Então, enfim seu sonho se realizou. Abriu seu estúdio, começou sozinha (o) e agora já tem seus colaboradores, tudo indo bem, as coisas se encaminhando… Mas você também virou empresário do dia pra noite, e não entende nada do assunto!
“Tamo junto amiga (o)”
Contas a pagar, pessoas a contratar, taxas para entender, contratos, marketing, internet, manutenção e captação de clientes… ufa… confuso né?
Pois bem, após 5 anos aprendendo na marra, e atrás de aperfeiçoamento constante, comecei a pensar em quanto esse conteúdo é importante para que um negócio lucrativo e em constante crescimento não venha a fechar as portas, por causa da falta de conhecimento na área de marketing.
Hoje falaremos de marketing de relacionamento voltado aos Estúdios de Pilates!
Mas o que é Marketing de Relacionamento?
De acordo com os especialistas, o marketing de relacionamento nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes.
A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes e o grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.
Hoje em dia, grandes empresas investem milhões para relacionar-se com seus clientes. Esse investimento vai depender, obviamente, do tamanho do negócio. Estúdios pequenos e médios precisam investir em sua proporção, mas não podem negligenciar esse percentual no orçamento.
Uma premissa importante: é necessário haver um relacionamento com o cliente para que, só então, ele possa ser gerenciado.
Muitas empresas têm adotado softwares sofisticados de gerenciamento com o cliente, mas se esquecem que deveriam antes, construir um relacionamento com seus consumidores, e isso não é tarefa para nenhum software.
Segundos estudos, as pequenas e médias empresas – como os Estúdios de Pilates – já tem esse vínculo com o cliente, até mesmo pelo seu tamanho. O que precisa ser feito então seria administrar bem esse vínculo já existente.
Implantando o Marketing de Relacionamento no Estúdio
Para criar um plano de marketing de relacionamento, é preciso primeiramente implantar a cultura de fidelização dos clientes junto aos seus colaboradores (instrutores e atendentes). Isso porque a relação entre o estúdio e o cliente já se inicia no primeiro contato dele com a empresa.
Um exemplo é quando eles ligam para obter informações sobre as aulas e pagamentos.
Por isso, desde o primeiro momento, a empresa precisa ter um sistema de atendimento que cative e conquiste o seu cliente, de forma que a relação seja concluída com a aula experimental (se tiver) e se estenda para a conclusão da matrícula.
Para que o estúdio tenha êxito e sucesso com o seu plano é importante que os alunos/pacientes falem de seus serviços de maneira positiva, mostrando a importância de tê-los na sua vida.
Isto é, os clientes irão se tornar uma de suas formas de propaganda, estimulando novas pessoas a adquirirem seus serviços, pois eles se tornarão fãs da marca e propagarão de forma gratuita o retorno e resultado que as aulas trazem.
É importante também que seu plano tenha todas as suas ações direcionadas para os seus clientes, fazendo com que eles se sintam a peça mais importante dessa relação comercial, pois os clientes são a fonte de receitas que mantêm o estúdio.
Outra ferramenta importante para estreitar os laços e as relações com os clientes, é ter em mente que devemos utilizar de todos os meios possíveis para manter um relacionamento direto com o seu publico:
- Redes Sociais (Facebook, Twitter e Instagram)
- Marketing de Conteúdo
Ou seja, a empresa precisa buscar personalizar as experiências com os seus clientes.
A Importância de Identificar os Clientes
Para que o Marketing de Relacionamento gere frutos é de grande importância que o estúdio procure construir um banco de dados que permaneça sempre atualizado com os dados dos seus alunos.
É através do banco de dados que a empresa vai criar as campanhas e investir em formas de gerar a fidelização dos seus clientes.
Quando você tem um banco de dados atualizado, fica mais fácil de criar campanhas e enviá-las ao máximo de pessoas, como por exemplo:
- Entrar em contato com o cliente informando promoções, como dias das mães, férias, aulas de inverno, aulão, etc.
- Parabenizar o cliente em datas especiais de sua vida como aniversário.
- Realizar pesquisa de satisfação com os clientes quanto a novidades e serviços oferecidos.
- Programa de bonificações através de planos de fidelidade. Exemplo: alunos que não faltam podem ter desconto na renovação do plano.
O sucesso de um plano de marketing de relacionamento está diretamente ligado a quanto o estúdio conseguiu se aproximar do seu aluno, de forma a compreender as necessidades e desejos da clientela.
Assim conseguindo potencializar em aumento das suas vendas e o reconhecimento da marca por parte do mercado consumidor e dos próprios concorrentes.
Só assim você poderá ter um feedback do público, descobrindo se há satisfação ou não em relação aos serviços prestados e disponibilizados ao mercado.
Concluindo…
Vou finalizar esse assunto, citando algumas dicas preciosas:
1) Conheça seu Cliente/Aluno: Tenha os dados cadastrais sempre completos.
2) Segmente e Personalize: Crie campanhas específicas para cada informação que você tem em seu banco de dados.
Exemplo:
- Homens e Mulheres
- Pessoas com mais de 60 anos
- Pessoas com motivos específicos como dores, postura, condicionamento muscular..
3) Ser sistemático, sem ser invasivo: Crie um cronograma de envio de informações.
4) Resultados: Verifique os resultados e vá aperfeiçoando com o tempo.
5) Relacionamento: Trabalhe com o relacionamento em duas vias, ou seja, ouça seu cliente. Tenha canais que eles possam se comunicar e ouça dúvidas e reclamações.
As questões sobre como administrar o estúdio são muitas e tenho plena certeza que precisamos cada vez mais entender que a busca de informações precisa ser constante.
Afinal de contas, estamos na área da saúde e ainda assim passamos a outro setor, mas com o mercado das atividades físicas crescendo tanto, não temos saída, devemos agregar conhecimento para ter sucesso.
Essa é a evolução do Pilates, desde o “MAT”, aos equipamentos, técnicas, programação das aulas, e novidades.
Até na tecnologia estamos crescendo e precisamos nos preparar pra isso. E você, tem mais alguma dica a acrescentar? Conta aí nos comentários!
Muito boa as dicas, estou mesmo pensando em melhorar estas questões no estúdio, principalmente mostrar esta preocupação e carinho em lembrar de datas, enviar mensagens quando faltam e manter os alunos sempre motivados a irem as aulas. Obrigado pelas dicas e sucesso a todos.