Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Na região anterior do pescoço, conhecida como “Pomo de Adão” há uma glândula chamada tireóide – que tem papel importantíssimo no corpo humano: ela regula a função de órgãos vitais como o coração, fígado e rins, através da produção dos hormônios T3 e T4, que desregulados podem ocasionar doenças como hipotireoidismo

Ela tem formato de borboleta e encontra-se logo abaixo da laringe – órgão em que se localizam as cordas vocais. Os hormônios tireoidianos também atuam controlando a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a pressão arterial. Também agem no sistema nervoso central, no desenvolvimento ósseo e no crescimento de tecidos.

A desregulação da tireóide afeta o humor, o sono, o crescimento, a memória, a fertilidade e o desenvolvimento infantil.

Mas qual a relação entre hiportireoidismo e hipertireoidismo? O Pilates pode ajudar no tratamento? Continue o texto para acabar de vez com as dúvidas sobre a desregulação da tireóide!

Quais as diferenças entre hipotireoidismo e hipertireoidismo?

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são duas condições médicas que afetam a glândula tireoide, uma pequena glândula localizada no pescoço que desempenha um papel fundamental na regulação do metabolismo do corpo. 

O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide não produz hormônios tireoidianos em quantidade suficiente, causando uma desaceleração do metabolismo e uma série de sintomas como fadiga, ganho de peso, pele seca e sensação de frio constante. 

Por outro lado, o hipertireoidismo é caracterizado pelo excesso de produção desses hormônios, o que acelera o metabolismo e causa sintomas como nervosismo, perda de peso não intencional, lesões cardíacas rápidas e problemas oculares.

Sintomas e causas do hipotireoidismo

Quando há uma baixa produção dos hormônios T3 e T4, ou seja, a quantidade produzida não é suficiente para suprir as necessidades daquele determinado organismo. É a doença mais comum relacionada à tireóide e pode ser diagnosticada com o teste do pezinho logo ao nascimento. 

Ela apresenta os seguintes sintomas:

  • Cansaço;
  • Baixa resistência ao frio;
  • Ganho de peso (de 2 a 4 quilos);
  • Ressecamento de cabelo e pele;
  • Constipação;
  • Dor muscular;
  • Irregularidade menstrual.

Causas e sintomas do hipertireoidismo

Podemos dizer que este é o contrário do hipotireoidismo. No caso de hipertireoidismo, há um excesso de produção hormonal porque a tireóide recebe mais estímulo do que o necessário. 

Ao apresentar uma forma mais leve, o hipertireoidismo tem sintomas de fraqueza e sensação de desconforto; mas quando a concentração de hormônios fica mais elevada, surgem os seguintes:

  • Taquicardia;
  • Nervosismo e irritação;
  • Ansiedade;
  • Tremores nas mãos;
  • Perda de apetite;
  • Sudorese;
  • Intolerância ao calor;
  • Perda de cabelo;
  • Descamação das unhas;
  • Fraqueza muscular;
  • Perda significativa de peso;
  • Perda de cálcio nos ossos.

Uma variação também que ocorre é o aparecimento de nódulos na tireóide, sendo diagnosticado através de um exame de ecografia. Havendo a necessidade, ocorre uma cirurgia de remoção total ou parcial da glândula. 

Através de uma avaliação de um cirurgião de cabeça e pescoço e com o exame em mãos, diagnostica-se benignidade ou malignidade.

Grande parte das doenças da tireóide não apresenta relação hereditária ou genética. Mesmo assim, se você tem casos na família de hiper ou hipotireoidismo sugiro ficar atento aos sintomas, pois lembre-se que se a glândula estiver funcionando corretamente, todo seu organismo está em equilíbrio.

Pilates, hipertireoidismo e hipotireoidismo: qual a ligação?

A grande maioria das pessoas acredita que o Pilates não proporciona o alívio dos sintomas que um portador de hiper ou hipotireoidismo apresenta. Mas ao analisá-los podemos entender que é sim, possível. Vamos compreender melhor?

O sintoma que acredito ser o que melhor pode ser trabalhado é o de fraqueza muscular. Não é nenhum segredo que o Método trabalha o fortalecimento principalmente das musculaturas profundas, melhorando a estabilidade corporal do praticante.

Os sinais de ansiedade, irritação e nervosismo também são amenizados com a prática de uma atividade física. 

Indico especialmente o Pilates nesses casos, pois o aluno tem total atenção de um profissional, tem uma aula montada específica para ele mesmo e ainda tem a possibilidade de interação com outros colegas – o que pode parecer contraditório, mas ao falar e se conectar com outras pessoas todas essas alterações de humor e afins são amenizadas.

Um dos maiores benefícios do Pilates é o alívio de dores, que coincide com uma das grandes queixas do hipotireoidismo

Através de exercícios de alongamento muscular e mobilidade articular, associando flexibilidade das articulações e fortalecimento dos músculos, conseguimos reduzir o surgimento de dores ou amenizar as já apresentadas.

Sobre a queixa de fadiga, sabemos que manter uma atividade física regular proporciona resistência muscular e a melhora da capacidade respiratória. É válido também indicar ao seu paciente a ingestão de água e que ele invista na qualidade do sono nesses casos.

Em relação à constipação, é sabido que os exercícios com ênfase em membros inferiores auxiliam no trânsito intestinal através do movimento local produzido que é chamado de peristaltismo – em que o bolo alimentar é “empurrado” para fora do corpo. 

É válido também trabalharmos os exercícios abdominais de forma controlada, assim como movimentos circulares locais.

Ganho ou perda de peso por conta do hipotireoidismo

O Pilates é um grande aliado na ajuda na perda de peso por conta do hipotireoidismo. Esses dois sintomas talvez sejam os que mais tenham que ser trabalhados de forma multidisciplinar entre fisioterapeuta e nutricionista. 

Exercícios prescritos de forma correta e bem executados pelo paciente são essenciais na recuperação ou perda de peso, conforme a necessidade individual de cada um. A troca de massa gorda pela massa magra, promovendo o emagrecimento é feito em um trabalho de dedicação e a longo prazo, mas é possível sim de ser realizado. 

Converse aqui com o paciente sobre a necessidade de aumentar a frequência de aulas para duas ou até três vezes na semana para potencializar os resultados.

De uma forma geral também pensamos que essas alterações mostradas podem ser trabalhadas com o Pilates simplesmente por ele ser global.

Exercícios sem impacto, que exigem mais de uma valência ao mesmo tempo, como força, mobilidade, alongamento, coordenação, equilíbrio e estabilidade, por exemplo, fazem com que o organismo reaja de forma simultânea em diversos sistemas. 

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Relaxamento muscular;
  • Contribui para a saúde mental;
  • Promove liberação hormonal;
  • Melhora a oxigenação de tecidos.

Falando sobre a perda de cálcio nos ossos basicamente conhecemos como osteoporose. Diversos estudos já mostraram os benefícios da atividade física para prevenir ou amenizar o avanço da doença. 

Conclusão

O Pilates irá auxiliar em ossos mais saudáveis e na melhora da resistência muscular que irá gerar a diminuição da sobrecarga óssea. 

É necessário estar sempre conectado ao seu paciente, para manter ele atualizado o histórico de sintomas apresentado ou para que você mesmo consiga perceber de forma natural, sem ele mencionar. 

Terapeutas, nutricionistas, profissionais de educação física e médicos que seu paciente diagnosticado com hipotireoidismo tenha como rede de apoio são os profissionais que você precisa estar em contato para que o resultado seja sempre o mais benéfico possível para o seu aluno. 

Proporcione a ele sua melhor experiência!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.