Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Cada vez mais estamos buscando um estilo de vida mais ativo e saudável, não é mesmo? Consequentemente, isso aumenta o número de pessoas que buscam a prática regular de exercício físico que traga exatamente os benefícios que cada pessoa busca.

Diante disso, temos o Método Pilates, que tem se tornado popular devido os variados benefícios que a sua prática proporciona. Benefícios esses como a melhora na postura, alívio de dores, fortalecimento e tonificação muscular, melhora da flexibilidade. 

Além dos benefícios para o equilíbrio, coordenação motora e para a consciência e percepção do movimento, dentre outros.

O Método passou a ser recomendado por profissionais da saúde como médicos, fisioterapeutas e psicólogos, o que aumentou ainda mais o conhecimento e a adesão ao Pilates pelas pessoas.

Porém, o Pilates traz com ele vários equipamentos e utensílios que complementam a técnica e ajudam a melhorar a eficácia dos exercícios. Mas você conhece cada um dos acessórios de Pilates?

O que vamos te explicar aqui hoje é quais são os acessórios de Pilates mais utilizados, suas funções e dicas de exercícios para serem realizados com eles. Confira!

Principais Acessórios de Pilates

Bola Suiça ou Fitball

A bola suíça é um acessório amplamente conhecido e utilizado nas academias, studios de Pilates, clínicas de fisioterapia, entre outros.

É produzida em material resistente e macio e possui diversas indicações de tamanhos. Os tamanhos mais comuns são:

  • ·        55 cm de diâmetro para pessoas de 1,50m até 1,60m de altura;
  • ·        65 cm de diâmetro para pessoas de 1,60m até 1,70m;
  • ·        75 cm de diâmetro que é indicado para pessoas com 1,70m até 1,85m de altura.

Os exercícios de Pilates na bola suíça são muito variados e atendem a diversos objetivos.

Podendo ser utilizados para o aquecimento geral no início da aula, para a mobilização articular, ganho de amplitude de movimento, alongamento e fortalecimento muscular e também, auxiliar muito no estímulo ao equilíbrio e propriocepção.  

E além de tudo isso, ainda proporciona uma sensação de bem estar e conforto aos praticantes.

 Magic circle

É um acessório clássico criado por Joseph Pilates, produzido em metal flexível, revestido por borracha.

É indispensável nas aulas de Mat Pilates, permitindo a adaptação de diversos exercícios do Método e tornando a aula mais desafiadora e lúdica.

Rolo

Confeccionado em material de espuma de alta densidade ou EVA, possui várias utilidades como incrementar os exercícios de alongamento e fortalecimento.

Além de promover instabilidade auxiliando na ativação dos músculos do Power house, servir de instrumento para automassagem e liberação miofascial.

Toning balls

São pequenas bolas que se ajustam de forma confortável na palma das mãos, com peso que pode variar de 0,5 kg a 6 kg, produzidas com um material emborrachado e preenchidas com areia.

Servem como forma de aumentar a intensidade e desafio dos exercícios e podem ser utilizadas não somente nas mãos para o trabalho de fortalecimento de membros superiores, mas também entre os joelhos ou tornozelos, para aumentar a resistência em exercícios de membros inferiores, ou sob os pés gerando instabilidade ao exercício.

Faixas elásticas

As faixas elásticas são acessórios de Pilates muito utilizados na prática.

Possuem diversas intensidades de resistência que são classificadas por suas diferentes cores e podem ser utilizadas para exercícios de alongamento e fortalecimento muscular de membros superiores, inferiores e de tronco. 

Também podem auxiliar na execução de exercícios para alunos iniciantes.

Bosu

O Bosu é um acessório que foi criado nos Estados Unidos no ano de 1999 e seu nome significa “Both Sides Up” (ambos os lados para cima), ou seja, pode ser utilizado tanto na parte plana como na oval.

É como uma meia bola inflável com uma plataforma rígida de plástico ou borracha.

A sua utilização nas aulas de Pilates traz benefícios para a coordenação motora, equilíbrio, consciência corporal, fortalecimento muscular e alongamento, além de ser mais uma opção de acessório para incrementar as aulas e sair da monotonia.

Disco inflável

É um acessório que pode ser utilizado para o treino de equilíbrio, propriocepção, coordenação motora e fortalecimento muscular, proporciona conforto na sua utilização, além de aumentar as possibilidades e variedade de exercícios. 

Além desses acessórios de Pilates, existem muitos outros que podem ser utilizados, como a overball, halteres, caneleiras, minibands, meia lua, entre outros.

Dicas de exercícios com acessórios de Pilates

Agora vamos conhecer alguns dos principais exercícios de Mat Pilates com acessórios:

Shoulder Bridge com Tonning Balls

Objetivo: mobilizar a coluna lombar e fortalecer os músculos: glúteo máximo e médio.

Posição Inicial: em decúbito dorsal, com os pés apoiados sobre as Tonning Balls, quadris e joelhos flexionados e membros superiores em posição ortostática.

Ação: Inspire na posição inicial e expire realizando a extensão do quadril até a posição neutra. Inspire novamente estendendo o joelho de uma das pernas e flexionando o quadril até 90 graus.

Mantenha o pé em flexão plantar. Expire realizando a flexão dorsal do mesmo pé, estendendo o quadril e flexionando o joelho de volta à posição anterior. Repita para o segmento contralateral.

Variação: Apoie as mãos nas cristas ilíacas ântero superiores e realize o movimento de membros inferiores com o joelho flexionado a 90 graus

The Hundred com Faixa Elástica

Objetivo: fortalecer os músculos: transverso abdominal, reto abdominal, oblíquos e reto femoral.

Posição Inicial: em decúbito dorsal, quadris fletidos a 90 graus e joelhos estendidos. Mantenha uma flexão da coluna cervical e torácica.

A faixa elástica deve estar apoiada sobre a planta dos pés tendo suas extremidades fixas nas mãos.

Ação: Inspire preparando o movimento e expire levando os membros inferiores até 45 graus de flexão de quadril.

Inspire alternando movimentos curtos de flexão e extensão de ombros 5 vezes, expire também em 5 movimentos dos ombros. Inspire retornando à posição inicial.

Variação: o exercício tem vários níveis de dificuldade e pode ser realizado com o uso de diversos acessórios de Pilates, como as toning balls, magic circle, faixas elásticas e fitballs.

No nível inicial, mantenha os joelhos flexionados com os pés no solo, depois evolua mantendo os joelhos flexionados, mas com os pés sobre a Fitball.

Em um nível intermediário realize com a extensão de uma perna e a outra flexionada com o pé tocando o solo.

E no nível avançado realize com os quadris e joelhos em extensão a 45°, podendo acrescentar o magic circle entre os tornozelos ou por fora deles.

 Saw com Fitball

Objetivo: alongar adutores da coxa e isquiotibiais, fortalecer músculos extensores da coluna e membros superiores em isometria, trabalhar com o controle e ativação dos músculos oblíquos do abdome.

Posição Inicial: sentado sobre a Fitball, com a coluna neutra, os joelhos estendidos e quadris abduzidos na largura da pelve. Mantenha os ombros abduzidos com cotovelos estendidos e pés apoiados no solo.

Ação: inspire e realize a rotação da coluna para a direita. Expire flexionando a coluna à frente tentando alcançar os dedos dos pés com a mão esquerda. Inspire para preparar o movimento e expire retornando à posição inicial. Repetir para o os dois lados

Roll Over com Magic Circle

Objetivo: fortalecer músculos abdominais e músculos abdutores da coxa, trabalhar a estabilidade e controle de tronco, alongar cadeia posterior e membros superiores.

Posição inicial: em decúbito dorsal, manter os quadris abduzidos e fletidos a 90 graus com os pés passando por dentro do Magic circle, posicionado acima dos maléolos. Os membros superiores devem estar ao longo do corpo.

Ação: inspire antes de iniciar o movimento e expire realizando a flexão da coluna lombar e torácica até estar com o apoio sobre as escápulas. Inspire e mantenha a posição e expire realizando a extensão da coluna torácica e lombar, até retornar na posição inicial.

Variação: para dificultar o exercício pode-se associar uma pressão no magic circle em adução, durante a fase concêntrica do movimento.

Side Kick adaptado com Disco Inflável e Fitball

Objetivo: fortalecimento de quadríceps, estabilização de tronco e treino de equilíbrio sentado.

Posição inicial: sentado sobre a Fitball com o pé direito sobre o disco inflável e o pé esquerdo no solo. Flexão de 90° de ombros com cotovelos estendidos.

Ação: inspire e na expiração realize a extensão do joelho esquerdo, inspire e mantenha posição, expire e retorne. Repita o exercícios com o pé esquerdo no disco.

Swan dive com Tonning Balls

Objetivo: mobilizar a coluna, ativar cadeia posterior, fortalecer os músculos serrátil anterior e trapézio ascendente.

Posição Inicial: em decúbito ventral, cotovelos flexionados e ombros abduzidos, apoie as mãos no solo, ao lado do rosto sobre as Tonning Balls.

Ação: inspire na posição e expire realizando a extensão dos cotovelos e concomitantemente com a extensão da coluna. Inspire retornando à posição inicial.

Conclusão

Os acessórios de Pilates utilizados nas aulas possuem a função tanto de auxiliar os alunos iniciantes na realização dos exercícios como também de desafiar e aumentar a dificuldade para os alunos em um nível intermediário ou avançado.

Além de tornarem as aulas mais dinâmicas, desafiadoras e proporcionar variados estímulos aos alunos.

Hoje em dia existe uma variedade enorme de acessórios de Pilates que podem ser utilizados, permitindo sempre inovar nas aulas e manter os alunos engajados.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.