Posted in:

Uma reflexão sobre a saúde e o método Pilates

Uma reflexão sobre a saúde e o método Pilates
Gostou? Avalie!

A pergunta que dá título à este artigo surge de uma inquietação particular: o ser humano conseguiu evoluir, no que diz respeito as condições de saúde, nos últimos 300 anos? Talvez no final deste texto você veja de um outro prisma possíveis investimentos em aprimoramento, talvez você considere um aumento na dedicação do seu trabalho, e também um aumento do seu cuidado com seu cliente/aluno/paciente, ao perceber todas as mudanças que podem ocorrer com o método Pilates.

O homem é um ser social por natureza. Os seus padrões de comportamento que são habituais e aceitáveis nos seus grupos sociais são um processo de aprendizagem: ao ponto que ele é um membro de uma família, que desta forma faz parte de uma comunidade, e da própria sociedade em si. Este envolvimento com os padrões impostos começa na infância e perdura por toda a vida, fazendo com que as pessoas atuem, sintam e pensem de forma semelhante às demais com quem convivem.

Assim, como um ser de relações sociais, o homem está em permanente movimento, pois está sempre em transformação. Isso porque o seu mundo interno se alimenta dos conteúdos que vêm do mundo externo e então, como a relação do indivíduo com este mundo externo não cessa nunca, o homem está sempre fazendo esta filtragem e, portanto, sempre em movimento, e em processo de transformação.

 

Estilo de vida: saúde e método Pilates

O método Pilates ajuda com a má postura decorrente de uma rotina agitada
O método Pilates ajuda com a má postura decorrente de uma rotina agitada

O século que se iniciou, trouxe consigo um legado de permanências e rupturas dos séculos anteriores, e também por isso caracteriza-se como uma época de contradições: a ciência comemora os seus avanços ao mesmo tempo em que se teme o poder que se coloca nas mãos dos homens. A cada dia acredita-se ainda mais no potencial humano e em contrapartida nos sentimos impotentes face aos problemas que caberiam aos homens resolverem.

Da mesma maneira, o desenvolvimento científico e tecnológico tem sido considerado um marco para a sociedade contemporânea. A constante e acelerada ascensão do conhecimento, em um curto intervalo de tempo desde as novas descobertas até a sua aplicação em grande escala, tem transformado a vida das pessoas. Entretanto, não existem informações precisas a respeito de como esses avanços estão sendo recebidos no dia a dia das pessoas ou quanto eles tem sido essenciais no cotidiano das mesmas.

 

Joseph Pilates

Joseph Pilates criador do método Pilates
Joseph Pilates criador do método Pilates

Assim, em 1934, Joseph Pilates observava em sua obra intitulada “Your Health” – Sua Saúde – como as pessoas estavam distantes de sua condição normal e natural da saúde. O criador da Contrologia chamava a atenção para o estilo de vida em que as pessoas estavam inseridas: desde sua rotina até suas metas, passando por seus sonhos, desejos, cansaço, apatia e má postura, o que geravam condições de saúde desfavoráveis normalmente ocasionando diversos óbitos quando os profissionais estavam no auge de suas carreiras. Não era mera coincidência. Costuma-se dizer sobre indivíduos como Joseph que foram homens e mulheres muito à frente de seu tempo, pode-se dizer também que foram pessoas comprometidas com o meio em que viveram e então buscaram soluções para que todos pudessem ter uma melhor qualidade e consequentemente expectativa de vida.

Perceber a condição humana nada mais é do que olhar para o que está a sua volta e isso o visionário Joseph Pilates fez com excelência. Ele não precisou mergulhar em profundos estudos e desenvolver  teses para concluir que o estilo de vida moderno juntamente com a má postura e a respiração ineficiente geravam diversos problemas de saúde. Sua preocupação, ou pelo menos, sua inquietação com os cuidados com os quais as pessoas de sua época tinham com seus corpo e saúde lhe tornou pragmático e firme na defesa de seu método como uma ferramenta útil e eficaz para o desenvolvimento natural da saúde do corpo.

Uma rotina frenética, alimentação descontrolada e a pouca convivência com a família são algumas das características sociais que perduram desde a Revolução Industrial. Nesse momento, você leitor, pode estar se perguntando: “Mas onde ele quer chegar com toda essa história?”.

O legado do método Pilates não está restrito somente aos seus princípios: concentração, controle, precisão, respiração, centramento e fluidez de movimento. Seu legado não está somente na exigência da execução correta de seu método e de seus exercícios. Seu legado também está na interferência direta que cada indivíduo que trabalha e colabora na difusão dos seus ensinamentos tem em seu meio social.

 

Concluindo…

O método Pilates também ajuda no aumento da qualidade e expectativa de vida
O método Pilates também ajuda no aumento da qualidade e expectativa de vida

Perceber as pessoas sempre será a melhor maneira de interagir com elas, perceber as pessoas sempre será a melhor maneira de enxergar o que não está claro, ouvir o que não é dito e sentir o que não é palpável.

Sendo assim, difundir o método Pilates não é somente parafrasear, citar, executar seus exercícios. Difundir o método Pilates é construir possibilidades para que o maior número de pessoas possa ter uma experiência corporal completa, uma vivência corporal mais adequada e principalmente uma opção de reintegrar sua saúde. Por fim como anda sua percepção? Como anda suas relações interpessoais? Como anda suas relações profissionais? Como anda sua relação familiar? Como anda sua saúde?

Para saber mais sobre os benefícios do Pilates na terceira idade, acesse essa matéria!

Written by Rafael Marinho

Rafael Marinho

Fisioterapeuta formado pela Faculdade Santa Terezinha - CEST
Pós Graduação em Docência, Acumpuntura e Osteopatia. Formação em Pilates pela A&M e aperfeiçoamento no método com Alice Becker e Lolita San Miguel. Membro do Sindicato dos Fisioterapeutas do Maranhão.

3 posts

11 Comentários

Deixe um Comentário
  1. Texto perfeito!
    Eu tenho a oportunidade de ver o gigante potencial do Pilates na reintegração social do indivíduo que deixa de ser paciente e volta a ser uma pessoa saudável. Como trabalho com uma grande demanda de pacientes trauma-ortopédicos agudos, uso o Pilates normalmente para finalizar a reabilitação e encaminhá-los para atividade física de manutenção dos resultados. Então, vejo o paciente sentir sua vida normal de volta dentro do estúdio de Pilates. Com uma ressalva: a maioria dos meus pacientes são homens, militares, que sequer acreditavam que o Pilates “serviria” pra eles. Que alegria vê-los vibrar com o método como se treinamento físico militar fosse; vê-los agradecer ao método, porque à vida militar os reabilitou!
    Exatamente assim!

    • Obrigado Karla Bezerra! É exatamente isso temos uma excelente ferramenta nas mãos – o método Pilates – no entanto se não olharmos para os pacientes como seres humanos de nada valerá o nosso conhecimento técnico.
      Não por acaso Joseph dizia que seu método trabalha corpo, mente e espírito.

  2. O método Pilates vem sendo espandido cada dia mais, por ser constatado seus inúmeros benefícios. Pessoas que praticam esses exercícios sente- se cada vez melhor.

  3. Simplesmente fantástico!
    Sua conclusão final vem de encontro a todo queb penso e acredito,com uma visão holística do aluno/paciente!
    “Perceber as pessoas sempre será a melhor maneira de interagir com elas, perceber as pessoas sempre será a melhor maneira de enxergar o que não está claro, ouvir o que não é dito e sentir o que não é palpável.”

    Esse é o caminho!
    Brilhante!
    Parabéns!

  4. Texto muito bom.
    O método traz benéficos que vão além do corpo. Quando incorporei o pilates na minha vida meu corpo passou a me agradecer todos os dias.

  5. Texto muito bem escrito! Estou convicta de que começar o pilates é escolher uma vida saudável. Esse texto ampliou meu conhecimento sobre os benefícios do método. 👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *