Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A articulação com maior eixo de movimentos do corpo humano é a do ombro. Também conhecida como glenoumeral, apresenta um grande nível de lesões. Através desse texto vamos conhecer um pouco mais sobre a anatomia e o que pode acometer essa região tão importante do corpo.

O ombro é a articulação que liga o complexo escapular ao membro superior. É formado por quatro articulações separadas e por um conjunto muscular.

São elas:

  • A glenoumeral, entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide da escápula;
  • A acromioclavicular, que liga a clavícula à apófise acromial da escápula;
  • A articulação esternoclavicular, entre a clavícula e o esterno;
  • As ligações da escápula com os músculos da coluna torácica e cervical.

Estão envolvidos nessa região os ossos da clavícula, as escápulas e os úmeros (osso do braço que se articula com a escápula proximalmente e com o rádio e a ulna, distalmente).

  • Flexão;
  • Extensão;
  • Adução;
  • Abdução;
  • Rotação interna;
  • Rotação externa;
  • Flexão horizontal;
  • Extensão horizontal;
  • Adução horizontal;
  • Abdução horizontal;
  • Circundação.

Por apresentar todas essas possibilidades de movimentos é considerada a articulação mais instável do corpo.

Os músculos presentes no braço são:

  • Superficiais: deltóide e trapézio (formam o contorna característico do ombro);
  • Manguito rotador: supraespinhal, infraespinhal, redondo menor e subescapular;
  • Braço: bíceps braquial, tríceps braquial e coracobraquial;
  • Outros: redondo maior, serrátil anterior, levantador da escápula, rombóide maior e menor, peitoral maior, peitoral menor, latíssimo do dorso e braquial.

Todas essas musculaturas desempenham função de auxiliar a qualidade dos movimentos permitidos pelo quadril citados no item acima.

  • Nervos: supraescapular e axilar – originados do plexo braquial;
  • Artérias: axilar e braquial;
  • Veias: braquiais, basílica e cefálica.

Mas afinal, como o Pilates pode ajudar no tratamento de lesões no ombro sem aumentar a gravidade? Continue no texto para aprender sobre esta patologia. Boa leitura!

Quais são as 5 lesões mais comuns no ombro?

As lesões são comuns em pessoas de diferentes faixas etárias e podem ser causadas por vários fatores, incluindo atividades esportivas, movimentos repetitivos, traumas e envelhecimento. 

O diagnóstico e tratamento adequado são essenciais para uma recuperação eficaz e para evitar complicações a longo prazo. Se você suspeitar de uma lesão no ombro, é aconselhável procurar orientação médica para uma avaliação precisa e um plano de tratamento adequado.

As 5 lesões mais comuns no ombro incluem:

1. Tendinite do manguito rotador

Essa é uma das lesões mais frequentes no ombro. Envolve um reforço ou aprimoramento dos tendões que compõem o manguito rotador, um grupo de músculos e tendões que estabilizam a articulação do ombro. Isso ocorre devido a movimentos repetitivos ou traumas.

2. Síndrome do impacto

Essa condição ocorre quando o espaço entre o osso do ombro (acrômio) e a cabeça do úmero fica estreito, causando atrito e lesões nos tendões do manguito rotador. Pode estar associado à elevação frequente dos braços.

3. Bursite

Bursite é uma bolsa cheia de líquido que ajuda a reduzir o atrito entre os tecidos no ombro e ocorre quando a bursa fica inflamada, causando dor e desconforto, muitas vezes devido a lesões ou uso excessivo.

4. Luxação ou Subluxação

A luxação ocorre quando a cabeça do úmero se desloca completamente da cavidade glenoidal. A subluxação é uma forma parcial de luxação. Ambas podem ocorrer devido a traumas ou instabilidade crônica da articulação do ombro.

5. Capsulite Adesiva (ombro congelado)

Nesta condição, uma cápsula que envolve a articulação do ombro fica espessa e rígida, resultando em dor e limitação significativa do movimento. A causa exata não é totalmente explicada, mas está relacionada a detalhes ou traumas prévios.

O ombro saiu do lugar, e agora?

Calma! Se dirija ao posto de saúde ou hospital mais próximo que um profissional vai reduzir (termo técnico que significa colocar novamente no lugar), realizar exame de imagem descartando outras lesões e indicar o uso de tipóia. 

Em alguns casos mais graves há a necessidade de intervenção cirúrgica para minimizar danos causados às estruturas envolvidas na articulação afetada.

Um exemplo pode ser a bursite, que tem função de diminuir o atrito no ombro, mas quando ocorre movimento repetitivo acima da linha de 90 graus, gerando uma inflamação local. 

Os tipos de acrômio podem influenciar: tipo I geralmente não causa bursite; os tipos II e III têm formato mais curvo e ganchoso e acabam gerando lesão – é possível identificar essa anatomia com um exame de raio-X. O tratamento é conservador, com anti-inflamatórios, repouso articular e uso de crioterapia.

Com tudo que foi apresentado até aqui é possível perceber que o ombro não é apenas uma articulação, mas sim um complexo. Ele permite segurar objetos, escrever, levantar e arremessar objetos, dirigir assim como outras atividades do dia a dia. 

O que são as luxações de ombro?

Basicamente uma luxação é definida como um desencaixe entre os ossos. A maior parte dos casos ocorre o deslocamento para frente, mas ainda assim há casos em que é desviado para trás – principalmente em situações de choques ou crises epilépticas.

Elas podem ser classificadas como:

  • Primo Luxação: primeira vez que sai do lugar;
  • Recidivante: sai do lugar várias vezes;
  • Voluntária: paciente consegue luxar propositalmente;
  • Involuntária: paciente luxa sem querer;
  • Unidirecional anterior: sai apenas para frente (95% dos casos);
  • Unidirecional posterior: sai apenas para trás;
  • Multidirecional: sai para diversas direções.

As lesões de manguito rotador

A maior causa de injúria nessa região é a sobrecarga local. A ruptura do manguito ocasiona a perda da função do ombro em diversos graus. Incluem-se nessa lista tendinites, rupturas parciais e totais dos tendões do manguito.

Tipos: são consideradas lesões menores às inflamações (como a bursite citada anteriormente) ou a tendinite. Já as mais severas são identificadas pela ruptura parcial das fibras dos tendões ou pela ruptura completa do tendão que faz com que o músculo se retraia afastando-se do osso. 

A lesão do manguito rotador é dividida em três estágios:

Fase 1: edema, inflamação e hemorragia;
Fase 2: fibrose e tendinite, com ou sem lesões parciais;
Fase 3: ruptura completa do tendão, associada a alterações ósseas.

Sintomas, diagnóstico e tratamento

Os sintomas dependem muito em que fase a lesão se apresenta. O mais comum é a dor que piora com a elevação do braço. A perda de função também ocorre com os movimentos mais simples, como abrir o sutiã ou retirar a carteira do bolso da calça.

Já no diagnóstico, a avaliação clínica do paciente e o detalhamento dos sintomas são fundamentais para a localização da dor, bem como a avaliação de aspectos como frequência, intensidade e os possíveis fatores desencadeantes da lesão. Exames de Raio-X simples e ecografia são úteis assim como ressonância magnética;

O tratamento vai depender muito do estágio da lesão. Pode ser medicamentoso e requer repouso articular ou nos casos mais graves intervenção cirúrgica.

Benefícios do Pilates para as lesões de ombro

Com as lesões supracitadas, podemos perceber que o Pilates é benéfico no tratamento dessas lesões.

  • Não gera impacto no ombro, principalmente, por ser realizado com molas, não há o atrito para a articulação, proporcionando o reforço muscular necessário para a reabilitação;
  • Profissional capacitado para prescrever os exercícios corretos e seguros – correção de execução e orientação domiciliares conforme evolução do paciente;
  • Grande quantidade de possibilidades de exercícios. O aluno poderá realizá-los em qualquer um dos aparelhos e associando outras partes do corpo na mesma atividade;
  • É importante lembrar aqui que o membro superior contrário também deve ser trabalhado, pois ele sofre com a sobrecarga gerada pelo desuso do membro afetado;
  • É possível trabalhar tanto o pré-operatório quanto o pós-operatório. Isometria é uma grande dica nesses momentos: fortalecimento necessário sem gerar sobrecarga de movimento.

Proporcione a melhor experiência ao seu paciente. Lembre-se que a dor existe, mas que a reabilitação dele passa também pelas suas mãos.

Conclusão

As lesões no ombro podem ser debilitantes e limitar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa. No entanto, o Pilates tem se destacado como uma abordagem terapêutica eficaz para o tratamento e reabilitação de lesões no ombro

Através do foco na melhoria da força, flexibilidade, estabilidade e postura, o Pilates oferece uma maneira abrangente de fortalecer os músculos ao redor da articulação do ombro, melhorar a mobilidade e promover uma recuperação eficaz.

A abordagem individualizada e supervisionada de um instrutor de Pilates avançado é fundamental para garantir que o programa seja adequado às necessidades específicas do paciente, levando em consideração a gravidade da lesão e a capacidade de cada pessoa.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.