Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Todo mundo sabe que praticar atividade física é essencial para saúde, por isso muita gente começou a praticar exercícios, por exemplo, aulas de Pilates. Mas você sabia que existe aula de Pilates em grupo?

Os benefícios são inúmeros: melhora o condicionamento físico, o sistema cardiorrespiratório, o sistema vascular, nota-se o aumento da força e também promove a socialização entre seus alunos. Mas você consegue saber qual o treinamento ideal para utilizar com o seu aluno?

Pois é, não basta apenas definir que tipo de aula você vai dar, o importante é saber que tipo de treinamento você irá utilizar com cada aluno.

Existem vários níveis de condicionamento físico. E você, provavelmente, recebe todo tipo de público nas suas aulas. Então qual seria a maneira ideal de atender as necessidades de todos sem que haja uma diminuição na qualidade do seu atendimento? 

O ideal mesmo seria trabalhar com aulas individuais. Mas sabemos que para que isso ocorra, precisaríamos aumentar o valor da aula. E, levando em consideração a situação financeira do país, não teríamos muito público para isso.

Sem contar que se você trabalha sozinho, essa forma de atendimento limitaria seu crescimento. Nossa sugestão é sempre ter várias opções para que o aluno possa escolher. 

São elas: aulas individuais, em duplas ou grupos. Assim, seu espaço agradaria todo tipo de público. Mas, lembre-se que para isso você precisa ter mais professores no Studio.

Outra solução seria formar turmas de acordo com o condicionamento físico e necessidade de cada aluno. Por exemplo, turma de reabilitação de joelho, turma com bom condicionamento físico, turma de iniciante e assim por diante. 

Mas devido ao tempo escasso das pessoas, fica muito difícil conciliar tudo isso. Mas, seria ótimo.

Então, pensando em todas essas dificuldades, vamos organizar nossas aulas para que a necessidade de todos seja atendida e a qualidade da aula se mantenha. 

A seguir temos algumas sugestões. As sugestões serão feitas para aulas em grupos de três a quatro pessoas. Pois acreditamos que essa seja a realidade da maioria dos Studios. 

Quer aprender a planejar uma aula de Pilates em grupo? Continue lendo!

Avaliação

A avaliação é o primeiro passo para você entender qual a real necessidade do seu aluno. Fazer uma avaliação do aluno e mostrar sua evolução nas aulas é de extrema importância para que ele conquiste seus objetivos e fique satisfeito com os resultados alcançados.

Uma maneira simples de começar a avaliar seu aluno é perguntando para ele qual o objetivo dele com a prática. Assim você pode programar as aulas para ele com exercícios específicos.

Por exemplo, vamos pensar em uma pessoa que gosta de correr. Essa pessoa treina corrida toda semana e procurou o Pilates para fortalecer, evitar lesões e, portanto, melhorar seu desempenho.

Incluir exercícios específicos em todas as aulas vai motivá-la a continuar. Você não precisa dar somente exercícios específicos para corredores. Pode planejar uma aula global como faz para todos, mas incluir em alguns momentos os exercícios que essa pessoa necessita.

É de extrema importância avisar a pessoa que determinado exercício é para melhorar determinado movimento quando estiver correndo. Assim seu aluno vai perceber seu interesse com os objetivos dele.

Muitas pessoas nos procuram por indicação médica devido a dores e desvios. Avalie seu aluno, descubra as regiões do corpo que precisam de mobilidade e fortalecimento. 

Muitas vezes as dores e desvios posturais são consequências de encurtamento em algumas musculaturas que não estão diretamente ligadas a dor inicial. 

Trabalhe o corpo como um todo. Conseguir aliviar as dores de pessoas que sofrem desse mal é muito gratificante.

Uma dica de avaliação é realizar a mesma através de movimentos. Selecione alguns exercícios que você considera que avaliam determinada parte do corpo. 

Atribua um conceito ou uma nota para a execução do exercício. Por exemplo, avaliar a força do Core através do exercício roll up.

Se o aluno conseguir tirar do chão apenas até a região torácica a nota dele será 3. Se ele conseguir sentar, mas precisar levantar as pernas para auxiliar no movimento a nota será 6. Se ele sentar usando a força do core a nota é 9. 

Assim você estabelece um padrão para avaliar todos os seus clientes. Crie uma lista de exercícios que englobe todo o corpo.

Outra dica importante é nunca avisar o aluno que ele está sendo avaliado. As pessoas tendem a mudar o padrão de movimento quando estão sendo observadas. Afinal quem não quer ter boas notas em uma avaliação?

Faça a avaliação como se estivesse dando uma aula normal. Anote em um papel as “notas” ou “conceitos” que atribuiu para ele. Escreva as observações que achar relevante. Depois mostre a avaliação e o que você acha que pode melhorar. 

Expor as dificuldades do aluno é importante para ele fazer exercícios com mais consciência. Com a avaliação em mãos fica mais fácil planejar os programas de aula.

Fazer uma reavaliação é importante para você constatar a evolução e, também, para ele perceber que evoluiu.

Estabeleça um período que você acha relevante para refazer o teste, pode ser 3 ou 4 meses, o professor sempre sabe a hora de avaliar. Repita o teste da mesma maneira, ou seja, não conte que ele está sendo avaliado. Atribua as notas ou conceitos para os mesmo exercícios anteriores.

Depois faça um comparativo, especifique onde evoluiu e onde ainda precisa melhorar. Mostre a comparação para ele. Explique a evolução, explique mais ainda os pontos que ainda não melhoraram. Acredite, seu aluno ficará muito seguro com seu trabalho.

Programação da aula

Considero a programação das aulas um dos pontos mais importantes para que o resultado seja atingido. Não digo isso apenas para que você não repita os materiais e os aparelhos, mas para otimizar o tempo e melhorar a qualidade. 

A questão agora é como planejar a aula para que você consiga atender pessoas com objetivos diferentes sem que a qualidade fique prejudicada. Por isso é bom escolher um material que será utilizado na maior parte da aula. Assim fica mais fácil adaptar os exercícios para cada aluno.

Você também não precisa, necessariamente, utilizar exercícios diferentes para cada aluno o tempo todo da aula. Você pode trabalhar as necessidades de cada um em uma parte da aula. E, em outro momento, utilizar os mesmos exercícios para todos. Por exemplo:

Aula de Pilates em grupo

Objetivo da aula: Trabalhar o power house no início. As necessidades específicas no meio e alguns exercícios do repertório dos 34 clássicos para terminar.

Material utilizado: mat para a primeira e a última parte. Aparelhos de Pilates no meio da aula.

Ficaria assim:

  • Exercícios para ativação do power house para todos os alunos = Mat Pilates;
  • Aluno 1: exercícios para mobilidade torácica= Barrel;
  • Aluno 2: exercícios para estabilidade joelhos = Cadillac;
  • Aluno 3: exercícios para mobilidade de tornozelo = Reformer;
  • Alguns exercícios do repertório dos 34 clássicos de Pilates para todos = Mat Pilates.

O planejamento da aula também facilita para que o professor dê mais atenção para cada aluno. Sem prejudicar a qualidade.

Você pode adaptar esse princípio de organização para todas as suas aulas. Independente do tipo de diferença que os alunos tenham entre eles. 

Mas, lembrando que muitas vezes o aluno chega com algum tipo de problema na aula. Seja ele dor, cansaço ou qualquer outra coisa que atrapalhe o desempenho dele.

Sua aula de Pilates em grupo, por exemplo, não precisa ser exatamente igual para todos os seu alunos, é possível obter resultados em grupo respeitando a individualidade de cada aluno.

Você, como professor, tem que estar preparado para mudar toda a programação para essa pessoa. Lembre-se, trabalhamos com um número reduzido de pessoas para que possamos dar a atenção devida para cada um. Por isso, saiba o momento de fazer algumas mudanças necessárias.

Necessidades diferentes

Falando ainda sobre as mudanças necessárias no planejamento das aulas, abrimos um tópico para falar apenas sobre isso. Mais importante do que qualquer técnica é entender seu aluno. 

De nada adianta você ter várias técnicas de trabalho se não souber entender o que o aluno precisa naquele momento. Chamamos isso de feeling. Se você tem esse feeling, consegue melhorar seu atendimento.

Melhor do que programar uma aula de Pilates em grupo é saber adaptá-la e aplicar a técnica que o aluno necessita na hora certa. Mais uma vez vou recorrer ao exemplo para me expressar melhor.

Vamos supor que você vai dar uma aula de Treinamento Funcional  para quatro pessoas e uma delas chega com muita dor na lombar. Nossa sugestão é você manter a programação para os outros três alunos e realizar uma terapia manual nesse aluno com dor. 

Depois disso realizar alguns exercícios de mobilidade e alívio de dor.

Você pode estar se questionando que os outros alunos ficariam incomodados por você dar mais atenção para uma pessoa. Fique tranquilo. 

Quando você deixa claro que aquele aluno precisa de um pouco mais de atenção naquele dia e que em outro momento qualquer outro aluno também pode precisar, todos compreendem.

Outra sugestão é sugerir, para determinadas pessoas, algumas aulas individuais. Sejam essas para melhorar o condicionamento físico antes de ingressar em um grupo, aliviar dores, reabilitar ou qualquer outra coisa que exija uma atenção maior. 

Mostre sempre que você se preocupa com o bem estar do seu aluno e que está ali para ajudá-lo a melhorar.

Conclusão

Com a demanda de aluno cada vez maior e levando em consideração o número reduzido de professor que cada estúdio possui. É preciso adaptar as aulas para que possamos trabalhar com qualidade levando em consideração as necessidades de cada aluno.

O objetivo desse artigo é que possamos pensar melhor sobre a estrutura das nossas aulas. As aulas, seja de Pilates ou Treinamento Funcional, precisam de objetivos mais concretos. 

Às vezes é preciso pensar “fora da casinha”, para poder planejar aulas com mais coerência. E fazer com que o aluno aproveite melhor os benefícios que essas práticas proporcionam.

A aula de Pilates em grupo não significa que todos terão o mesmo tratamento. É possível dar uma aula em grupo respeitando a individualidade de cada aluno e focando em seus objetivos.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.