Posted in:

A minha busca pela Elevação Espiritual através da Contrologia

Vou expressar aqui neste texto o meu encontro nesta vida, a minha paixão: o Método Pilates. Acredito no retorno à vida através da Contrologia e vivo em constante metamorfose na busca pelo bem-estar.

Então, vamos lá?

O que é Pilates para mim?

Ao longo da minha trajetória, me questionei – e fui questionada -, sobre o que significava Pilates para mim. Como instrutora e docente do Método, completamente apaixonada e entregue, naturalmente deixei o meu coração pulsar e responder sozinho.

É uma filosofia de vida, é um método de transformação de dentro pra fora. Uma revolução, um método de condicionamento físico e mental que trabalha de forma mais profunda e completa desde o bem-estar espiritual até o físico

Ele falou em alto e bom tom, quase como um grito, que o Pilates era o meu estilo de vida, a minha filosofia, o meu movimento, a minha constante transmutação.

Todos os dias acordo pela manhã para colocar em prática o que acredito como missão. A minha rotina anda se resumindo a estudar, pesquisar, aplicar, cuidar, olhar, corrigir, ensinar, tocar, estimular e proporcionar uma verdadeira revolução interna em cada uma das pessoas que cruza o meu caminho.

Se é fácil? Obviamente que não. Se é cansativo? Extremamente. Se é renovador? Plenamente. Se é o que quero? Sim, com a absoluta certeza.

Muitas vezes me surpreendo com a minha percepção do Pilates: ela exige sensibilidade, entrega e a confiança de que o essencial é invisível aos olhos.

Vai muito além do físico, do exercício em si, do fortalecimento, da flexibilidade, da atividade física.

Eu internalizei bem profundamente essa filosofia, esse movimento que revitaliza, essa forma de ver a vida, essa jornada! Sinto que faz parte de mim, da minha essência, do meu respirar e do meu viver.

Minha inspiração

Diariamente o que me fortalece, me guia e me move é saber que Joseph Pilates era um revolucionário que queria mudar o mundo através do seu método.

Era um visionário, acreditava que através do seu sistema, as pessoas poderiam retornar à vida.

E que presente é ser instrutora de Pilates, compreender mais afundo o princípio, o objetivo de Joe, o poder de retornar à vida e ser instrumento desta transformação.

A força de vontade, a persistência, a resiliência, a dedicação, a paciência e a persistência são qualidades inspiradoras do nosso mestre.

Me fascina olhar para todo o esforço realizado por ele, o seu o desejo de disseminar o seu ideal. O quanto estava certo em sua convicção de que o mundo inteiro deveria estar praticando o seu método.

E é incrível ver a capacidade que ele tem de florescer não só corpos, mas também mentes, espíritos, vidas!

O Caos da Civilização

Neste mundo onde vivemos, em constante evolução, onde o desenvolvimento da humanidade também provoca a desorganização, descontrole e desequilíbrio emocional.

Onde a evolução da humanidade acontece de uma forma e em paralelo a isso, vemos retrocesso em outros aspectos.

Desde 1934, foi mencionado por Joseph em sua obra “Your Health”, que a maioria das doenças está associada à costumes incorretos. Em que o foco para corrigir este comportamento da sociedade deveria ser na educação para novos costumes e forma de viver a vida.

Assim como na prevenção e não através dos tratamentos convencionais.

Também foi citado por ele o quanto a humanidade não estava apenas caminhando rumo à decadência, mas sim correndo desesperadamente “ladeira abaixo” quando se tratava do equilíbrio corpo e mente, consequentemente espiritual.

Foram fatos apresentados há tanto tempo e é impressionante o quanto ainda podemos enxergar grande parte desta desconexão.

Considerando que a evolução da civilização do homem deveria também incluir a boa condição física, Joe mostrou a incoerência em relação a este aspecto que vemos até hoje.

Como por exemplo a falta de zelo consigo mesmo, do autocuidado e da busca pela harmonia entre a mente e o corpo. Acho muito interessante a correlação que ele faz em como a integridade do ser humano reflete em seus atos consigo mesmo e com a sociedade.

Expressou a sua preocupação com a negligência e auto-destruição do homem. Pontuou em sua obra o quanto a falta do cuidado consigo mesmo influencia na ética e moral, gerando consequências negativas como desonestidade e irresponsabilidade. 

O homem se descuida, destrói sua eficiência física e mental e tende a enfraquecer gradualmente a sua moral, o que resulta no crescimento da desonestidade e da imoralidade, na perda de todas as perspectivas verdadeiras de suas responsabilidades consigo e também com seus companheiros, além da perda do idealismo e da cultura ética.

Joseph Pilates

Através da leitura de sua primeira obra, pude obter muitos conhecimentos, pois ela exibe um olhar e uma reflexão sobre o homem, a civilização e a humanidade.

Traz a importância do ser humano dedicar-se a si mesmo, tanto no tempo quanto na energia depositada em outras prioridades. Ela mostra a necessidade do perceber-se, cuidar-se, praticar bons hábitos.

Buscar o seu progresso corpo, mente E espírito, pois não é corpo OU mente, mas sim a integração entre os 2.

Mude sua forma de pensar

Observemos o quanto somos bombardeados de informações sobre como devemos tanto, como comer, beber, pensar – viver. O quanto o homem é influenciado e no fundo nem percebe o que está acontecendo com a sua própria vida, com a sua mente (e coração) e com o seu corpo.

Joseph já nos colocou estes dados e nos expôs a necessidade de mudar. Esta que envolve a cura e a prevenção das doenças.

Esta transformação acontece através do esforço de cada um, através de um método criado por um gênio preocupado com a probidade da humanidade.

Diante destes ensinamentos, acredito na importância da reflexão sobre o que estamos fazendo com a nossa vida, sobre o que queremos e como vamos alcançar os nossos objetivos.

Não é fácil, mas tudo depende da dedicação e da persistência. Como dizia Joe: “Com paciência e perseverança, você eventualmente alcançará as posições ideais – e uma saúde normal”.

O ritmo está muito acelerado, um mundo em constante progresso, as pessoas estão muito agitadas e correndo contra o tempo para alcançar as exigências da sociedade.

Sendo assim, precisamos nos esforçar mais para ter um bom condicionamento físico, evitando a sobrecarrega em nosso corpo. O cuidado requer dedicação, percepção e transformação. Só desta forma, alcançaremos a verdadeira felicidade. 

Conceitos de Joseph Pilates

Em sua segunda obra, “Return To Life Through Contrology” encontramos a Contrologia – assim denominada por ele -, método responsável por fazer as pessoas retornarem à vida.

Originada da palavra “control” (controle) e “logy” (estudo, ciência), corresponde à capacidade de controlar o corpo e seus movimentos, através da prática do sistema criado.

O objetivo do mesmo, foi e é, desenvolver e integrar o corpo, a mente e o espírito. Para isto, deve-se realizar o movimento preciso, fluido, com concentração, respiração profunda e ativação do centro do corpo.

Através da aplicabilidade do método com persistência e diligência, é possível alcançar um corpo desenvolvido, energia mental e elevação espiritual.

Apaixonado pelo movimento, estudou durante muitos anos o movimento e o funcionamento do corpo humano. Acreditava que através da Contrologia, poderia conquistar-se o maior bem que alguém poderia ter, o bem-estar físico, a paz interior e harmonia espiritual.

Sempre fui apaixonada por Joseph Pilates e por sua genialidade. Ele é o meu grande mestre e por ele eu quero me dedicar e me entregar cada vez mais ao seu método maravilhoso.

Acredito no verdadeiro return to life, não só da execução linda de movimentos sequenciados como uma dança, mas no que profundamente este método transforma em cada uma das pessoas que o conhecem.

Trata-se de um sistema de exercícios com poucas repetições, conectados entre si, que objetivam desenvolver de maneira uniforme todos os músculos, desenvolvendo um corpo forte e uma mente sadia.

A arte de praticar a ciência da Contrologia necessita de disciplina e atenção consigo mesmo, quando o corpo, a mente e o espírito funcionam em harmonia, pode-se sentir a vitalidade e energia, assim como a ausência do cansaço e fadiga.

A autoconfiança, o interesse por desfrutar a vida, o bem-estar físico, a calma mental e a elevação espiritual são benefícios incríveis que podemos sentir com a aplicação do método em nossa rotina.

A felicidade pode assim ser encontrada como resultados do esforço e dedicação que podemos ter por nós mesmos.

Para mim, o sistema ideal para alcançar a plenitude, a inteireza, a integridade do ser, é a Contrologia.

Pois através dela, pude vivenciar diversas vezes o return to life e as transformações internas que ela é capaz de realizar tanto em mim, quanto nos que caminham junto a mim nesta jornada. 

Acredito como missão honrar o método e espalhar com amor e verdade o que foi criado por Joe, pois ele merece todo o cuidado e dedicação. 

E é por isto que nós instrutores de Pilates, objetivamos expandir esta filosofia de vida para toda a humanidade com integridade, inteireza e respeito.

Concluindo…

Convido vocês a olharem um pouco mais profundamente. Tenho como sugestão para esta semana, a leitura das obras Your Health e Return to Life Through Contrology para inspirar vocês como me inspirou novamente!

Uma linda semana para todos, cheia de Contrologia, de inteireza, de paz, de plenitude, de vida!  E não esqueçamos de que como ele mesmo dizia:

Roma não foi construída em um dia. Paciência e persistência são qualidades vitais no alcance bem-sucedido de qualquer esforço que valha a pena

Joseph Pilates

Bibliografia

A OBRA COMPLETA DE JOSEPH PILATES (WILLIAM JOHN MILLER)

Written by Lara Pacheco

Lara Pacheco

Fisioterapeuta formada pela Universidade Católica de Pernambuco -UNICAP (2015)

Instrutora e docente do método Pilates pelo @pilateszone
AMA escrever e expressar em palavras o seu amor e encontro com o método.

Instrutora de Pilates desde 2011 formada pela escola PilatesZone.
Coordenadora e docente do curso de Formação do PilatesZone.
Ministrante de Workshops.
Experiências com o corpo através de aulas de Dança Contemporânea e Ballet Clássico.

1 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *