A osteoartrose (OA) ou osteoartrite é a afecção mais comum da articulação do quadril, e sua incidência aumenta com a idade. A patologia é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, seguida de esclerose do ósso subcondral, tornando o quadril mais instável e aumentando a compressão articular. Por isso é comum a utilização do Pilates na osteoartrose de quadril, pois ele trabalha a reabilitação.
Pacientes acometidos com a OA tem sintomas de dor articular e sinais de limitação de movimento, claudicação e perda da função, podendo evoluir para o procedimento cirúrgico de artroplastia (parcial ou total) de quadril.
O Pilates na osteoartrose de quadril é um ótimo recurso para o tratamento de alunos acometidos com essa patologia. Dentre os benefícios do Método destacam-se a melhora da força, da flexibilidade e da propriocepção, aumentando assim a estabilidade da articulação femoro-acetabular.
Durante o tratamento, além do fortalecimento do Power House, deve ser dado ênfase nos músculos abdutores e rotadores laterais, aumentando a estabilidade articular e diminuindo os sinais e os sintomas do paciente.
São indicados os exercícios como Side Kicks no mat, Side splits e Leg series no Reformer, além do uso de acessórios como mini band e magic circle ao redor dos tornozelos para recrutar os músculos abdutores do quadril, já que esses acessórios possibilitam a melhora da funcionalidade e a manutenção da qualidade de vida dos pacientes com disfunção do quadril.
Contudo, o sucesso do tratamento utilizando o Pilates na osteoartrose de quadril depende da capacitação do instrutor, da boa avaliação, da manutenção dos seis princípios do Pilates, da colaboração e dedicação do paciente. Lembre-se de manter o diálogo com o paciente sobre as melhoras que ele tem sentido não só durante os exercícios, mas também durante as suas atividades de vida diárias.
Texto escrito em parceria com Vinícius Gomez Machado.
Bom dia, eu estou sempre acompanhando as suas aulas, e também aprendendo com informações atualizadas. As dúvidas que temos estão sendo supridas. Valeu, vou estar sempre acompanhando vocês, abraços.
Esse e outros artigos, da BlogPilates não teriam como futuramente podermos baixa-lo em arquivos via PDF, para celulares, tablets, pcs entre outros e deixar para nossos estudos futuros. Seria uma idéia bem interessantes para nos Profissionais de Educação Física e Fisioterapeutas. Obrigado.
Excelente informações