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Entendendo a Contrologia: o Método criado por Joseph Pilates

Joseph Pilates foi revolucionário, um verdadeiro gênio que desenvolveu o Método transformador de vidas, com o objetivo de ajudar as pessoas a serem mais conscientes de si e saudáveis.

Através da sua criação, Joe desejou trazer a vida de volta ao ser humano. O método inicialmente denominado como “CONTROLOGY” a arte do Controle, que vem de “control” (controle) e “logy” (estudo, ciência), corresponde à capacidade de controlar o corpo e seus movimentos, através da prática do sistema criado.

Apaixonado pelo movimento, acreditava como ideal de conexão “corpo-mente”, o homem grego e também que através da Contrologia poderia conquistar-se o maior bem que alguém poderia ter:  o equilíbrio físico, a paz interior e a harmonia espiritual.

Quer conhecer mais sobre a história e criação do Método? Continue lendo e confira todos os detalhes!

O Método

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 Joseph desenvolveu um sistema de exercícios, uma ordem específica a ser seguida no REFORMER e no MAT. Dentro desta sequência, cada um dos exercícios tem o seu objetivo e a forma correta de ser realizado, entretanto, dentro deste universo existem várias formas de executar estes mesmos exercícios.

O aluno possui a possibilidade de com a repetição, aperfeiçoar seus movimentos e perceber o seu crescimento. Assim, trabalha-se a mente sempre presente.

Foi desenvolvido todo um maquinário específico para a realização do Método, construído para auxiliar a prática dos exercícios do MAT, objetiva ajudar a corrigir as particularidades de cada um, sejam estas, a falta de flexibilidade, de mobilidade na coluna, falta de força e conexão do Powerhouse, limitações de amplitude de movimento, rigidez ou tensão muscular, entre muitas outras desordens e desequilíbrios encontrados de diferentes maneiras em corpos diferentes.

Os Equipamentos  

 Os equipamentos também conhecidos como corretivos, não apresentam ordem pré-estabelecida, os exercícios devem ser escolhidos de acordo com a particularidade de cada cliente, pois os equipamentos surgiram para auxiliar e construir padrões de movimentos necessários.

Reformer

O “Reformador do Corpo” é representado por um carro que desliza sobre rodas em uma plataforma de alumínio ou madeira, trabalha o fortalecimento e alongamento axial através do peso do próprio corpo contra a resistência das molas.

Cadillac

Equipamento grandioso, denominado assim devido ao nome do carro mais luxuoso da época, possui um Mat mais alto, o que possibilita o acesso à iniciantes e indivíduos mais necessitados. As molas, barras e acessórios, objetivam ajuda na sustentação do corpo, mas também podem intensificá-lo e desafiá-lo.

Chair

Joe também criou cadeiras, a High Eletric Chair, elaborada a partir de uma cadeira de rodas; a Wunda Chair, criada para que o aluno tanto utilizasse como móvel em sua casa quanto para se exercitar, desafiadora e exigente na flexibilidade, força, controle e alinhamento corporal; e também a Arm Chair ou Baby Chair, que apresenta um encosto responsável pela manutenção postural e alongamento axial.

Barrel

Também foram desenvolvidos os Barris, o Ladder Barrel ou Large Barrel, Spine Corrector e Small Barrel, que trabalham na busca do equilíbrio postural e flexibilidade do tronco.

A Wall Unit ou Tower é uma forma adaptada do Cadillac, apresenta diversas possibilidades de realizar quase todos os exercícios realizados do Cadillac. A Guilhotina apresenta muita diversidade de movimentos desafiadores.

O Ped-O-Pull, foi pensado para ajudar um aluno seu que era cantor de ópera a melhorar a sua respiração. É um equipamento cujo se preocupa bastante com o alongamento axial, equilíbrio e controle.

Abordamos acima os equipamentos e agora vamos citar os acessórios originais: o Magic Circle, Neck Stretcher, Toe Corrector ou exercise, Foot Corrector, Push Up Device, Airplane Board, Breath-A-Cizer, Sand ou Bean Bag e Weights.  Todos estes, são utilizados para ajudar nesta correção tão citada acima, na busca pela construção, progressão e crescimento de cada corpo em seu universo único.

Quem são os praticantes do Método Pilates?

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O Método Pilates é para todos e TODOS podem se beneficiar dele. O treinamento pode ser realizado em crianças, idosos, atletas, dançarinos, indivíduos com patologias e dores crônicas, gestantes e em pessoas que objetivam melhorar o seu desempenho físico.

Joseph já dizia: “First educate the child” (Primeiro eduque as crianças)! A atenção e o cuidado, o conhecimento de si, a educação sobre a saúde, o desenvolver o corpo de forma equilibrada e consciente sendo ensinados desde cedo para os pequeninos.

O Pilates auxilia no crescimento natural, trazendo o alongamento e descompressão (a luta constante contra a compressão da força da gravidade_. Através da prática, as crianças podem se sentir mais alongadas, fortes e confiantes.

Ao longo da vida, para algumas pessoas, podem surgir algumas inseguranças na realização de tarefas que sempre foram executadas e de repente perde-se a confiança para realiza-las.

As pessoas na terceira idade podem apresentar dores, limitações de movimento e complicações associadas ao processo de envelhecimento.

Muitos também evitarão realizar atividades que costumavam trazer divertimento para “evitar” as dores físicas, porém, deixar de aproveitar a vida também e sacrificar os seus prazeres pode trazer consequências emocionais.

O Método é uma das melhores formas de manter um corpo saudável, evitar a progressão de alguma patologia ou processo limitante. Através dele podemos trazer a melhora do coração, dos pulmões e do sistema circulatório. Assim, fortalecendo e aumentando a resistência dos músculos e articulações, trazendo equilíbrio, coordenação e bem-estar.

Muitos atletas praticam a Contrologia por ser desafiador, focando nas suas necessidades e particularidades, desenvolvendo assim, a sua capacidade dentro da sua técnica, melhorando todo o seu condicionamento.

A dança está muito relacionada ao método, pois os bailarinos estavam ali entre os primeiros “atletas” profissionais que procuraram Joe. Os pioneiros foram Marta Graham e George Balanchine que puderam se beneficiar do que o treinamento pode oferecer.

Todos os 5 professores da primeira geração “Master Teachers” vieram à Joe para cuidar de seu corpo que havia sofrido algum tipo de lesão, foram eles: Romana Kryzanowska, Eve Gentry, Kathy Grant, Ron Fletcher e Carola Trier.

Os Princípios do Método

O primeiro deles seria a Concentração que nos mantém conectados com a nossa essência. Podemos perceber os movimentos que estão sendo realizados e todo o caminho que ele está percorrendo. É preciso manter a mente sempre presente: Não é só corpo, nem é só mente, é corpo e mente. Existe a necessidade da conexão da mente com o corpo o tempo inteiro, através desta conexão podemos obter um melhor Controle do corpo, que é um outro princípio.

É fundamental que os movimentos sejam realizados de forma controlada e consciente, é o controle do posicionamento do corpo em cada momento. O Método é conhecido como a arte do controle, e através da mente é possível controlar todos os movimentos e adquirir equilíbrio e harmonia.

Através dos dois princípios anteriores, podemos pensar na Centralização, denominada por Joseph Pilates por Powerhouse,que é a região do abdomen, região baixa da coluna e glúteos.

Seus músculos e os que estão associados a ele, sustentam a coluna e os órgãos internos, assim como dão sustentação à postura. Os movimentos são realizados com a força que parte do centro para as extremidades. O fortalecimento desta região estabiliza o tronco, promove o alongamento e alinhamento do corpo, criando espaço para os órgãos respirarem e para a coluna ser descomprimida.

A Fluidez dos movimentos é bem importante, pois a apesar de serem realizados com controle, não podem ser realizados com pressa nem com rigidez, apresentando-se de forma harmônica e graciosa.

Assim como a Fluidez é importante para a realização de um movimento consciente, sem gerar lesões ao corpo, a Precisão também trabalha junto, objetivando uma melhora eficácia nos resultados dos movimentos.

A atenção no que está fazendo é essencial para conseguir focar no objetivo desejado, caso contrário, quando se realiza o exercício sem percebê-lo, tudo será perdido.

Então chegamos no último princípio que é a Respiração, a qual Joseph deixou claro a importância da percepção de como se respira, assim como a realização correta da mesma. Uma respiração apropriada durante os exercícios, oxigena o sangue e elimina os gases tóxicos.

Visto que devido à dificuldade em associá-la ao movimento, naqueles que são mais complexos e exigentes, prioriza-se que o corpo se mova (mantendo o princípio da fluidez) e não deixe de respirar, independentemente de como está sendo realizada esta respiração, o que importa é não a sacrificar.

Joe também criou exercícios respiratórios, nestes, ensinamos e compartilhamos a forma correta com os alunos e solicitamos que façam desta maneira para obter um melhor resultado em sua execução.

Conclusão

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Conclui-se então que o Método Pilates, o sistema criado por Joseph, preocupou-se com a integridade do ser, com o fortalecimento interno, da mente, do emocional, transbordando então para o seu físico. É uma verdadeira revolução interna, que transforma, que revitaliza e revigora a alma, trazendo inúmeros benefícios, focados no bem-estar geral, equilíbrio físico, elevação mental e plenitude espiritual.

O sistema deve ser respeitado, valorizado, praticado, sentido, percebido. Sigamos nesta jornada, mergulhando neste método incrível e dedicando-se diariamente a ele, na busca constante de evolução e transmutação.  

Doe-se, inteire-se, viva, sinta, guie, auxilie, seja um transformador de vidas. Compartilhe o amor e o respeito pelo Método Pilates, conheça-se, perceba-se, transforme-se, revolucione-se e aí sim poderás transformar o corpo, a mente, o coração e a alma de alguém.

Written by Lara Pacheco

Lara Pacheco

Fisioterapeuta formada pela Universidade Católica de Pernambuco -UNICAP (2015)

Instrutora e docente do método Pilates pelo @pilateszone
AMA escrever e expressar em palavras o seu amor e encontro com o método.

Instrutora de Pilates desde 2011 formada pela escola PilatesZone.
Coordenadora e docente do curso de Formação do PilatesZone.
Ministrante de Workshops.
Experiências com o corpo através de aulas de Dança Contemporânea e Ballet Clássico.

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