discussão e muitas pessoas tem opiniões, experiências e visões diferentes sobre parcerias para o seu Estúdio de Pilates.
E o motivo é bem simples. Existem estúdios que alavancaram com parcerias atraindo mais alunos e outros em que as parcerias não foram bem sucedidas.
Para isso é necessário pesquisar bastante e fazer os cálculos corretos para que sua parceria tenha um bom resultado no futuro, e para que isso ocorra existem alguns passos a serem seguidos e analisados durante todo o processo.
Mas afinal, como identificar uma boa parceria para o seu Estúdio de Pilates?
Estabelecendo uma boa parceria para o seu Estúdio de Pilates
Para entendermos como funciona uma parceria, primeiramente precisamos identificar o que, de fato é uma parceria. A parceria nada mais é do que duas ou mais pessoas, estabelecimentos ou empresas, reunidas para alcançar um objetivo comum.
Então, antes de mais nada, é importante você entender que a parceria tem que ser boa e proveitosa para os dois lados. É como uma balança, se um lado tiver mais pesado ou mais fraco, a balança desequilibra e não é vantajoso.
Antes de você procurar estabelecimentos, pessoas ou empresas para propor uma parceria, é necessário que você identifique as características do seu estúdio de Pilates e do seu público-alvo.
Como você irá fazer isso?
Primeiramente, o local ou bairro que o seu estúdio está localizado, vai te dar um bom direcionamento do perfil do seu público-alvo.
Por exemplo: se o seu estúdio de Pilates está localizado em um bairro com maior concentração de pessoas idosas, este nicho de público tem um perfil diferente de pessoas mais jovens e as parcerias para atrair cada tipo de público são diferentes.
Continuando com o exemplo, se você quer atrair pessoas mais idosas para o seu estúdio, você tem que fazer uma pesquisa para entender o comportamento dessas pessoas, o que elas gostam, que tipo de lugares frequentam, o que consomem, etc.
A partir daí, você tem um direcionamento mais certo para propor uma parceria. Digamos que você identificou que essas pessoas frequentam uma clínica médica. Você já sabe que o público que você quer atrair frequenta essa clínica então, proponha uma parceria com essa clínica.
Parceria gerando Frutos
Não se esqueça que a parceria tem que ser boa para as duas partes. Geralmente, em parcerias, você tem que oferecer algo em troca para o estabelecimento te divulgar ou te indicar.
Uma boa moeda de troca seria descontos para os funcionários dessa clínica que se matriculem no seu estúdio de Pilates. A vantagem tem que ser para o estabelecimento que está te divulgando.
Mas porque oferecer vantagens e descontos para os funcionários da clínica que está divulgando seu estúdio? É muito interessante que as pessoas que vão indicar seu estúdio de Pilates e seu trabalho e conheçam verdadeiramente como ele é.
Uma indicação de uma pessoa que conhece seu estúdio, que frequenta, que pratica Pilates, que tem uma qualidade de vida superior desde que iniciou esse trabalho com você é muito diferente do que simplesmente uma parceria formal.
A pessoa quando conhece e gosta do seu trabalho vai indicar de forma natural, espontânea, verdadeira e isso conquista muito mais pessoas. Por isso a importância de oferecer descontos e vantagens para os funcionários que indicarão seu estúdio de Pilates.
É interessante também você fazer panfletos diferenciados para estas parcerias pois assim você pode identificar de onde estão vindo seus alunos e também sinalizar no panfleto descontos ou vantagens exclusivas para esses futuros alunos.
Para propor parcerias com empresas, é importante você oferecer vantagens para os funcionários que irão fazer Pilates no seu estúdio e também fazer uma palestra ou apresentação do seu estúdio e do método Pilates.
Muitas pessoas ainda não conhecem o método Pilates, e é importante que você mostre os benefícios, como são as aulas, os resultados com a prática a curto, médio e longo prazo e também é interessante você mostrar para a empresa quais serão os benefícios que ela terá com os funcionários praticando Pilates.
Mais uma vez, a parceria tem que ser interessante para você e para a empresa que vai indicar seu serviço.
Concluindo…
Então, o primeiro passo para criar uma parceria é conhecer bem seu público-alvo e onde você pode achar essas pessoas. A partir daí, identifique os locais que essas pessoas frequentam e proponha parcerias atraentes para os estabelecimentos que vão indicar seu estúdio de Pilates.
Uma outra forma de se propor uma parceria é através de pagamentos. Muitas pesssoas acordam com o estabelecimento que a cada cliente indicado por ele, terá um pagamento de X% sobre o valor da mensalidade do aluno.
Esta forma também pode ser uma parceria interessante e cabe a você identificar qual tipo de parceria será melhor para você e para o parceiro.
Só não esqueça que neste tipo de parceria deve haver um contrato entre você e o parceiro e deixar tudo acertado e registrado quanto às formas de repasse, condições de pagamento, datas e etc.
Um outro ponto é que você pode receber vantagens, descontos e também dinheiro ao indicar serviços e os estabelecimentos desses parceiros. Uma boa forma é fazer uma parceria recíproca onde o parceiro indica seu serviço e você o dele.
Analise seu estúdio de Pilates, os locais onde encontrará seu nicho e crie parcerias fortes e sólidas atraindo mais alunos para seu estúdio.