Posted in:

Como fazer um plano de negócios para um Studio de Pilates

Como fazer um plano de negócios para um Studio de Pilates
Gostou? Avalie!

Se você é dono(a) de um Studio de Pilates ou quer abrir um Studio, antes de continuar o texto eu queria te convidar para participar de um Grande Lançamento que acontecerá dia 30/01 às 22h pela internet. É online, ao vivo e gratuito.

Será o lançamento da Rede MetaLife Studios, uma parceria MetaLife e VOLL Pilates.

Se você deseja aumentar faturamento, fidelizar clientes, ganhar tempo, controlar as finanças, se capacitar e, principalmente DESTACAR SEU STUDIO no meio da multidão, eu te convido a conhecer o projeto.

Neste dia você terá a oportunidade de saber de todos os detalhes e mais que isso, de fazer parte dele. A Rede MetaLife será a Maior Rede de Studios do Brasil e você terá o apoio e supervisão direta das duas maiores empresas de Pilates do Brasil: MetaLife e VOLL Pilates.

Clique aqui para participar: http://bit.ly/conhecer-MetaLife-Studios

Bom, depois de se inscrever, vamos voltar ao texto…

 

 

 

O plano de negócios nada mais é do que um documento onde você irá planejar seu futuro negócio. Você pode estruturar seu plano de negócios antes de montar seu Studio de Pilates ou com ele já em andamento, estabelecendo diretrizes, com o objetivo de traçar metas e estratégias para o futuro, ou seja, será como um guia para o seu negócio.

O plano de negócios pode ser um método útil para aqueles que já possuem seu Studio de Pilates consolidado e estão analisando e preparando a abertura de novas unidades.

Planejar é importante pois muitas ideias são perdidas ao longo do caminho. Se você não anota, elas são esquecidas e dificilmente são lembradas depois.

A capacidade de priorizar e o direcionamento do planejamento são fundamentais para não haver distração do seu principal objetivo. As distrações são muitas e com o planejamento em mãos fica mais fácil alcançar o que se deseja.

Estabelecer um tempo para a realização desta tarefa é de fundamental importância, visto que é uma poderosa ferramenta de preparação onde você irá se deparar com possíveis dúvidas, empasses, dificuldades e também encontrará seus pontos fortes e poderá explorá-los.

Um outro ponto importante desta ferramenta é a capacidade de você criar uma visão clara de crescimento e o que você espera para seu negócio no futuro, como ele estará daqui a 5, 10, 15, 20 anos…

Por isso é importante estabelecer objetivos e metas, seja em relação a quanto você espera faturar, quantos alunos espera ter, se planeja abrir um novo Studio de Pilates. É vital planejar cada passo quando você tem um negócio.

O planejamento é simplesmente um conjunto de ações e diretrizes executados para focar a atenção e energia para o objetivo maior: a abertura do seu Studio de Pilates.

 

Porque planejar seu Studio de Pilates?

curso-de-pilates-blog-pilates 3

Ao fazer o planejamento conseguimos:

  1. Prever custos: o quanto de dinheiro precisa investir para abrir o negócio
  2. Captar recursos financeiros. Qual será a fonte para o investimento: empréstimo? Economia própria?
  3. Estipular prazos: importante para tomada de ação e evitar procrastinação
  4. Identificar pontos fortes e fracos e tomar medidas para melhorar estes
  5. Melhor visão sobre a viabilidade do negócio (momento certo para abrir, onde abrir, etc.)
  6. Diminuir os riscos: alguns deles já serão identificados e pode-se corrigi-los a tempo
  7. Aumentar as chances de o negócio dar certo
  8. Analisar a evolução do negócio: se está indo de acordo com o que se planejou e ainda pode-se identificar e solucionar as falhas

Mas como fazer seu primeiro plano de negócios?

studio-de-pilates-3

De uma maneira bem simplificada, você pode fazer no estilo perguntas e respostas. Abaixo listei as principais perguntas que um plano de negócios deve ter, mas você pode acrescentar outras que julgue interessante. Fique livre para acrescentar, afinal ele é todo seu. Use e adapte este modelo de acordo com suas necessidades.

  1. O que é o meu negócio?
  2. Porque este é o negócio certo para mim?
  3. Que atributo você gostaria que caracterizasse a fama do seu Studio de Pilates?
  4. Porque as pessoas praticariam Pilates em seu Studio?
  5. Quem são seus principais concorrentes?
  6. Como você pode se diferenciar da maioria dos Studio?
  7. Quem é o seu público alvo?
  8. Quais os benefícios você oferece?
  9. Como as pessoas saberão da existência do seu Studio de Pilates?
  10. Quanto de capital você necessita?
  11. Como manterá o fluxo de caixa?
  12. De quanto de capital de giro precisará?
  13. Como controlará suas finanças?

Ao responder essas perguntas, você terá uma boa noção de como é e como será ter um Studio de Pilates, será o seu ponto de partida.

Uma vantagem de se fazer este modelo é a captação de recursos. Você terá uma ideia aproximada de quanto precisará investir, se tem o capital necessário e quais as formas que tem para levantá-lo.

Um ponto interessante é que este processo é dinâmico, a qualquer momento você pode rever as etapas, pode encontrar e criar uma melhor maneira de executar suas ideias. Mas atenção, o processo é dinâmico, o que você estabelecer de metas e diretrizes não deve ser mudado a todo momento pois dessa maneira deixa de ser um planejamento.

Você deve revisar e atualizar seu planejamento periodicamente para garantir que a execução de sua estratégica ocorra da maneira adequada.

Concluindo..

studio-de-pilates

Se você acha que um fisioterapeuta ou educador físico não deve entender deste tipo de questão, está equivocado pois no momento em que se opta por ter um negócio, estas e muitas outras questões passarão a fazer parte da sua rotina. O fato de não se enxergar um Studio de Pilates como um negócio é um grande equívoco. É claro que é um negócio diferenciado pois trabalhamos com pessoas, mas isto não impede de tomar medidas já consolidadas e adaptá-las à realidade de um Studio.

Busque sempre o caminho do aperfeiçoamento através de estudos e pesquisas. A preparação antes de abrir um negócio é muito importante pois muitas vezes você irá se deparar com questões que nem sequer tinha pensado. A principal vantagem do plano de negócios é que você tem a oportunidade de corrigir questões antes mesmo da abertura do seu negócio.

Não menospreze esta etapa, ela será muito útil em sua preparação e na manutenção do seu negócio.

Agora que você já sabe como montar seu plano de negócios, mãos à obra!

Para receber conteúdo exclusivo, cadastre-se em: http:\\cadastro.luramos.com

Para mais textos, acesse meu blog: www.luramos.com e também minha FanPage no Facebook: www.facebook.com/LuRamosFisio

Até a próxima!

Written by Luciana Ramos

Luciana Ramos

Fisioterapeuta graduada pela UFRJ em 2006, pós graduada em fisioterapia traumato-ortopédica e desportiva pela Interfisio, formada no Mulligan's Manual Therapy Concept Basic, formação em RPG e Pilates. Trabalho com Pilates há 9 anos, atuo como fisioterapeuta e gerencio meu próprio estúdio de Pilates e Fisioterapia desde 2012. Atualmente também me dedico ao meu próprio blog www.luramos.com onde divulgo conteúdo sobre Gestão e Empreendedorismo em Pilates e Fisioterapia, ajudando profissionais a alavancar seus negócios, com conteúdos que facilitem e melhorem toda a gestão de um estúdio de Pilates.

4 posts

2 Comentários

Deixe um Comentário
  1. olha boa noite gostaria de fazer um projeto para se entreque a uma prefeitua do estado de sergipe,,goataria de ajuda nao se por aonde comecar,,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *