Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Pressupõe-se que o método conhecido como Pilates seja capaz de melhorar a flexibilidade geral do corpo, estimular a circulação sanguínea, o alinhamento postural, a coordenação motora, o aumento da força muscular e a prevenção de lesões.

Como já dizia o criador “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo”.

Quando Joseph Pilates no final da sua frase conclui que a diferença com as sessões chega a ter um novo corpo, se dá por diversos fatores, e o primeiro deles é em relação à flexibilidade.

Importância do Alongamento

No método Pilates o alongamento leva a maior flexibilidade corporal, se praticado constantemente e é uma prática que é aplicada em toda “aula”.

No método não se trabalha apenas uma forma de alongamento, mas na sua totalidade os alongamentos são praticados lenta e progressivamente até chegar à uma máxima amplitude de movimento. E, após chegar a esta amplitude, o próximo passo é estabilizar com o alongamento estático.

O alongamento estático consiste em manter a mesma posição em um período entre 20 à 30 segundos, lembrando que não é uma regra fazer somente alongamento estático durante a prática de Pilates.

No Pilates, o alinhamento postural e a coordenação motora ocorrem porque os exercícios são realizados com correção postural e posicionamento.

Durante a prática, o instrutor fica sempre atento para observar se não está ocorrendo compensação, se está ocorrendo a contração da musculatura abdominal, transverso abdominal, oblíquos, multífidos e assoalho pélvico e também se o “aluno” trabalha a respiração corretamente.

Com isso, durante a prática é possível observar a exatidão do exercício realizado. A consciência corporal obtida com o Pilates e o foco nos músculos citados acima faz com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, o que leva à um alinhamento postural.

Método Pilates

O Pilates trabalha com todo o corpo, através dos seus princípios, que vou citar de uma forma resumida:

Respiração: A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento, inspiração e expiração completa. A respiração adequada auxilia o alinhamento do tronco e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória.

Centralização: O fortalecimento da musculatura conhecida como “Power House” já citada acima, proporciona a estabilização do tronco e o alinhamento biomecânico. A ativação desta musculatura durante a prática é de extrema importância para que durante a execução do exercício não ocorra sobrecarga na região da coluna.

Concentração: É a transformação do pensamento em movimento. Durante a execução do exercício o “aluno” tem que estar focado para que o movimento realizado seja o mais preciso possível.

Controle: É o recrutamento da musculatura desejada, não ocorrendo compensação. Diria que o controle leva ao movimento “perfeito”.

Fluidez: A leveza dos movimentos, sem ativação da musculatura acessória, sem sobrecarga articular. Desta forma se obtém um movimento “limpo” e bem executado.

Dentro do Pilates, o corpo ganha uma hipertrofia muscular. O método consegue trabalhar vários músculos do corpo ao mesmo tempo, além dos outros ganhos já citados.

Apesar de não ser o objetivo principal, a hipertrofia muscular ocorre, pois utiliza a resistência das molas e o peso corporal durante a prática, e ao contrário da musculação o Pilates não trabalha com cargas excessivas e também não trabalha um grupo muscular específico.

A prevenção de lesões também engloba o método Pilates tanto para esportistas quanto para idosos, as lesões são decorrentes de movimentos errados, falta de coordenação e estresse.

No Pilates, ao realizar exercícios para fortalecimento da musculatura abdominal (Power House) o “aluno” terá uma melhor função dos membros durante as atividades, evitando a instabilidade articular e alterações biomecânicas.

Ele também terá o alongamento que ajudará a dar mais “liberdade” ao movimento auxiliando a diminuição de aderências teciduais.

No método se trabalha o estímulo sensorial quando se aplica durante a aula de Pilates o treino de equilíbrio exigindo o controle postural, adaptando a aula com acessórios e postura diferente, sempre dando o estímulo na medida certa.

Comparado com outras modalidades esportivas, o método se destaca pela qualidade do movimento e garantia de que não ocorrerão lesões, desde que seja praticado com a supervisão de um instrutor qualificado. Vale lembrar que as primeiras diferenças notadas serão uma boa postura corporal e flexibilidade.

Após algum tempo de prática notará diminuição do estresse mental, diminuição de dores, principalmente na coluna, pois com o fortalecimento da musculatura abdominal e o alinhamento corporal, no dia a dia passará a não sobrecarregar a coluna para os afazeres cotidianos.

Embora algumas melhorias já sejam perceptíveis nas primeiras aulas, a maior parte delas ocorre a médio/longo prazo.

Cada “aluno” trabalha com um objetivo específico, porém o ganho de qualidade de vida abrange todos. O trabalho de Contrologia (controle da mente e do corpo) é custoso, mas com perseverança e paciência, é possível alcançar os objetivos dentro do Pilates.

Concluindo…

Com todas as vantagens o Pilates está ganhando cada vez mais adeptos.

Durante a minha vivência com as aulas de Pilates, consegui observar grandes mudanças na vida dos meus “alunos”, desde os que tiveram AVC até os esportistas de alta performance. E a gratificação surgia em cada conquista e em cada agradecimento.

Lembrando que sempre foram observadas as necessidades individuais e limitações de cada aluno para que fosse alcançado o objetivo necessário.

Com este breve texto podemos perceber que a filosofia e os princípios do método Pilates proporcionam perfeita conexão entre a mente e o corpo.

Como não existe contra indicação, é uma técnica que pode ser realizada por pessoas de todas as idades como crianças, adultos, idosos, gestantes e até mesmo deficientes físicos, podendo ser adaptado para cada tipo de pessoa, proporcionando uma infinidade de melhoria para a saúde.

Os benefícios no corpo são sentidos de uma maneira global e isso leva a conclusão que é nítida a mudança que o mestre Joseph Pilates cita, sobre ter um novo corpo após 30 sessões, pois é um método único.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.