Posted in:

Depoimento: “como o Pilates mudou minha vida”

BLOG-PILATES-Como-o-Pilates-mudou-minha-vida1

O Pilates mudou minha vida de muitas maneiras – não estaria onde estou hoje sem o Pilates. Tenho certeza que mudou a sua também, de alguma forma – seja por melhorar sua saúde ou te proporcionar uma nova filosofia de vida.

Hoje, eu gostaria de apresenta-los a uma incrível, obstinada e determinada história de uma pessoa muito particular.

Outro avanço na recuperação neuromuscular! Pilates com certeza me fez dar saltos a frente com fé, enquanto luto contra uma falta de consciência proprioceptiva e sequelas de uma cirurgia no cérebro para corrigir um aneurisma, acidente na medula espinhal e paralisia. Obrigado novamente ao médico que diagnosticou que eu nunca andaria novamente. Três anos depois, Pilates continua a reconstruir a minha vida, minha consciência neuromuscular e confiança!” Jeffery Morese (O Pilates mudou minha vida)

Como está indicado, este depoimento pertence a Jeffery Morese, praticante de Pilates há três anos, aluno de Ann Taboada. Ann é uma amiga minha e colega instrutora de Pilates, cujo Studio fica a poucas horas de minha casa, na Carolina do Norte (EUA). Ela tem uma história de sucesso no Pilates, e a história deste aluno, em particular, tocou meu coração e ficará comigo pelo resto da vida.

21 de setembro de 2015, Ann trouxe um de seus clientes, Jeff, ao meu estúdio para uma sessão privada. Ann me explicou que solicitou a sessão para seu cliente por preocupação com seu bem-estar. Jeff tem vários problemas de saúde. Passou por um aneurisma que lhe rendeu uma cirurgia arriscada no cérebro, além de um acidente na medula espinhal que resultou em sua paralisia corporal — quando procurou pela prática do Pilates, o médico de Jeffery havia sido claro sobre as possibilidades quase certas de que ele jamais andaria novamente.

Ann, desde o início de seu tratamento, se mostrou dedicada a ajuda-lo a conseguir melhor qualidade de vida possível com a ajuda do Método. Quando chegou até mim, o objetivo de Ann era ter outra opinião de instrutores de Pilates sobre a melhor forma para utilizar o Método Pilates ao tratar de questões físicas de Jeff.

Um aneurisma, acidente na medula espinhal e paralisia superados com a ajuda do Pilates. Conheça a história de Jeffery Morese

Utilizando o Pilates Clássico e novas ideias de treinamento – em “O Pilates mudou minha vida”

Logo no início de nossa sessão, eu reconheci que Ann tinha feito um trabalho incrível com Jeff e, honestamente, não precisava de meu conselho. Mas, por outro lado, outro conjunto de mãos e olhos são sempre úteis. A disposição de Jeff para tentar coisas novas e sua paixão para o método nos levou a uma sessão de três horas de treino e aprendizado. Ambos, Ann e Jeff, estavam abertos e receptivos a novas ideias em seu treinamento.

Dizer que apliquei técnicas e treinamentos do Pilates Clássico em Jeffery seria muito relativo. Como Kathy Grant – uma das Elders discípulas diretas do criador do método, Joseph Pilates – disse: “Pilates Clássico, Pilates tradicional, Pilates autêntico ou o que quer que você chame, morreu quando Joseph Pilates morreu. Todos nós apenas ensinamos nossa própria interpretação de sua obra”. Portanto, há muitas interpretações para o que é Pilates Clássico, todos nós estamos ensinando, sempre, a nossa própria interpretação da obra original de Joseph Pilates. Mas posso afirmar que utilizei os exercícios o mais perto de sua criação, como possível.

Jeff, aos poucos, se familiarizou com o trabalho, progrediu e permitiu que o organismo desenvolvesse a memória muscular. Ao fazê-lo, o corpo se conecta com cada movimento, tanto a nível mais profundo físico e neurológico. Pouco menos de um mês depois, Jeffery já apresentava resultados e melhorias inimagináveis. Em suas próprias palavras:

Obrigado, Laura! As técnicas de Pilates Clássico que você compartilhou com Ann estão fazendo um trabalho espetacular comigo! Estes movimentos simétricos não só ajudam no meu desenvolvimento neuromuscular, mas ajudam igualmente com a melhoria das comunicações entre os dois hemisférios do meu cérebro, enquanto eu treino para recuperar a fluidez no movimento, melhorando a eficiência da técnica de respiração ao mesmo tempo! Obrigado imensamente por sua orientação nesta viagem.Jeffery Morese (08 de outubro de 2015) (O Pilates mudou minha vida)

Eu nunca vou esquecer a noite que passei com Ann e Jeff. A interação foi incrível e, o aprendizado, simplesmente gratificante.

Então, a jornada de Jeff no caminho com o Pilates continua, buscando sempre a superação de seus problemas de saúde passados, e apenas melhorias para o futuro. E eu sei que o método, somado a determinação de Jeffery, vão fazer diferença definitiva em sua qualidade de vida.

+ Leia também: a importância da atitude ativa do praticante com dor em uma sessão de Pilates

O que aprendi com esta experiência?

Eu amei o fato de que Ann estava disposta a compartilhar e aprender com outro instrutor. Isso, eu diria, é essencial para o profissional de Pilates – a humildade de buscar sempre melhorias, procurar aprendizado e compartilhar experiências com outros colegas profissionais.

Eu aprendi com Jeff, também, que não importa os obstáculos colocados em nosso caminho de vida — com determinação e trabalho duro, podemos superar os desafios colocados a nós. Mas, acima de tudo, eu reconheci a importância de respeitar a sequência clássica e permitindo que o corpo para encontrar o seu caminho. Cada aspecto do método Pilates tem um propósito.

Então, juntos vamos compartilhar essa jornada pelo Pilates. Convido-vos a serem inspirados pela história de Ann e Jeff tanto quanto eu fui naquela bela noite. O Pilates mudou minha vida. Mudou a vida de Jeff, muito mais do que sonhávamos. E a sua, como mudou?

Jeffery Morese - Como o Pilates mudou minha vida
Jeff divulga seus avanços no Pilates no Instagram @mymiraclejourney

Acompanhe a jornada de Jeff no Pilates pelo Instagram: @mymiraclejourney

Para saber mais sobre Jeffery Morese verificar o seu BLOG: Jeffery’s Journey

Texto adaptado do blog de Laura Grant (III Encontro de Pilates no Brasil)

Laura é “Pilates Master Teacher de Segunda Geração de Joseph Pilates” formada no PMMP – Pilates Master Mentor Program com Lolita San Miguel – USA – e possui o título de “Disciple Educator”, na qual oferece a Formação “Lolita’s Legacy”.
Laura também é Certificada pela Pilates Method Alliance (PMA) e possui especialização em Pilates com Foam Roller, Pilates na Obesidade, Pilates Terapeutico, Pilates na Escoliose.
Com mais de 12 anos de Ensino do Método Pilates, Laura atua na Carolina do Norte com Workshops dos mais variados temas e estará no Brasil, em 2016, no III Encontro de Pilates no Brasil, organizado pela VOLL Pilates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *