Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você já ouviu falar em Bungee Workout? Criado na Tailândia, o Bungee Workout usa elásticos para potencializar o efeito dos exercícios nos músculos do corpo.

No meu Studio de Pilates (Fit Pilates – Seu Corpo em Movimento) temos uma barra de ferro com cordas, que serve de apoio para mosquetões que seguram elásticos que, por sua vez, têm mosquetões na outra ponta também.

As cadeirinhas do bungee são muito parecidas com as de rapel, e há pequenas almofadas pretas, que devem ser colocadas na parte interna da coxa, para proteção, pois há certo incômodo.

Quando experimentei a modalidade, me encantei, pois é uma mistura de ginástica, dança e acrobacias. Esse tipo de exercício foi criado por dois amigos tailandeses e mistura dança com movimentos acrobáticos suspensos.

Por isso, o texto de hoje vai te explicar um pouquinho mais sobre o Bungee Workout. Vamos lá?

Bungee Workout

Para trabalhar com o bungee workout, algumas habilidades principais são necessárias: fôlego, (muita) força muscular, e com bastante criatividade conseguimos trabalhar flexibilidade também.

O acessório tem a missão de evitar o impacto nas articulações, além de facilitar os saltos, sem risco dos alunos se machucarem. Durante a aula, os pés ficam em contato com o chão e, quanto mais a pessoa corre, se afastando do local onde a corda está presa, mais força ela precisa fazer. Com isso, a alta queima de calorias é garantida!

Fui a responsável, por trazer o Bungee workout para minha cidade Uberlândia-MG. Me interessei depois que comecei a ver vídeos de pessoas praticando a modalidade e achei o máximo, porque só de pensar que inventaram uma atividade física sem impacto já me chamou a atenção.

Muitas pessoas me procuram para emagrecer, mas possuem lesões no joelho, quadril, tornozelo, etc. Como no bungee não há impacto, achei a solução para ajudá-los a emagrecer além de ter uma melhora na qualidade de vida.

Estava procurando algo que fosse diferente, divertido, e que cada sessão pudesse ser diferente. É um exercício que une muitas modalidades. Você sente todo um trabalho muscular de membros superiores e inferiores.

Também é parecido com um treino funcional, porque trabalha muito a parte de abdômen, lombar e estabilização da coluna! E no Pilates não é diferente, pois trabalho com o bungee workout dentro das técnicas do Método, juntamente com os aparelhos. Os alunos adoram e o resultado é excelente!

Um pouco mais sobre o equipamento…

Antes de começar a aula, cada uma das alunas “veste” uma das cadeirinhas com a ajuda do profissional. Em seguida, as pequenas almofadas pretas devem ser encaixadas entre a cadeira e a perna, de modo a diminuir o atrito com a corda.

Esse recurso foi uma ideia que tive quando percebi que só com a cadeirinha, os exercícios eram muito incômodos.

No decorrer da aula de bungee workout as almofadinhas escorregam da posição correta e o contato da virilha com a cadeirinha pode ser dolorido. Mas, auxiliando o aluno da forma correta conseguimos trabalhar todos os músculos do corpo e o mais legal, fazemos exercícios nos divertindo.

Quer mais? É uma atividade que você faz brincando, e ao mesmo tempo cuida da saúde, perdendo os quilinhos a mais!

As cordas elásticas podem ser encaixadas tanto na alça frontal quanto na alça traseira da cadeirinha. Cada opção oferece diferentes possibilidades de movimentação.

Qualquer pessoa pode praticar o bungee workout, desde que não possua:

  1. Restrições Médicas
  2. Labirintite
  3. Cardiopatias Graves
  4. Cirurgia Abdominal Recente
  5. Hipertensão Descompensados
  6. Piercing no Umbigo – pois pode rasgar a pele e para praticar basta somente tirar o piercing

Quem deve fazer?

Crianças, idosos, adultos e grupos especiais.

O bungee workout permite os fisioterapeutas e educadores físicos a trabalharem com crianças com autismo. Onde é necessário trabalhar bastante coordenação motora e lateralidade. Para crianças com Síndrome de Down a proposta também é super interessante, e quanto mais lúdico melhor para as crianças. Afinal qual criança não gosta de pular?

Como montar uma Aula de Bungee Workout?

Cada elástico tem suas restrições, entre P, M, G ou GG, dependendo do peso de cada aluno. Basta adicionar ou tirar elásticos do mosquetão para adaptar o aparelho a diferentes usuários. Gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, no entanto, não devem experimentar a modalidade.

Fora algumas ressalvas, basta ter disposição e um pouco de paciência com o incômodo causado pela cadeira.

A aula de bungee workout começa com exercícios feitos rente ao chão, que trabalham a musculatura do abdômen, tão bem quanto os tradicionais abdominais. Sustentar o peso do próprio corpo no ar não é impossível, mas está longe de ser fácil.

Em seguida, são realizados movimentos em pé, alternando entre corrida e pulos em diferentes variações. É preciso ter equilíbrio, fôlego e uma boa coordenação motora para acompanhar o ritmo.

Os exercícios no Bungee são projetados para fortalecer o CORE, assim como exercícios de prancha, o que torna as técnicas de Pilates ainda melhores para essa modalidade.

Por fim, também é possível mesclar exercícios de Pilates no Bungee, como a ponte, invertidas, abdominal, alongamentos e exercícios mais pesados, por exemplo.

Concluindo…

A aula de bungee workout possui diversos benefícios para todos os públicos. Como:

  • Não sobrecarrega as articulações dos idosos, facilitando o salto, que fora do bungee normalmente eles tem dificuldade de realizá-lo.
  • O bungee para adolescentes e adultos é fantástico podendo trabalhar diversos movimentos como saltos, giros, danças e movimentos mais elaborados. Atingindo um gasto calórico elevado.

Além de tudo isso, é uma aula divertida, trabalha as funções cardio respiratórias, aumenta força muscular e alivia o estresse, o que diminui o índice de depressão e melhora o convívio em sociedade.

Obs: o mais importante é que a aula seja divertida e para todos, lembrando que ela pode ser adaptada para qualquer pessoa mesmo com patologias existente.

E você, vai ficar de fora dessa super novidade?


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.