Não é de hoje que as pessoas da terceira idade estão buscando se manter mais ativo para cuidar cada vez mais da saúde. E o Método Pilates para idosos pode ser um grande aliado para ajudar nessa fase da vida, os mantendo com uma vida saudável.
Porém, por mais saudável que se viva, os idosos vivem com um desgaste progressivo do corpo, e por isso merece um olhar diferenciado na prática de qualquer tipo de esporte, inclusive no Pilates.
O que poucos sabem, é que muitos especialistas descrevem o Método como uma atividade perfeita para idosos, pois além de trazer diversos benefícios que iremos explicar, é essencial que continue se exercitando na terceira idade. Isso porque a falta de cuidados e prevenção pode trazer dores, insônia, dependência de terceiros, sem falar dos acometimentos neurológicos, como o Alzheimer, o Parkinson, derrames cerebrais, etc.
Nesse texto vamos observar quais são os principais benefícios que o Pilates pode oferecer. Confira!
O que acontece com o corpo e mente na terceira idade?
Durante o envelhecimento o organismo perde massa muscular, diminuindo assim o metabolismo, reduzindo a densidade óssea e tornando, assim, a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, outras articulações e no coração.
Atividades físicas para idosos são cruciais para manter tanto a saúde mental quanto a saúde física, e recomendamos que procure um profissional que seja especialista para que possa aplicar a melhor atividade.
O tempo provoca mudanças no metabolismo não apenas biológicas e físicas, mas também mentais e emocionais. É difícil manter o mesmo ritmo de vida quando seu corpo já não o acompanha na mesma velocidade.
Os benefícios do Pilates para Idosos
O Método Pilates para os idosos é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.
O Pilates para idosos é um exercício físico que não apresenta muito impacto, o que o torna seguro. O Método trabalha em áreas do corpo que são fundamentais para qualquer pessoa, principalmente na terceira idade.
O foco é corrigir a postura, ativar a circulação e tencionar os músculos através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.
Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal.
Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de serem realizadas.
Os benefícios do Método para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.
Confira mais especificamente outros benefícios para os idosos praticantes do Pilates:
- Alívio da dor;
- Alívio do estresse;
- Prevenção de lesões;
- Melhora dos reflexos;
- Melhora a mobilidade;
- Melhora a flexibilidade;
- Maior percepção dos movimentos;
- Melhora do equilíbrio;
- Melhora da velocidade de andar;
- Melhora da auto-estima;
- Diminuição da depressão;
- Mantém o peso corporal;
- Fortalece os músculos das pernas e costas;
- Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
- Ajuda no controle do diabetes, artrite e doenças cardiovasculares;
- Melhora as reações posturais.
Conclusão
Tendo em vista o que a idade faz com nosso corpo e mente, fica fácil saber que o Pilates para idosos é uma ótima alternativa para quando a idade chega. Nós, instrutores, sabemos que quanto mais cedo o aluno ou paciente começa a cuidar de sua saúde, com alimentação e exercícios físicos, melhor.
Sendo assim, cabe a nós passar corretamente os exercícios direcionados ao público de terceira idade, para que eles alcancem os objetivos que buscam quando começam a praticar.
Se tudo for realizado da melhor forma, os benefícios citados vão ser alcançados e a qualidade de vida vai aumentar muito.
Como prova do quão bom pode ser, seu criador, Joseph Pilates, praticou o Método com até mais de 80 anos. Pessoas próximas a Joseph relataram que ele era tão ágil quanto um adolescente.
Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem. (Joseph Pilates)
Gostaria de receber mais conteúdos do pilates para idosos.
Vocês não possuem aulas sem ser online?
Olá. Tudo bem?
O Grupo VOLL possui diversos cursos online, através de profissionais especializados e direito a certificado. Para conferir todos os cursos, basta clicar aqui!
Abraço! 🙂