Junte-se a mais de 200.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Desde que o Método Pilates passou a ser praticado por celebridades e, consequentemente, a fazer parte das atividades de muitas academias e studios, o Pilates se tornou uma febre, atingindo em cheio o público feminino. Mas isso não quer dizer que não tenha benefícios do Pilates para homens.

No entanto, essa modalidade também oferece várias vantagens para os homens. Tanto que o seu criador, Joseph Pilates, idealizou a prática para mulheres e homens que eram seus pacientes durante a II Guerra Mundial.

Com a intenção de encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente, Pilates desenvolveu a técnica que se tornou um grande sucesso, pois ela realmente tonifica os músculos e desenvolve outras potencialidades do corpo, como o equilíbrio e a coordenação motora.

Se você ainda não se convenceu de que o Pilates para homens tem as suas vantagens, continue lendo a essa matéria pois te mostrarei vários motivos para você começar já!

Fortalecimento da musculatura

A variedade de exercícios propostos pelo Pilates para homens consegue atuar em diferentes músculos do corpo, desde aqueles que você está habituado a fortalecer na academia, até os que não costumam ser trabalhados normalmente.

O Pilates para homens também fortalece a musculatura central do corpo — o famoso core —, região que combina abdômen, pelve e coluna.

Isso significa que, além de tonificar uma região que é essencial para a prática de esportes e de diversas atividades físicas, você ainda garante um abdômen sarado.

Melhora no rendimento de outras atividades

Por ser responsável pelo fortalecimento da musculatura, o Pilates para homens ajuda a prevenir lesões e potencializa a prática de outras atividades físicas, já que também aumenta a flexibilidade muscular, a resistência física e o equilíbrio.

Um bom exemplo é o caso de quem pratica corrida. Esse tipo de exercício exige do praticante uma boa coordenação, estabilidade e preparação para a sobrecarga que os movimentos repetitivos proporcionam.

Nesse caso, o Pilates para homens promove não apenas o reequilíbrio muscular, mas também o controle respiratório e o alinhamento articular.

Correção de postura e atenuação de dores na coluna

As dores nas costas podem ter diversas explicações, mas uma das mais recorrentes é a má postura. Além desses incômodos, a postura errada também pode gerar desvios, como a hipercifose e a hiperlordose.

Com o Pilates para homens, você evita esse tipo de problema por meio de reabilitação e de exercícios que atuarão diretamente na área.

O fortalecimento do core também será essencial para que você consiga manter a coluna ereta, evitando os problemas mencionados.

Combate ao estresse

O dia a dia agitado, repleto de afazeres e pressão sofrida no trabalho, pode causar estresse.

E até contra esse problema o Pilates para homens passa a ser recomendado, já que ele contribui para o controle da ansiedade e para o desenvolvimento da concentração.

A atividade também é responsável pela harmonia do corpo e pelo desenvolvimento do equilíbrio da mente.

Aumento da disposição e do desempenho sexual

Por trabalhar na região pélvica e contribuir com a flexibilidade do corpo, o Pilates ajuda a potencializar a disposição e o desempenho sexual, inclusive melhora o conhecimento do próprio corpo.

É importante lembrar que a prática dessa atividade física também libera endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar.

Conclusão

A falta de conhecimento em relação ao Pilates para homens está a cada dia menor, eles estão envolvidos no Método e utilizam os benefícios todos os dias em seus desafios.

Os benefícios são notórios e fazem a diferença no corpo do homem e podem sem dúvida trazer uma melhor qualidade de vida.

Depois de todos esses motivos você ficou convencido das vantagens do Pilates para homens? Se ainda tiver alguma dúvida sobre essa prática, deixe um comentário e conte para a gente qual é a sua questão. 
































SOLIDARIEDADE E PILATES | INSPIRE-SE COM O MÉTODO 

É instrutor de Pilates ou possui um studio? Contribua para a saúde da população após a quarentena. 

É praticante ou gostaria de conhecer mais o Método? Encontre um voluntário!