Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Já conversou com alguém que você percebia que não estava atento ao que você falava? Podemos concordar que isso é péssimo, não é verdade? Ninguém quer esse tipo de comunicação. Nesse bate-papo lhe faltou a chamada escuta ativa, a maior ferramenta do tratamento humanizado na promoção à saúde e na prevenção em saúde.

A escuta ativa é a capacidade de ouvir cautelosamente com atenção ao outro, não apenas a voz, mas a comunicação que está sendo explanada. O ouvir com intencionalidade, não apenas sobre queixas, mas também com sentimentos, inquietudes, expectativas e anseios, sem interrupções e pré-julgamentos ao outro. 

O que gera proximidade, confiança, e compreensão da parte daquele que ouve e conforto daquele que fala.

Como funciona a escuta ativa no Pilates?

Hoje em dia, a escuta ativa é algo raro, ocorrendo diversas conversas sem aprofundamento, sem interesse na escuta, perdendo-se o valor do diálogo e a oportunidade de coleta de informações valiosas. 

Com o aumento da tecnologia mundial, o ser humano desconectou-se do outro em suas relações interpessoais gerando relações superficiais. 

Na saúde permite um trabalho de humanização, configurado na empatia, proporcionando tratamentos de maior eficácia e satisfação de ambas as partes.

A escuta ativa gera conexão emocional e direciona o foco inicial e posterior das aulas, também podendo ser dividida como metas a curto, médio e longo prazo, mediante as dificuldades de atividade da vida diária (AVD´s) e limitações funcionais relatadas pelo aluno no primeiro encontro ao seu instrutor de Pilates.

Seu aluno possui mais interesse em ser bem ouvido do que necessariamente conhecer seus títulos acadêmicos, ou quanto foi investido em sua capacitação profissional. Isso tem sua importância, mas não é o que precisamente faz o atendimento acontecer no dentro do Método Pilates.

A importância de um Studio de Pilates acolhedor

O ambiente do Studio precisa ser funcional, mas também um onde se cuida da saúde emocional. Ou seja, um espaço para interação, novas amizades, relaxamento mental e abertura emocional dos alunos. 

Nesse ambiente muitos irão explanar sobre os seus sentimentos com sua saúde, com um sonho a realizar a partir do condicionamento físico e do ganho de mais saúde ou sobre alguma divergência pessoal, familiar e laboral. 

É também ali no local de atendimento (Studio, domiciliar ou até mesmo no atendimento virtual) que é relatado sobre alguma dificuldade emocional somatizada, e como isso gera impacto na qualidade de vida e no dia a dia.

Se faz importante também para a avaliação. Muitas vezes o aluno não irá explanar sobre tudo no primeiro encontro, mas pode revelar algo importante para a anamnese durante uma dinâmica, uma conversa descontraída, um relato do que fez no final de semana, e cada informação contribuirá para o direcionamento desse paciente, além da verbalização em si, expressões, olhares e gestos que também “falam”.

E neste ponto, para obter mais respostas, faça perguntas abertas, questionamentos investigativos, as quais o paciente lhe traga respostas mais completas.

Estes questionamentos, associados a escuta ativa, geram mais foco na conversa e uma percepção de autovalor mútuo, já que o foco é o seu aluno se sentir valorizado pelo seu professor (você), que tirando dúvidas e gerando esclarecimentos será visto como a sua referência no Método Pilates. 

O que promoverá um autocomprometimento e a autorresponsabilidade à prevenção no dia a dia e a assiduidade às aulas, bem como a gerar novos insights para personalização das aulas em seu Studio, ambiente domiciliar ou virtual. Como, por exemplo;

  • Me conta como isso começou?
  • Em que posição esse incômodo ou essa dor inicia?
  • Qual o seu objetivo no Pilates?
  • Como está aquela dor que você me relatou na aula anterior?
  • Como está se sentindo após ter iniciado as aulas de Pilates?
  • Gostaria de propor alguma sugestão para as suas aulas de Pilates?

Entretanto, estes questionamentos aliados à escuta ativa devem ser feitos com equilíbrio na intenção de criar relacionamento, e não de pressionamento.

Estabelecendo conexões para melhorar a escuta ativa com seus alunos

Importante tanto em um ambiente de Studio com equipamentos clássicos ou contemporâneos, quanto em um Studio com trabalho solo, principalmente quando se trata de aula em grupo, em que cada paciente possui sua demanda específica, sendo que alguns alunos precisam de melhor atenção que outros.

Dessa forma, para este segundo grupo a escuta ativa deve ser mais focada, a fim de evitar-se lesões. 

Mas como começar se não há o costume? A primeira coisa a ser feita é compreender sobre tal, o que foi explicado nas primeiras linhas deste artigo, e os segundos passos seriam: 

Ouça o seu aluno olhando nos olhos, isso demonstra interesse proporcionando exclusividade, observando também os gestos e a linguagem corporal, estes complementam a fala. 

Estabeleça conexão emocional, participando da conversa de modo a mostrar que compreende a dificuldade ou dor do seu aluno, isso transmite empatia e gera senso de encantamento.

Por sua vez, na sua interação evite linguagem profissional ou acadêmica, prefira linguagem simples e com clareza.

Não se esqueça de fazer perguntas para obter mais informações a fim de compreender o máximo o seu aluno. Prefira perguntas abertas, isso gera comunicação mais ampla e faz com que o aluno perceba que você está interagindo de fato e por isso se importa. 

Conclusão

Por fim, para que a comunicação seja mais assertiva e haja escuta ativa de fato, pergunte ao seu aluno se há dúvidas, questionamentos e se deseja relatar mais alguma informação. 

Caso sim, responda a perspectiva da comunicação, caso não, faça um resumo do que foi falado, a fim de garantir esclarecimentos e demonstrar que está disponível para este tipo de comunicação assertiva, ou seja, a escuta ativa.

Para ter sucesso no seu empreendimento com o Pilates, seja clássico, contemporâneo, individual ou em grupo, presencial ou de modo virtual, não abra mão dessa ferramenta. 

Afinal, são os detalhes de como você organiza e personaliza as suas aulas que lhe diferencia no mercado competitivo do Pilates, entre capacitação, marketing, métodos de vendas. 

Os propósitos e a missão envolvida que tocam cada aluno de forma a gerar prestígio, encantamento e fidelização. 


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.