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Chega o final do ano e muitos alunos começam a parar de fazer Pilates devido a inúmeras confraternizações, viagens ou até mesmo as férias de janeiro. Dessa maneira é muito comum em meses de recessos escolares, o movimento dos alunos cair em 10% a 30%, conforme chega perto dos períodos de recesso.

Muitos profissionais, para não passar aperto no final de ano, já fazem uma poupancinha para lidar com as contas que aparecem no ano seguinte. No entanto, sempre gera aquela dúvida: será que os alunos vão voltar? E como vão ficar os pagamentos e aulas durante as férias de janeiro

Preocupado em como manter o público no seu Studio durante o fim de ano? Continue a leitura e aprenda como contornar os obstáculos dessa época!

Como fidelizar os alunos durante as férias de fim de ano?

O primeiro passo é garantir a fidelização do aluno durante todo o ano letivo e isso pode acontecer com a inclusão de planos mais longos, como trimestrais e semestrais. 

Outro ponto importante é salientar sempre a importância do Pilates na qualidade de vida do aluno e como as pausas podem acabar prejudicando sua evolução e até piorando seu quadro. 

Outra opção para manter o aluno treinando perto das festas de final de ano é apostar em aulas mais interativas e divertidas, como desafios, jogos ou brincadeiras, além de realizar confraternizações e ações solidárias.

Uma ideia pode ser estendida a um clubinho de crianças durante as férias de janeiro, assim o Pilates estará presente também na vida dos pequenos. Dessa maneira os eventos promovidos pelo Studio no final do ano incentivam os alunos a participarem e apresentarem mais adesão às aulas.

Como manter pagamentos ativos no final do ano?

Muitos Studios cobram uma porcentagem do valor da mensalidade (de 20% a 50%) para manter o horário do aluno, porém isso acaba gerando uma receita menor, e não sendo a melhor opção para o espaço e o professor. 

Uma das estratégias usadas para que os alunos continuem pagando ao final do ano mesmo com recessos e/ou férias de janeiro, é a adesão de planos mais longos, também conhecidos como planos de fidelidade.

A adesão de planos mais longos dá a possibilidade de trancamento do plano, deixando os alunos mais confortáveis na hora de tomar uma decisão de parar o Pilates ou não.

No entanto, é importante colocar uma cláusula de multa caso o aluno desista antes do período contratado, assim as desistências diminuem. 

Multa no contrato

Se optar por trabalhar com planos mais longos de pagamento no seu Studio, você deve adicionar uma multa ao contrato caso o cliente cancele o plano antes do prazo contratado. 

Dessa forma, o cliente passa a ter uma maior adesão durante todo ano e nos períodos de recesso e festas, ainda se mantém ativo e fazendo o pagamento normalmente. 

Exemplo de cláusula que pode ser usada em contratos de períodos mais longos; 

Cláusula 1.ªEm caso de RESCISÃO do contrato o CONTRATANTE deverá realizar o pagamento de 50% do valor restante do plano escolhido em favor da CONTRATADA. Dessa maneira, o cliente cria um vínculo com o Studio, devido a multa mesmo nos períodos de recesso e festas. 

O aluno não quer pagar a multa. O que fazer?

Muitos alunos, quando decidem fazer a rescisão do contrato, reclamam do valor ou em alguns casos se negam a pagar! O que fazer nessas situações? 

Caso seu aluno opte por fazer a rescisão do contrato, mas não queira realizar o pagamento da multa, o dono do Studio deve tentar acertar a multa de forma amigável, podendo negociar valores e formas de pagamento.

Caso a conversa amigável não se resolva, o dono deve acionar seu jurídico e informar ao aluno do ocorrido.

É possível captar alunos durante as férias de janeiro?

Sim, é possível captar alunos ao final do ano e nas férias de janeiro. Promoções e descontos na mensalidade são a chave para conseguir ganhar alunos nas épocas festivas.

A Black Friday é um exemplo de promoção que pode ser usada em prol da captação de novos clientes visando os períodos com menor atividade. Vale abusar da criatividade para chamar a atenção. Investir um pouco mais no marketing do negócio pode ser fundamental para aumentar a demanda nesse período. 

Importante ressaltar que alunos com maior adesão são os principais meios de indicação do seu espaço e essa até hoje é a melhor forma de captar mais clientes. O chamado marketing boca a boca se refere quando as pessoas falam suas experiências sobre um produto e serviço. 

Conclusão

Para minimizar os efeitos financeiros que as festividades e férias de janeiro causam no Studios, principalmente por desistência e cancelamento de aulas, citamos alguns pontos que podem ser cruciais para manter mais alunos ativos nesse período. 

Ressaltamos a importância da adesão de planos mais longos que possibilitem o aluno a fazer o trancamento da matrícula sem perder o horário ou até mesmo a reposição das aulas perdidas no período de recesso. 

Para fidelizar o aluno é interessante apostar em desafios durante as aulas, confraternizações e até projetos fora do Studio que gerem uma maior socialização entre os alunos. Estratégias de marketing também devem ser usadas para atrair novos clientes, bem como promoções e descontos. 

Por fim, devemos ressaltar que a fidelização do aluno está totalmente ligada ao comprometimento, capacitação e dedicação do professor e da empresa. Porém, quando o Studio possui uma boa gestão nos períodos de recesso e final de ano, essas épocas acabam não sendo tão turbulentas devido a boas estratégias de fidelização.

Por isso é importante se dedicar, aprender, capacitar e fazer um bom trabalho para que, ao final do ano, não tenha tantos problemas com desistências e cancelamentos de seus clientes.

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