Junte-se a mais de 200.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O Pilates Kids é um novo segmento dentro da Contrologia que permite aos profissionais da área ampliar seu leque de atendimentos dentro e fora dos Studios. 

Tendo como peça chave em seu conceito um trabalho corporal de qualidade, os exercícios de Pilates Kids vêm para complementar as atividades habituais do cotidiano da infância. A partir de sua aplicação as crianças terão a oportunidade de um crescimento saudável, sem compensações.

Dentro dos estúdios seu atendimento poderá ser realizado de forma personalizada com treinamentos nos aparelhos e no solo com atendimentos, de preferência, em pequenos grupos. Já em ambientes externos como academias, clubes e escolas, os profissionais deverão se adequar aos atendimentos em grandes grupos.

Quer saber mais sobre esse segmento infantil? Então continue lendo esta matéria e aprenda como o Método pode colaborar para o desenvolvimento das crianças e os principais exercícios de Pilates Kids que devem ser inseridos nas aulas. 

Pilates no desenvolvimento infantil

O Método Pilates no crescimento infantil age de forma benéfica nos aspectos motores, cognitivos e sociais. A atividade física é de suma importância no desenvolvimento para auxiliar também no ganho de autoestima, autoconfiança e autoconhecimento. A tomada de decisão, cooperação e interação social são constantemente desenvolvidas dentro do Método.

O leque vasto de exercícios criados pelo mestre Joseph Pilates não apresenta impacto e tão pouco sobrecarga, aspectos importantes dentro dos treinamentos com crianças. 

Neste contexto, conseguimos agregar também exercícios com conceitos do treinamentos funcionais, suspensos e acrobáticos, bases essas que contribuem para a evolução de outras experiências motoras de forma complementar ao Método.

É sabido que durante a fase de crescimento o sistema musculoesquelético passa por diversas alterações, que por vezes apresentam desconfortos e dores. Este desenvolvimento sendo acompanhado por exercícios de Pilates Kids de baixo impacto e flexibilidade evolui-se gradativamente de forma saudável, sem compensações. 

A atividades físicas na infância aprimoram também o equilíbrio, coordenação motora e propriocepção, habilidades motoras essenciais no bom desenvolvimento infantil.

Todas as experiências motoras são essenciais para o crescimento infantil, mas a prática da Contrologia desenvolve também o alinhamento axial, melhorando a postura, consciência corporal e respiração correta.

O desenvolvimento do Método não pode ser descaracterizado da essência da Contrologia, mas deve ser transformado. O profissional que atuar com o Pilates Kids precisa compreender a responsabilidade de lidar com a transformação de um ser por completo, logo, não se desenvolve atividades com crianças sem a presença do lúdico.

Mas como inserir o lúdico dentro de uma metodologia tão complexa e com pilares tão precisos?

Este é um desafio constante dentro desse segmento, mas não é impossível! 

A atuação do Pilates para crianças exige do profissional a criação de dinâmicas, combinações e associação de acessórios presentes dentro da rotina infantil. Bolas, arcos, cordas, balões, são exemplos de acessórios que estão ao alcance de todos e podem perfeitamente ser aliados às posições clássicas.

Veja abaixo a lista dos principais exercícios de Pilates Kids que devem ser inseridos em aulas com a criançada. Confira!

8 principais exercícios de Pilates Kids

Dentro de qualquer acompanhamento, a distribuição de exercícios e elaboração dos planos de aula são particulares para cada objetivo almejado. 

Porém, para se ter uma orientação de por onde começar, siga essa regra base: todos os exercícios que não apresentem posições com cargas de molas elevadas, com intuito de treinos de fortalecimento de alta intensidade, podem ser agregadas aos treinos do Pilates Kids.

A seguir sugiro alguns  exercícios de Pilates Kids clássicos do Mat Pilates. Lembrando que é necessário respeitar as restrições e particulares de cada aluno e sua evolução. 

O Pilates Kids pode surgir na vida dessa criança como um treinamento complementar de condicionamento físico, como um treinamento preventivo e também como uma opção de tratamento. Logo, associe aos seus blocos de treino e periodização todos os movimentos que vão contribuir com a busca desejada.

1. The Hundred 

Exercicios-de-Pilates-Kids-TheHundred

Clássico essencial dentro da metodologia, o The Hundred fortalece todo o grupo muscular abdominal, flexores profundos do pescoço e flexores do quadril. 

Sua técnica Clássica exige muita coordenação de movimentos associada a respiração, o que se torna um grande desafio para as crianças. 

Desenvolva sua evolução aos poucos e associe opções com acessórios, como por exemplo, manter uma bola entre as pernas. Assim cria-se uma “obrigação” e meta extra ao movimento, prendendo a atenção da criança.

2. Teaser

Este Clássico é uma referência dentro da metodologia. Além de seus benefícios, realizar treinamentos do Pilates sem desenvolver o Teaser perde-se grande parte da sua essência. 

Este exercício trabalha de forma global, fortalecendo os flexores do corpo (abdominais, flexores do quadril e do pescoço), além de aprimorar o equilíbrio estático.

3. Swan

Exercicios-de-Pilates-Kids-Swan

O Cisne é um movimento importante para o fortalecimento dos extensores das costas, isquiotibiais e glúteos. Melhora o alongamento dos peitorais, abdômen e flexores do quadril. 

A evolução dessa base parte para o Swan Dive, posição desafiadora e divertida para as crianças.

4. Swimming

O nado é um trabalho de fortalecimento de paravertebrais e coordenação motora desafiador devido aos movimentos dos membros serem associados a respiração lenta. 

Com crianças, sua evolução deve ser gradativa, fracionando o movimento através da evolução do movimento rápido somente dos braços, posteriormente pernas, e por fim os dois juntos. Seu nome também é sugestivo para brincadeiras e figuras associativas.

5. Saw

Exercicios-de-Pilates-Kids-Saw

A Serra auxilia no treino de rotação da coluna. Também indicado nos tratamentos de escoliose, tem como foco o alongamento dos isquiotibiais e dos adutores. 

Desenvolve o fortalecimento dos extensores das costas e melhora o controle dos músculos Oblíquos do Abdômen. Lembrando que os exercícios de alongamento em geral são de extrema importância dentro do treinamento do Pilates para crianças.

6. Single Leg Stretch

Clássico importante para o desenvolvimento da coordenação de movimento em cadeia lateral cruzada. 

Esta base auxilia também no tratamento de crianças com escoliose. Tem como foco muscular os isquiotibiais, glúteos, latíssimo do dorso, músculos abdominais, quadrado lombar, flexores profundos do pescoço e estabilizadores da escápula.

7. Roll Over

Os exercícios de rolamento são divertidos e desafiadores na infância, sua amplitude de movimento proporciona aos pequenos a oportunidade de desenvolver o autocontrole do seu corpo e sua de mente de forma integrada. 

Este clássico fortalece iliopsoas, reto do abdômen, oblíquos, flexores e extensores do ombro. Melhora a mobilidade e flexibilidade da coluna e da cadeia posterior. 

Contribui para a compreensão, resistência e evolução para outras posições importantes de desenvolvimento no Pilates como The Scissors, The Bicycle, que são bases divertidas que também proporcionam um ganho de habilidades motoras relevantes na infância.

8. Shoulder bridge

Base importante para o ganho de consciência, principalmente da região da coluna, se associado corretamente com a contração de Power House e Respiração. Através do seu fortalecimento, inicia-se a evolução do movimento acrobático completo da Ponte sobre as mãos.

Conclusão

Para tornar os exercícios de Pilates Kids mais lúdicos e atrativos para as crianças, associe ao máximo movimentos naturais em formatos de circuitos, treinos por tempo e com domínio no comando verbal do instrutor. 

Associar a execução das bases mesclando corridas, saltos e movimentos acrobáticos, por exemplo, cativam a atenção da criança e estimulam habilidades motoras diversas de forma ainda mais completa.

A prática do Pilates na infância proporciona as novas gerações a oportunidade de adquirem hábitos saudáveis, que refletirão por toda sua vida adulta.

Quer aprender como trabalhar com crianças de forma eficaz e divertida? Então clique aqui e baixe GRATUITAMENTE o livro digital (e-book) sobre Pilates Kids.

 

Referências:

MASSEY P. Pilates. Uma Abordagem anatômica. Primeira edição. Barueri, SP. Editora Manole 2012.

PILATES Joseph H. A Obra completa de Joseph Pilates. Sua saúde e O retorno à vida pela contrologia, Coautoria de William John Miller; Tradução Cecilia Panelli. Primeira Edição Brasileira. São Paulo. Editora Phorte. 2010.

RUAS C V, BROWN L L, PINTO R S. Treinamento de força para crianças e adolescentes: adaptações, riscos e linhas de orientação. Brazilian Journal of Motor Behavior. Porto Alegre. 2014. Disponível em: <https:/cienciadotreinamento.com.br/>. Acesso em: 03/10/2019.