Você sabia que a cada 5 crianças, uma sofre de sobrepeso ou obesidade infantil no Brasil? E o principal vilão dessas estatísticas é o sedentarismo.
O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019), coordenado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), indica ainda que um quinto das crianças, cerca de 18% de até 5 anos, está em uma zona de risco de sobrepeso.
O Ministério da Saúde estima que 6,4 milhões desse público esteja próximo à obesidade infantil, o que é preocupante.
Para que esses números sejam reduzidos, manter uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física são fatores fundamentais, especialmente em um momento em que os pequenos estão mais predispostos a trocar as brincadeiras presenciais por virtuais.
Sou Luana Bernardo, treinadora do Grupo VOLL e especialista em Pilates com crianças e, no texto de hoje, quero te oferecer essa possibilidade de atividade divertida para combater a obesidade infantil de forma natural e prazerosa.
Continue a leitura para entender mais sobre o tema!
Os malefícios da obesidade infantil no mundo atual
Atualmente a obesidade infantil é um dos problemas que mais preocupam a OMS. O seu estudo mais recente apontou que aproximadamente 124 milhões de crianças e adolescentes estão obesos ao redor do mundo.
Já no Brasil, os dados apontam que 12% dos meninos e 9% das meninas estão com obesidade.
O Ministério estima ainda que cerca de 6,5 milhões de crianças estão com sobrepeso, sendo que metade disso pode ter atingido a obesidade infantil ainda no período da pandemia, em meados de 2019.
Por que o Pilates Kids ajuda a combater a obesidade infantil?
O Pilates Kids é uma atividade que você vai encontrar com especialistas, na área do Pilates, dentro dos Studios ou até mesmo em academias e escolas. Tudo vai depender da abordagem de cada instituição.
O sobrepeso na infância pode acarretar inúmeros desvios posturais, como retificação lombar, anteriorização de cabeça, joelhos valgos e pés planos, por exemplo.
Quanto maior o grau de obesidade, mais compensações essa criança passará a ter na sua postura como um todo. Logo, avaliar de forma precoce e interferir com uma prática voltada a fortalecimento de músculos profundos contribui, e muito, para um bom desenvolvimento motor infantil.
E não, o Pilates Kids não trabalha somente alongamento, parecido com o que muitas pessoas pensam. Esta aplicabilidade do Método com crianças auxilia no fortalecimento, alinhamento postural, ajuda em desvios posturais, além de, claro, trabalhar a resistência muscular.
Todos esses resultados, associados a uma boa alimentação, contribuem para o processo de emagrecimento na infância.
Dependendo de como for a condução desse treinamento do Pilates para crianças, você vai perceber que esse público vai se tornar cada vez mais disposto para as atividades corriqueiras, tanto nas escolas quanto fora do ambiente escolar.
Para resultados 100% eficazes, iniciar a prática a partir dos 6 anos de idade é o ideal. Não que crianças mais novas não possam incluir a modalidade em suas rotinas, porém o ritmo de treinamento do Pilates responde bem melhor a partir da segunda infância.
Conclusão
Você já percebeu que os benefícios do Pilates Kids vão além da estética, né? Isso porque o Método incentiva a criança na prática de exercícios físicos, auxilia a manter a postura e também previne doenças e lesões nas artérias.
E aí, você já atende crianças com obesidade infantil? Tem bons resultados no seu espaço? Quer aprender mais sobre este tema e aprimorar o conhecimento a respeito do Pilates Kids?
Pensando nessa possibilidade, o Grupo VOLL disponibiliza o curso para que você aprenda como atender esse público em Studios de Pilates, em atendimentos personalizados e também em escolas como matérias extracurriculares.
Ficou interessado? Clique aqui e tenha acesso exclusivo!