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O comando verbal no Pilates foi criado para orientar e direcionar a atenção dos alunos nos pontos mais importantes para a execução técnica dos exercícios, evitando a demonstração e oferecendo uma orientação além do sentido visual.

Aplicar um bom comando verbal é uma habilidade que todo instrutor deve dominar, pois é a partir de uma boa condução verbal das aulas que o aluno desenvolve a consciência corporal, melhorando a ativação dos músculos e o posicionamento em cada exercício.

Para te auxiliar a praticar e elaborar um bom repertório de comandos, neste texto abordaremos os diferentes tipos de comando verbal no Pilates e entender como e quando devemos utilizar cada um deles para manter a aula fluida, estimulante e efetiva, tanto para o instrutor quanto para o aluno.

Se você está precisando desenvolver e aprimorar seu comando verbal, este artigo é para você. Acompanhe todos os tópicos, e boa leitura!

Como desenvolver um bom comando verbal no Pilates?

Para desenvolver um bom comando verbal no Pilates, primeiramente, o instrutor precisa saber que é preciso treinar e estudar, pois a prática faz com que surja o aperfeiçoamento e refinamento dessa habilidade.

Não adianta o profissional ter uma bela técnica de execução dos exercícios se ele não sabe conduzir o aluno durante a aula para que ele acione a musculatura correta e fique na melhor posição possível.

O instrutor que não sabe aplicar um bom comando verbal no Pilates se desgasta, porque ele terá que demonstrar todos os exercícios, e isso fisicamente e mentalmente é fatigante, além de quebrar o ritmo da aula.

Sabemos que acontecem algumas exceções, porque existem alunos que são cinestésicos, e o comando verbal não funciona, mas a grande maioria do público que pratica Pilates consegue se beneficiar do bom comando verbal.

Para que o instrutor use essa habilidade com eficácia, ele deve orientar o aluno a se concentrar na sua voz. E por sua vez, esse profissional deve saber o posicionamento, a biomecânica e a musculatura correta para cada postura, e assim orientar o praticante com as palavras certas. 

Praticar o comando verbal exige disciplina, estudo, paciência e esforço do profissional, pois muitas vezes, a adaptação do aluno, no início, não acontece de imediato, principalmente se ele não precisa de tanta concentração nas atividades do dia a dia.     

Tipos de comandos verbais no Pilates

Você sabia que há diferentes tipos de comandos verbais no Pilates? E conhecê-los pode te ajudar a praticar e aprimorar a habilidade. Existem comandos verbais de:

Posicionamento

Quando solicitamos uma postura ao aluno através do comando verbal, devemos ser extremamente claros, diretos e minuciosos também, para que ele entenda verdadeiramente o comando e a posição em que deve estar.

Exemplo: “Deite de barriga para cima, joelhos dobrados, braços ao longo do tronco e ombros longe das orelhas.”

Ação

Esse comando verbal é primordial para que o aluno ative a musculatura correta durante a execução e tenha o resultado almejado para aquele movimento seja alcançado. É importante saber a ordem correta de cada ação durante o exercício, para não confundir o aluno e garantir a fluidez do movimento.

Exemplo: “Levante o quadril, aperte o bumbum, umbigo pra dentro e para cima e aproxime as costelas.”

Antecipação

Quando queremos que o aluno faça uma sequência de exercícios em um mesmo decúbito, utilizamos a antecipação.

Exemplo: “Quando terminar esse exercício, permaneça na mesma postura para fazer o próximo.”

Correção

O comando verbal de correção é utilizado quando precisamos corrigir alguma postura, evitando que os músculos que não precisam ser ativados sejam solicitados.

Exemplo: “Mantenha os ombros longe das orelhas.”

Esses comandos funcionam como guias para uma melhor postura e execução, realizando o movimento com fluidez, evitando lesões. Mas há ainda os comandos de motivação e incentivo para o aluno.

Uma dica que eu passo para vocês é: evite a palavra “não”, pois os alunos lhe procuram para ter um reforço positivo, e quando o instrutor usa essa palavra isso não acontece. Por exemplo, em vez de falar “Não traga as orelhas perto dos ombros”, diga “Mantenha os ombros longe das orelhas.”

A linguagem que usamos com os nossos alunos reflete diretamente na maneira como ele responde durante a aula, na execução do movimento e nos resultados atingidos.

Se comumente utilizamos comando com palavras negativas teremos alunos sem bons resultados e desestimulados, sem engajamento e com resultado aquém do esperado. 

Por outro lado, usando estímulos assertivos e positivos os alunos se sentem seguros, estimulados e assim conseguimos alcançar bons resultados, mantendo a qualidade do atendimento e o próprio aluno é capaz de observar sua evolução. 

Esse tipo de comando também deve ser usado com equilíbrio para que sua autoridade permaneça na aula.

Conclusão

Tudo isso nos conduz a entender que, um assertivo e eficaz comando verbal no Pilates, faz com que o aluno adquira concentração e consciência corporal, além de que, para o instrutor torna a aula mais fluida e menos cansativa, mantendo a qualidade e os bons resultados.

Mas para isso o instrutor tem que se preparar e treinar muito bem essa habilidade para manter a autoridade e o controle da aula, isso é primordial principalmente quando se trata de aulas em grupo.

Referencias:

LARANJEIRAS, Thalyssa. Comando Verbal: Conduzindo seu aluno.

ANDREZZO,Gabriela. O poder do comando verbal!, 2020. Revista Pilates, São Paulo.

PILATES, Joseph Hubertus. A obra completa de Joseph Pilates: Sua saúde e o retorno à vida pela contrologia, 2010. São Paulo.


























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