Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Contusões nos punhos no Pilates são tão frequentes atualmente que muita das vezes não levamos o problema como algo sério, a falta de cuidado com o punhos podem ocasionar muitas lesões graves e dolorosas, como a Tendinite e a Tenossinovite.

Além disso o repetimento de atividades como: passar muito tempo no computador, manter-se uma posição desconfortável, movimentos bruscos, podem promover o início do traumatismo.

Dores nos punhos no Pilates são normais, em aparelhos como bola ou no solo, fazemos uso das mãos juntamente com os punhos em extensão. Alguns dos exercícios fazem com que a descarga de peso sobre o punhos seja mediana, já em outras a descarga de peso é muito acentuada.

Conhecendo funcionamento dos punhos

O complexo do punhos não é uma articulação única. É composto pelas articulações intercárpicas e radiocárpica. Funcionalmente os oito ossos do carpo estão dispostos e movem-se como duas fileiras, uma proximal e outra distal.

O Rádio articula-se com o Escafoide e Semilunar, enquanto que a Ulna faz o mesmo com o Piramidal, porém a comunicação se dá através de um disco articular entre eles.

Os movimentos realizados são a flexão, extensão, adução (ou desvio ulnar) e abdução (ou desvio radial). Quando combinados à pronação e supinação da articulação rádio-ulnar, a mão consegue uma movimentação triaxial, dando-lhe grande mobilidade.

Orientações que podem auxiliar

Como já comentamos, é muito comum a queixa de incômodos na região dos punhos em exercícios de descarga de peso nos membros superiores, como os originais Leg Pull (Back e Front) e Push-Ups da série de MAT, por exemplo.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a aliviar esse desconforto:

  • Existe um espaço maior entre os ossos na parte lateral no punhos, ou seja, entre o Piramidal e Pisiforme e a Ulna (o processo estilóide radial estende-se mais longe do que o processo estilóide ulnar), fazendo com que a compressão das estruturas se torne menor e o apoio nessa região mais confortável.
  • Essa diferença de espaço pode ser verificada também ao realizar-se os desvios radial (com amplitude de apenas 7 graus) e ulnar (30 graus). Além de melhorar o conforto, levar o peso levemente para a borda lateral da mão ajuda a acionar os estabilizadores da cintura escapular e a encaixar os ombros.
  • Manter as mãos sempre empurrando o chão ajuda na conexão dos músculos de suporte aliviando assim a descarga de peso.
  • Utilizar apoios levemente macios.
  • Não permitir a hipertensão do cotovelo, pois causa sobrecarga tanto nesta articulação quanto nos punhos. O ideal é mantê-lo destravado, isto é, esticado, mas com um pequeno grau de flexão.
  • Podemos adicionar um calço nos “calcanhares” das mãos elevando-os, o que aumenta o ângulo da articulação e faz com que o peso não fique todo nesta região gerando alívio.
  • Em exercícios nos aparelhos temos que tomar cuidado para que o ângulo dos punhos não fique demasiadamente fechado, posicionando corretamente as mãos do aluno.
  • Lembre-se de aquecer o punhos antes de realizar as atividades que utilizem mais a região.

punhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao realizar as orientações que passei com seus alunos, você permite a compensação da articulação, do mesmo jeito que realizamos com a coluna lombar, depois de uma atividade de hiperlordose ou de extensão.

Por isso a importância de preparar a articulação do punhos para os exercícios e após a sua realização, promover a decoaptação articular.

Se mesmo tomando essas medidas o incômodo continuar, o instrutor deve mudar a estratégia. O bem-estar do aluno deve estar em primeiro lugar.

Conclusão

As dores articulares durante a execução dos exercícios são sinal de que algo está errado, podendo ser a carga excessiva, algum posicionamento errado do praticante, há ainda a possibilidade de ele ainda não estar preparado para tal movimento ou a existência de alguma lesão o impedir de realizar certas funções.

É preciso ter cuidado com os punhos no Pilates, mas também em qualquer outra atividade. Costumamos dizer que Pilates causa dor sim, mas nos lugares certos.

Conheça nosso site: www.espacofluir.com
Facebook: www.facebook.com/espacofluirsaude
Instagram: @espacofluir


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.