Junte-se a mais de 200.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você instrutor já trabalhou com crianças em seu Studio de Pilates? Apesar dos grandes benefícios do Pilates Kids, abordar a inserção do público infantil no Universo da Contrologia é algo ainda inusitado para muitos profissionais desta área.

As crianças exigem muita atenção, criatividade e segurança durante a realização das atividades, por isso, é fundamental o conhecimento teórico e prático de nós instrutores para garantir bons resultados durante as aulas. 

Justamente pelo fato da presença de crianças não ser algo comum no dia a dia dos Studios, eu preparei esta matéria para que você possa se aprofundar mais sobre essa nova área do Método. 

Então vamos lá? Continue lendo e conheça mais os benefícios do Pilates Kids!

Público infantil no Universo da Contrologia 

Analise sua linha clássica de formação, ela não apontou diretamente esse atendimento como uma possibilidade, não é?

Ao lidar com a Contrologia, nós instrutores aprendemos todos os seus princípios e pilares, benefícios para diferentes perfis, exercícios clássicos de solo e nos aparelhos. Mas compreendo que, principalmente diante da complexidade da execução dos movimentos e compreensão de todos esses pilares, fica cômodo ao profissional lidar com a condução do Método Pilates com o público adulto.

Mas para quem acompanhou as obras do nosso mestre da Contrologia Joseph Pilates, percebe toda sua sensibilidade e sabedoria quando se trata da relevância da inserção da prática do Pilates desde à infância. 

O mesmo relata com muito carinho em seu livro “Your Health” de 1934 a valia do aprendizado da respiração profunda e correta desde cedo, de instruí-los a contrair e descontrair o abdômen a fim de alcançar uma melhor postura e estabilização. 

Entre outros fatores, pontua a importância de evitar que a prática de atividades físicas com esse público seja somente através de exercícios artificiais. Exercícios artificiais aqui estão num contexto de movimentos “engessados”, como por exemplo, movimentos específicos de certas modalidades que priorizam somente a performance, técnica, e não diretamente o bem estar da criança e sua qualidade de vida futura. 

Joseph menciona com muita precisão a necessidade de estimular a prática de movimentos naturais para o melhor desenvolvimento de habilidades motoras. Logo, andar, correr, saltar, dar cambalhota, escalar, lutar, entre outros são movimentos que deveriam ser corriqueiros no dia a dia da criança, mas estão cada vez mais restritos.

Com a era da tecnologia, as crianças estão perdendo cada vez mais o hábito de brincar e de se exercitar. A falta da prática de movimentos simples ao ar livre ou em espaços amplos, da convivência com outras crianças através das brincadeiras pode prejudicar alguns fatores importantes no seu desenvolvimento motor. 

Então porque não explorar este novo nicho de clientes, se o Método apresenta tantas características positivas para o público infantil?

Analise o que a prática da Contrologia proporciona aos seus alunos, seja com o intuito de prevenção, manutenção ou reabilitação. Os  benefícios do Pilates Kids também não seria diferente! 

Benefícios do Pilates Kids

O Pilates é uma atividade física completa e segura! Ela pode ser inserida na vida dessa criança como:

  • Atividade extracurricular nas escolas;
  • Modalidade de manutenção e prevenção de lesões para atletas mirins;
  • Modalidade para crianças que não se identificam com esportes de contato.

Existem diversos estudos que pontuam a importância da prática de atividade física na infância, seja na educação infantil nas escolas ou no seu ambiente familiar. 

Associar o Método Pilates como uma atividade física regular na vida dessa criança será grandioso para seu desenvolvimento motor e crescimento saudável, mantendo os pequenos distantes, principalmente, da obesidade infantil.

É válido ressaltar que, lidar com esse novo conceito do Método voltado ao público infantil exige do instrutor uma transformação em seu atendimento. Cada fase de crescimento apresenta uma maturação diferenciada no intelecto e no físico. 

Em relação as crianças, a atividade física desempenha papel fundamental sobre a condição física, psicológica e social. O profissional que irá conduzir este novo tipo de treinamento precisa se aprofundar nesses aspectos para compreender seu papel dentro da fase evolutiva de cada aluno.

Dentre diversos  benefícios do Pilates Kids, destaco alguns que o Método pode proporcionar ao bem estar da criança. Confira a seguir!

Controle de sobrecargas durante os exercícios

Em geral, a prática da Contrologia prioriza a qualidade de movimento e não a quantidade. Isso já assegura um trabalho mais cauteloso, com poucas séries e repetições, o que é benéfico para este público. 

Estudos apontam que durante a fase de crescimento a intensidade relacionada à sobrecarga e volume deve ser reduzida, pois o próprio processo de crescimento pode produzir desequilíbrios musculares em torno das articulações, aumentando o risco de lesões. 

Logo, seja no atendimento personalizado com aparelhos ou no solo em pequenos e grandes grupos, o instrutor de Pilates Kids terá inúmeras opções e variações de movimentos utilizando o peso corporal, gravidade, equilíbrio, entre outros.

Vasto leque de movimentos naturais 

A metodologia oferece diversas possibilidades de desenvolvimento motor através de seus exercícios, desde a linha Clássica de movimentos de solo e nos aparelhos até nas associações de acessórios e combinações contemporâneas. 

Joseph sempre foi um observador nato das crianças, dos animais, e com isso inseriu ao seu Método movimentos que se assemelham a eles com naturalidade. Seguir uma linha de treino com exercícios do Pilates para este público certamente contribuirá para um crescimento saudável.

Liberdade de combinações e criação de variações

Ter liberdade de criação nas aulas de Pilates Kids é essencial para se alcançar resultados positivos em diferentes aspectos relacionados à fase de crescimento. 

Destaco aqui, por exemplo, à relevância de associar aos treinos movimentos naturais com impacto, pois estas atividades são importantes para o desenvolvimento ósseo. 

Silva e Lacordia afirmam que a atividade física de forma adequada é essencial para o crescimento normal do osso e imprescindível para que o tal siga o padrão genético estabelecido, sendo o sedentarismo prejudicial para a estatura final do indivíduo. Logo, oriento agregar as combinações de movimentos com salto, por exemplo.

Quer conhecer ainda mais os benefícios do Pilates Kids e aprender trabalhar com crianças de forma eficaz e divertida? Então clique aqui e baixe GRATUITAMENTE o livro digital (e-book) sobre Pilates Kids.

Pilates Kids como atividade extracurricular

Defendo muito o conceito dessa metodologia estar presente também no âmbito escolar como uma atividade extracurricular. A inserção do Pilates Kids na educação infantil de forma regular traz benefícios rápidos para a saúde dos alunos, pois atua como forma de prevenção e manutenção do condicionamento físico e resistência muscular para as atividades escolares cotidianas. 

Além disso, o Método está aliado à harmonia entre corpo e mente. Com isso, compreendemos que, além dos resultados físicos, o Pilates na escola também auxilia no aumento da concentração, disciplina, autoconhecimento e sociabilização.

A partir desses benefícios você instrutor começa a compreender que a prática do Pilates na infância é PREVENTIVA! O Pilates desde a infância proporciona a criança a oportunidade de um crescimento saudável, criando herança de movimento através de diferentes estímulos proprioceptivos, melhora no alinhamento postural, controle na respiração, concentração e fortalecimento na medida certa, sem compensações.

Lembre-se: a criança tem como regra a diversão! O prazer pela descoberta será alcançado através do lúdico. Segundo Winnicott , um ícone da psicologia, a criança adquire experiência brincando. A brincadeira é uma parcela muito importante na sua vida.

Assim como os adultos desenvolvem-se através das suas experiências de vida, as crianças evoluem por intermédio de suas próprias brincadeiras e das invenções de brincadeiras feitas por outras crianças e por adultos. 

Coisas simples os entretêm! Uma aula de Pilates para crianças exige do instrutor um linguajar mais lúdico, expressões desafiadoras e de liderança constantemente. 

Nosso objetivo dentro do atendimento do Pilates Kids é alcançar um ritmo agradável e divertido durante os exercícios, sendo maleável sempre que necessário. Não trate a criança como um adulto! Possivelmente ela viverá com você primeiras experiências e descobertas de vida em diversas fases de sua evolução no Método!

Conclusão

Existem diversas estratégias para a inclusão deste conceito do Método em seu Studio, pois é possível atuar com crianças de forma personalizada e em pequenos grupos. 

A presença dos pais é um fator importante para a adaptação do pequeno aos conceitos e ao ambiente. No ambiente escolar o atendimento do Pilates Kids será normalmente em grandes grupos, com média de 20 a 25 crianças, o que proporciona ao instrutor a possibilidade de desenvolver ainda mais dinâmicas lúdicas em diferentes formatos.

Este é um novo Universo dentro da Contrologia que merece ser explorado! Tornar-se um instrutor de Pilates Kids trará a você, profissional do movimento, maior reconhecimento pelo seu trabalho, diferencial em sua localidade e maior embasamento para aprender a lidar, principalmente, com o ser humano.

É possível transformar sua visão de atendimento para o formato do Pilates Kids! Busque informações e cursos de atualização específicos no tema e encontre-se nesse novo conceito!

 

 

Referências:

LAZZOLI JK. Treinamento físico excessivo em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Rio de Janeiro, v.3. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-869219900400007>. Acesso em: 06/04/2020.

PILATES Joseph H. A Obra completa de Joseph Pilates. Sua saúde e O retorno à vida pela contrologia, Coautoria de William John Miller; Tradução Cecilia Panelli. Primeira Edição Brasileira. São Paulo. Editora Phorte. 2010.

SILVA P. V. C. & COSTA JR. A. L. Efeitos da atividade física para a saúde de crianças e adolescentes. Psicol. Argum. Curitiba, 2011. Disponível em: <http://unirio.br > Acesso em: 08/04/2020.

SILVA L.C. & LACORDIA R.C. Atividade física na Infância, seus benefícios e as implicações na vida adulta. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery. Curso de Educação física – N 21, 2016.  Disponível em: <http://re.granbery.edu.br> Acesso em: 06/04/2020.

WINNICOTT Donald W. A criança e o seu mundo. Terceira edição. Rio de Janeiro. Editora Zahar Editores. 1975.