A Ventosaterapia é utilizada no Oriente há centenas de anos e sua aplicação além de favorecer a limpeza corporal, atuando nas trocas gasosas eliminando assim a toxidade que afeta o organismo, regula o PH sanguíneo e traz um efeito reflexo quando aplicada nos pontos ou meridianos de Acupuntura.
Quer saber mais sobre essa técnica que tem ganhado o gosto das pessoas, principalmente dos atletas de alto-rendimento? Continue a ler este texto e aprenda mais sobre o assunto!
Como é a Ventosaterapia?
O tratamento por ventosa consiste em trazer as células doentes do sangue, do interior do corpo para a superfície, por fortes absorções, recuperando as células doentes.
Com o vácuo e a absorção na superfície do corpo, que abrem os vasos capilares e os poros, as toxinas são retiradas, ocorrem troca de gases, oxigenação do sangue, e a circulação sanguínea é ativada.
É basicamente uma técnica de sucção através de uma campânula de vidro que produz um vácuo de determinadas regiões do corpo.
A Ventosaterapia é utilizada frequentemente para tratar tanto lesões atléticas agudas quanto crônicas. Condições musculoesqueléticas têm provado ser uma das principais razões pelas quais os pacientes se voltam para acupuntura.
A validade dos benefícios da Ventosaterapia e acupuntura estão começando a ser analisada em diversos estudos, tenho utilizado muito com meus pacientes e obtenho grandes resultados.
Quais os principais benefícios Ventosaterapia?
A Ventosaterapia é indicado para eliminar dores causadas pela tensão muscular e dores nas articulações. Ou seja, uma ótima aliada do Método Pilates quanto à reabilitação dessas.
Seus benefícios incluem:
- Aumento da circulação sanguínea local;
- Eliminação de contrações musculares e pontos gatilho;
- Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
- Aumento da produção de líquido sinovial;
- Relaxamento do corpo.
As ventosas podem ser utilizadas em associação com outras terapias reforçando a efetividade destas, como:
- Acupuntura;
- Moxabustão;
- Alimentação Natural;
- Exercícios Físicos;
- Pilates;
A Ventosaterapia é um tipo de terapia não-invasiva e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades.
Como é uma sessão de Ventosaterapia?
Cada sessão dura cerca de 30 minutos. O ambiente terapêutico é especialmente preparado com uma música suave e aromaterapia.
Tecnicamente, a Ventosaterapia nada mais é que uma forma de acupuntura, em que um líquido inflamável é aceso dentro de copos redondos de vidro.
Conforme o fogo vai se apagando, o ar dentro do copo vai se esvaziando, criando um vácuo. Por conta do vácuo, as pressões interna e externa tornam-se diferentes gerando uma força de sucção que estimula o fluxo sanguíneo.
Precauções importantes
Para que o tratamento de ventosa seja bem sucedido, é necessário orientar o paciente para que ele, em parceria com o tratamento, controle a alimentação, beba bastante água, visando auxiliar na fabricação de sangue com qualidade.
Uma aplicação não deve ser realizada em um intervalo de tempo muito distante da outra para não se perder o efeito do tratamento.
Contra-indicações
Entre as contra-indicações da Ventosaterapia estão casos de:
- Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
- Varizes;
- Feridas;
- Febre;
- Fratura no local a ser tratado.
Além disso, grávidas devem evitar o procedimento, assim como pessoas com pressão alta descontrolada.
Concluindo…
A Ventosaterapia é uma ótima aliada do Pilates, principalmente após as sessões do método, pois podem potencializar os resultados. Ela pode ser praticada por todas as idades, assim como o Pilates, e tem ganhado a preferência de atletas de alto-rendimento.
Além de contribuir para a melhora da circulação sanguínea no corpo, a Ventosaterapia contribuí para o fortalecimento dos vasos sanguíneos.
Ótimos esclarecimentos sobre ventosaterapia