Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você sabia que o Pilates pode ajudar a dormir melhor? É isso mesmo! Além de proporcionar vários outros benefícios, como fortalecimento muscular, melhora na disposição e na consciência corporal, o Método também melhora, e muito, as noites de sono.

Quantas vezes você se sentiu sem disposição, com mau humor e falta de concentração depois de uma noite ruim? 

Pois é, uma noite de sono ruim pode acarretar muitos problemas de saúde, falta de ânimo e motivação nas tarefas, prejuízo na coordenação motora, diminuição na concentração e alteração de humor, comprometendo a qualidade de vida e diminuindo a produtividade no trabalho.

Por isso, na matéria de hoje, vamos compreender a relação entre Pilates e Insônia e ver como o Método pode ser uma ótima solução para proporcionar noites de sono mais longas e tranquilas. Vamos lá?

O que é Insônia?

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de adormecer ou permanecer dormindo a noite toda. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sono é um dos pilares da qualidade de vida, sendo portanto, imprescindível para o bem-estar das pessoas. O órgão estima ainda, que cerca de 40% da população sofre de insônia ou algum tipo de distúrbio do sono.

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"62516": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 62516 ": {" val ":" rgb (19, 114, 211) "," hsl ": {" h ": 210," s ": 0,83," l ": 0,45}}}," gradientes ": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
ENCONTRE UM STUDIO VOLL

As principais causas da insônia

Normalmente, a insônia é causada por distúrbios secundários (outros motivos), sendo eles:

  • Doenças ou uso indevido de medicação;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Má alimentação, bebidas e uso de substâncias específicas;
  • Transtornos psiquiátricos;
  • Gravidez;
  • Menopausa e terceira idade.

Ou seja, as principais causas estão relacionadas a maus hábitos, fatores biológicos ou modificações fisiológicas do organismo. 

Entretanto, a insônia também pode ser um problema do cérebro ser incapaz de não ficar acordado, isto é, possuir um ciclo de sono. Geralmente, em ciclos normais, o despertar é quando um está ligado e o outro é desligado; porém, em casos de insônia, há uma falha em algum ponto desse ciclo.

Existem ainda algumas doenças bem comuns que podem provocar a insônia:

  • Alergias nasais (sinusite ou rinite);
  • Problemas gastrointestinais;
  • Problemas endócrinos;
  • Artrite;
  • Asma;
  • Patologias crônicas e neurológicas.

Qual a relação entre Pilates e Insônia?

A relação entre Pilates e Insônia é bem clara: o Método é uma ferramenta eficaz para distúrbios do sono por ser considerado um tratamento físico e mental que, através de seus princípios, proporciona sensação de tranquilidade, bem-estar e consciência corporal.

Além disso, a modalidade trabalha com exercícios os quais a sobrecarga é aumentada gradativamente até um nível ideal, propiciando melhor relaxamento e também diminui a ansiedade por conta da capacidade respiratória. 

A técnica respiratória realizada durante os exercícios faz com que o aluno mobilize conscientemente a região do diafragmática, melhorando sua condição energética, a respiração profunda e reduzindo tensões musculares.

Assim, com a prática o corpo se torna mais forte e a sensação de cansaço provocada pelas noites de insônia vão diminuindo. E como a atividade está inteiramente conectada à mente, faz-se capaz de relaxar e induzir a liberação de neurotransmissores relacionados ao relaxamento e também ao sono.

Conclusão

E aí, conseguiu compreender a conexão existente entre Pilates e Insônia?

Como já é de nosso conhecimento, o  Método Pilates possui inúmeros benefícios para todo o corpo, contudo, é importante que o aluno esteja sempre atento aos problemas causados pela falta de qualidade do sono. 

Se você conhece alguém que sofre com a temida insônia, não hesite em recomendar a prática do Método, pois sem dúvida alguma, ele proporcionará melhora de todos os sintomas e garantirá gradativamente a qualidade de vida.