Junte-se a mais de 200.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Há algum tempo, que a abertura de estúdios de Pilates tem sido cada vez mais frequente e as inovações cada vez mais constantes. E você, tem acompanhado essa evolução?

Cuidado! As novidades são muitas e se quisermos abraçar todas o risco de perder qualidade e, consequentemente alunos, é alto. Mas ficar de fora, nem pensar. Nessa matéria vou abordar dois pontos que considero primordiais.
Se você já tem uma equipe com profissionais especializados e público suficiente para as variações Pilates, legal esses tópicos irão te ajudar a seguir em frente. Agora, caso trabalhe com uma equipe ainda em busca de aperfeiçoamento ou tenha um público misto acostumado apenas com o Pilates clássico, vamos devagar.

Para ambos os casos é importante ter em mente, a Contrologia e a observação. No mundo Pilates tudo funciona melhor respeitando os princípios, e nessa matéria não poderia deixar de citar a famosa frase de Joseph Pilates “não interessa o que você faz e sim como você faz”.

Eu particularmente, sou uma amante do Pilates aéreo e das acrobacias do Cadillac porém, é necessário saber o momento e a forma certa para usar cada técnica em cada aluno. Atualmente, existe um leque de opções incríveis que devem ser exploradas, assim como a melhor forma de aplicação.

Então vamos lá. Para se destacar seja bom nos princípios, pois são eles que fazem toda a diferença. Participar de congressos com líderes precursores do método Pilates faz abrir nossa mente, o que torna mais eficiente qualquer recurso. O Outro ponto que considero fundamental é a observação. Observe o movimento, as compensações, as contrações. É necessário perceber quais as necessidades, as capacidades, e as particularidades de cada cliente. Nem sempre nosso desejo é pertinente a evolução de nossos alunos. Por isso existem formas de diagnosticar o que o instrutor deve estimular e qual forma fazer em cada praticante.

Se tivermos uma boa base da técnica, estudando e se aperfeiçoando o mais simples movimento desempenhado pela pessoa certa traz resultado, e é isso que gera fidelidade e confiança no seu trabalho.

São através desses parâmetros que acredito no seu sucesso com as inovações Pilates.


Luma Coelho
Fundadora LC FisioPilates – RJ
[email protected]