Posted in:

Pilates e emagrecimento: Dicas de como o Método pode ajudar

emagrecimento-1

Uma pergunta comum a nós, instrutores de Pilates é: “Pilates emagrece?”.

Quando nos deparamos com essa pergunta, muitas vezes paramos para pensar em como responder a nossos alunos, ou futuros alunos. Uma vez que o objetivo principal da prática do Pilates não é emagrecer.

Mas, pensando que um dos objetivos é melhorar a qualidade de vida, podemos dizer que emagrecer está inserido nos objetivos do Pilates sim!

Nesse texto vamos ver como o Método pode ajudar quem está buscando o emagrecimento e como você instrutor pode preparar uma aula com esse foco. Confira!

Dicas para uma aula de Pilates para o emagrecimento saudávelemagrecimento 8

O Pilates pode ajudar no emagrecimento saudável. Logicamente, dependendo do ritmo e intensidade das aulas, elas podem ajudar mais ou menos no objetivo de emagrecer.

É muito importante explicar aos nossos alunos que, para chegar num ritmo mais intenso de aula, eles já devem ter os princípios do Pilates bem definidos e conseguir cumpri-los. Devem ter uma boa consciência corporal, uma boa postura.

Além de saber que o objetivo, juntamente com o emagrecimento, é criar uma harmonia em todo corpo e mente, equilibrando os músculos. Sempre lembrando que a endorfina liberada no exercício físico, diminui a ansiedade e ajuda a comermos menos. Além disso, a satisfação com o próprio corpo, aumenta a autoestima e nos deixa mais felizes.

Para nos ajudar a orientar nossos alunos, existem fórmulas que permitem classificar o grau de obesidade, quantidade de calorias que devem ser consumidas e quantidade de calorias gastas nas atividades.

O frequencímetro de pulso também pode nos ajudar a saber a média de calorias perdidas durante uma aula de Pilates, ajudando-nos a montar as nossas aulas conforme o objetivo e os resultados obtidos pelo aluno.

Balanças de bioimpedância também podem nos fornecer dados como peso, percentual de gordura e percentual de massa muscular.

O que pode nos ajudar a mostrar os resultados a nossos clientes e motivá-los, mostrando a eles também que o importante não é só a perda de peso na balança, mas a diminuição de percentual de gordura e aumento de massa muscular.

Existem várias balanças de bioimpedância, com preços bem variados. Logicamente as mais caras são mais precisas, mas as mais baratas também podem nos dar parâmetros de evolução de nossos alunos.

Estudos com a balança bioimpedância

emagrecimento 9

Utilizando a balança de bioimpedância, em alunos que estavam em dieta balanceada, observamos, no tempo de 2 meses, uma redução de 5 a 10% de gordura corporal e um ganho de até 5% de massa magra.

Observamos que essa melhora é maior em homens e pessoas mais novas.

No mesmo exame de bioimpedância realizado em alunos sem qualquer restrição de alimentação, foram observados uma redução de 2 a 3% de gordura corporal e aumento de 2 a 5% de massa magra.

O que demonstra que o Pilates ajuda a diminuir a gordura corporal e aumentar a massa magra. Observa-se também que o percentual de massa óssea nos alunos tem um aumento de cerca de 1 a 2%. O que também é interessante na prevenção de osteoporose e osteopenia.

Este exame foi realizado em alunos que realizavam as aulas de Pilates por uma hora, 2 a 3 vezes por semana.

Importância do cálculo do IMC

Um cálculo fácil, prático e muito comum para saber se a pessoa está no peso ideal, é o cálculo de IMC (índice de massa corpórea).

É um cálculo menos preciso que a bioimpedância, mas muito utilizado. O cálculo se dá por PESO (em Kilogramas) dividido por ALTURA²(em centímetros), e a classificação dos resultados se dá pela seguinte tabela:

Fonte: http://www.calculoimc.com.br/tabela-de-imc/

Como orientar a perda de caloriasemagrecimento-2

Legal, mas e quanto as calorias? Como orientar meus alunos?

Bom, não é nossa função orientar alimentação, então o ideal é que nossos alunos façam um acompanhamento com endocrinologista e nutricionista para que se alimente bem e com qualidade.

Principalmente para perda de peso, mas acho importante nós, profissionais da saúde também, e que estamos em contato direto com nossos alunos, sabermos ao menos orientá-los em relação as calorias. Até porque não existe redução de peso sem déficit de calorias.

Segundo pesquisas, para perder 1 quilo, é necessário gastar ou deixar de consumir 7000 calorias, então, se a pessoa consumir -700 calorias por dia, ela perderá 0,5kg em 5 dias, logo, 1 kg em 10 dias e 3 kgs em 1 mês. Se, além disso, ela praticar uma atividade física moderada, ela aumentará o gasto calórico e diminuirá o consumo de calorias, o que acelerará o seu emagrecimento.

Para se saber a quantidade de calorias que se deve consumir para emagrecer, devemos, primeiramente, calcular o metabolismo basal de cada pessoa. Ou seja, a quantidade de calorias diárias que uma pessoa precisa por dia para suas atividades de vida diária.

Fórmula para gasto calórico

A fórmula abaixo, chamada de Equação de Harris Benedict é usada para obter o gasto calórico basal diário, ou taxa de metabolismo basal (TMB). A unidade para peso é o quilograma, a da altura, os centímetros, e, da idade, os anos.

  • Equação de Harris Benedict para homens:
    TMB = 66 + (13,7 x peso em KG) + ( 5 x Altura em CM) – (6,8 x idade em anos)
  • Equação de Harris Benedict para mulheres:
    TMB = 665 + (9,6 x peso em KG) + ( 1,8 x Altura em CM) – (4,7 x idade em anos)

 Exemplo de TMB de um homem de 25 anos, 180cm e 100kg:

A TMB desta pessoa é: 66 + (1370) + (914) – (170) = 2180 calorias

Os cálculos ainda não acabaram, agora multiplique o resultado final da sua TMB pela sua frequência de atividade diária, escolha uma das opções abaixo:

  • Sedentário – Pouco ou nenhum exercício diário: Use TMB x 1,20
  • Levemente Ativo – (Exerc. Leve/1 a 3 dias na semana): Use TMB x 1,37
  • Moderadamente Ativo – (Exerc. Moderado/ 3 a 5 dias na semana): Use TMB x 1,55
  • Bastante Ativo – (Exerc. Pesado/ 6 a 7 dias na semana): Use TMB x 1,72
  • Muito Ativo (Exerc. Pesado todos dias da semana ou treinos 2x ao dia): Use TMB x 1,90

Digamos que o exemplo é moderadamente ativo, vamos multiplicar TMB(2180) x 1,55 = 2997 kcal. Esse é o valor que essa pessoa precisa consumir por dia para manter seu peso.

(Fonte: http://corpoemforma.blogspot.com.br/2010/10/taxa-metabolica-basal-tbm.html)

Importante ressaltar que esse cálculo é feito para saber quantas calorias são necessárias para manter o peso atual. Caso o objetivo do paciente, como é o caso que estamos falando, seja o emagrecimento, é preciso reduzir 500 calorias do total.

Quanto o Pilates contribui para o emagrecimentoemagrecimento-3       

Como já dissemos anteriormente, o Pilates ajuda no emagrecimento pelo gasto de calorias, além de ajudar na queima de gordura e aumento de massa magra.

Pedimos para alguns alunos utilizarem o frequencímetro de pulso, que marca a frequência cardíaca. E, baseado nesta, no peso, idade e sexo da pessoa, calcula a média de calorias gastas durante a atividade física. Seguem os resultados obtidos abaixo:

emagrecimento-6
Os melhores resultados obtidos são nos alunos que realizam 3 aulas por semana. Pode-se orientar também os alunos a realizarem caminhadas, corridas ou outras atividades aeróbicas, que ajudam no emagrecimento e fazem o trabalho cardiorrespiratório.Baseados nesse resultado, podemos concluir, na prática, que o Pilates pode mesmo ajudar no emagrecimento de nossos alunos!

Quanto a alimentação, o ideal é que se procure um endocrinologista e um nutricionista, além disso, existem aplicativos de celular que são contadores de calorias, podendo-se inserir os alimentos e também as atividades físicas.

Concluindo…emagrecimento-5

Com essas dicas, espero que você consiga montar uma aula e treinamento de Pilates especifico para as necessidades de seu aluno.

Espero ter ajudado e no próximo mês falaremos mais sobre emagrecimento com o auxílio do Pilates!

Tem algo para acrescentar? Comente aqui!

 

 

 

 

Written by Mônica Tavares de Oliveira

Mônica Tavares de Oliveira

Fisioterapeuta, pós-graduada em especialização em intervenções em neuropediatria. Aprimoramento em RPG e especialização em Fisioterapia Dermato- Funcional. Formação completa no Método Pilates, além de ser formada em Yoga e Isotretching.
Contato: email - monicatoliveira@live.com, Facebook Mônica Oliveira (Pilates e Bem Estar) e instagram @pilatesebemestar
Contato:
Instagram:@pilatesebemestar
Email: monicatoliveira@live.com

4 posts

3 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Muito boa a matéria, tenho um Studio de Pilates dentro de uma academia, e questiono muito sobre essa questão com profissionais de educação física sobre o Pilates emagrecer ou não, e é exatamente isso que tento explica los.

    • Obrigada Ricardo. Mostra pra eles os resultados de perda de calorias que tivemos! Vamos trocando experiências!

  2. Acredito que isso caberia mais para um educador fisico que tem um studio de pilates, aplicar está técnica em seus alunos do que o fisioterapeuta! De qualquer forma achei as dicas excelentes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *