Você sabe qual é o ponto crucial do seu atendimento que determina o sucesso ou não de suas aulas? Se respondeu “avaliação” está completamente certo, parabéns! Sem uma avaliação perfeita ou perto disso dificilmente conseguimos recomendar os exercícios corretos.
É nessa etapa da aula que conseguimos determinar o que precisa ser trabalhado, como e em qual ordem. Deixar uma avaliação mal feita é o mesmo que pedir para que suas aulas deem errado e rendam poucos resultados. A longo prazo você terá um aluno pouco satisfeito e pronto para te deixar e buscar outro profissional.
Calma, erros na avaliação acontecem, mas é possível prevenir quase todos eles. Para isso preparamos 5 passos básicos que te ajudarão a realizar a avaliação perfeita. Vamos começar? Continue lendo para aprender ainda mais.
5 passos para uma avaliação perfeita
1. Avalie em segredo
O que queremos dizer é, nada de falar para o aluno “hoje eu vou te avaliar” assim que ele entrar na aula. O melhor é avaliar sem avisar o aluno, pelo menos enquanto fazemos a avaliação de seus movimentos funcionais. Quando falamos em avaliar a ideia que vem na cabeça é de prova como aquelas que tínhamos na escola e na faculdade. Isso quer dizer que a pessoa fica com medo de falhar e conscientemente corrigirá seus movimentos.
Porém no momento da avaliação queremos ver as falhas claramente. Por isso nossa recomendação é usar o “segredo” a seu favor. É claro que depois de terminar você pode e deve falar os resultados para a pessoa.
2. Use movimentos
A avaliação estática faz parte da avaliação e conseguimos tirar diversas informações úteis dela. O que não quer dizer que ela consegue substituir a avaliação utilizando exercícios. É através do movimento, em especial os funcionais, que conseguimos descobrir a situação do aluno.
Sempre tente usar movimentos similares àqueles usados no dia a dia do aluno, incluindo de modalidades esportivas que ele pratique.
3. Use testes
Digamos que você separou um exercício específico para avaliar a mobilidade do ombro da pessoa e identificou que ela está um pouco limitada. Não é possível ter certeza desse resultado só com um exercício, lembre-se de adicionar exercícios adicionais para confirmar suas informações e ter resultados mais confiáveis.
4. Dê os resultados após avaliar
Esse é um problema frequente: o instrutor começa a avaliação e vai indicando cada um dos problemas do aluno para ele enquanto a realiza. Alguma hora o aluno precisará ser corrigido e saber dos seus desequilíbrios e compensações, mas se fizermos isso na hora errada acabamos diminuindo seu rendimento.
Evite dar resultados durante a avaliação. Você terá a oportunidade de corrigi-lo o quanto quiser nas aulas posteriores, que inclusive devem servir para consertar os pontos mais urgentes identificados.
5. Repita a avaliação
De nada adianta avaliar o aluno no começo do ano e ir evoluindo ser realizar avaliações para seu acompanhamento.
“Como saber quando avaliar meu aluno?”
Essa é uma questão muito comum e a resposta é simples, sempre que você, o instrutor, achar necessário. O ideal é fazer isso antes de evoluir o aluno para ter certeza que ele está preparado para exercícios mais avançados. Também usamos a avaliação como uma maneira de mostrar resultados para o aluno e mantê-lo satisfeito com o programa de treinamento.
Conclusão
Quando o assunto é algo tão importante quanto a avaliação devemos tomar todo o cuidado possível para realizá-la de maneira perfeita. Portanto lembre de seguir esses 5 passos que te ajudarão a melhorar a avaliação e ainda oferecer melhores resultados para todos seus alunos.
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