Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A fibromialgia é uma síndrome reumática, não inflamatória, de etiologia desconhecida e que afeta principalmente mulheres acima de 30 anos. Os principais sintomas são: dores musculoesqueléticas difusas; distúrbios do sono; fadiga; rigidez matinal de curta duração; sensação de edema e parestesias. Existem várias opções de tratamento, sendo a utilização do Pilates na fibromialgia a melhor opção para reabilitação.

O tratamento inclui medicações visando melhora do sono e diminuição das dores. É fundamental a prática de exercícios físicos orientados por profissionais capacitados.

O método Pilates é um grande aliado na reabilitação dos portadores da fibromialgia, pois o fortalecimento e alongamento muscular estão presentes durante os exercícios de forma suave e progressiva, sempre respeitando a fisiologia muscular e a biomecânica articular.

Com os exercícios, observa-se o alívio da dor, restauração da amplitude de movimento e flexibilidade, além da capacidade de concentrar-se e executar atividades da vida diária, muitas vezes prejudicadas pela doença.

As aulas proporcionam conexão da mente com o corpo, somados às técnicas de respiração, movimentos fluidos e centralizados. A utilização do Pilates na fibromialgia também promove o relaxamento, diminuindo a tensão muscular.

A liberação de hormônios e neurotransmissores é estimulada e, ao término da aula de Pilates, o indivíduo se sente revigorado, com uma sensação de bem-estar e ainda observa melhoras no sono, possibilitando uma diminuição da dosagem dos medicamentos.

À partir do momento que o corpo aprende a fazer o movimento com maior eficiência motora, menos esforço e compressão da musculatura e nervos, e aplica isso em suas atividades de vida diária, as crises de dor fibromiálgicas tornam-se mais espaçadas e menos intensas.

Leia mais:
Pilates aplicado à cervicalgia
Pilates nas patologias: lesões do ligamento cruzado anterior
Pilates para ajudar atletas em lesões musculares

Samuel Jardim
Graduado em Fisioterapia pela UFVJM
Especialista em Fisioterapia do Trabalho (FCMMG)
Mestrando em Reabilitação e Desempenho Funcional (UFVJM)
Formação nos Métodos Pilates e Treinamento Funcional
http://lattes.cnpq.br/2309914294284751
(33) 91180709


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.