Você sabia que o Pilates pode ajudar a dormir melhor? É isso mesmo! Além de proporcionar vários outros benefícios, como fortalecimento muscular, melhora na disposição e na consciência corporal, o Método também melhora, e muito, as noites de sono.
Quantas vezes você se sentiu sem disposição, com mau humor e falta de concentração depois de uma noite ruim?
Pois é, uma noite de sono ruim pode acarretar muitos problemas de saúde, falta de ânimo e motivação nas tarefas, prejuízo na coordenação motora, diminuição na concentração e alteração de humor, comprometendo a qualidade de vida e diminuindo a produtividade no trabalho.
Por isso, na matéria de hoje, vamos compreender a relação entre Pilates e Insônia e ver como o Método pode ser uma ótima solução para proporcionar noites de sono mais longas e tranquilas. Vamos lá?
O que é Insônia?
A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de adormecer ou permanecer dormindo a noite toda.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sono é um dos pilares da qualidade de vida, sendo portanto, imprescindível para o bem-estar das pessoas. O órgão estima ainda, que cerca de 40% da população sofre de insônia ou algum tipo de distúrbio do sono.
As principais causas da insônia
Normalmente, a insônia é causada por distúrbios secundários (outros motivos), sendo eles:
- Doenças ou uso indevido de medicação;
- Estresse;
- Ansiedade;
- Má alimentação, bebidas e uso de substâncias específicas;
- Transtornos psiquiátricos;
- Gravidez;
- Menopausa e terceira idade.
Ou seja, as principais causas estão relacionadas a maus hábitos, fatores biológicos ou modificações fisiológicas do organismo.
Entretanto, a insônia também pode ser um problema do cérebro ser incapaz de não ficar acordado, isto é, possuir um ciclo de sono. Geralmente, em ciclos normais, o despertar é quando um está ligado e o outro é desligado; porém, em casos de insônia, há uma falha em algum ponto desse ciclo.
Existem ainda algumas doenças bem comuns que podem provocar a insônia:
- Alergias nasais (sinusite ou rinite);
- Problemas gastrointestinais;
- Problemas endócrinos;
- Artrite;
- Asma;
- Patologias crônicas e neurológicas.
Qual a relação entre Pilates e Insônia?
A relação entre Pilates e Insônia é bem clara: o Método é uma ferramenta eficaz para distúrbios do sono por ser considerado um tratamento físico e mental que, através de seus princípios, proporciona sensação de tranquilidade, bem-estar e consciência corporal.
Além disso, a modalidade trabalha com exercícios os quais a sobrecarga é aumentada gradativamente até um nível ideal, propiciando melhor relaxamento e também diminui a ansiedade por conta da capacidade respiratória.
A técnica respiratória realizada durante os exercícios faz com que o aluno mobilize conscientemente a região do diafragmática, melhorando sua condição energética, a respiração profunda e reduzindo tensões musculares.
Assim, com a prática o corpo se torna mais forte e a sensação de cansaço provocada pelas noites de insônia vão diminuindo. E como a atividade está inteiramente conectada à mente, faz-se capaz de relaxar e induzir a liberação de neurotransmissores relacionados ao relaxamento e também ao sono.
Conclusão
E aí, conseguiu compreender a conexão existente entre Pilates e Insônia?
Como já é de nosso conhecimento, o Método Pilates possui inúmeros benefícios para todo o corpo, contudo, é importante que o aluno esteja sempre atento aos problemas causados pela falta de qualidade do sono.
Se você conhece alguém que sofre com a temida insônia, não hesite em recomendar a prática do Método, pois sem dúvida alguma, ele proporcionará melhora de todos os sintomas e garantirá gradativamente a qualidade de vida.