Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O Pilates já é um método conhecido por adultos, mas, a partir de 2006, foi aplicado para crianças por uma equipe americana de profissionais, visando atenuar o sobrepeso gerado pelas mochilas, má-postura, pelo uso de celulares, tablets e notebooks de maneira inadequada e também pelo sedentarismo.

Segundo Aparício & Pérez, o Método Pilates é um programa de treinamento físico e mental que considera o corpo e a mente como uma unidade, dedicando-se a explorar o potencial de mudança do corpo humano. Devido a isso, e pela variedade de exercícios e acessórios dinâmicos como bolas, rolos de espuma, meia bola associados à contrologia, respiração e concentração, cada mais vez crianças são adeptas ao Método, lembrando que o lúdico não pode faltar.

O uso desses materiais aumentará a noção de onde está seu corpo no espaço e forçará a criança a se mover cuidadosamente, acabando com a sensação de gravidade e de mobilidade, dando a noção de quais músculos estão sendo utilizados e como reeduca-los, e não simplesmente ignorá-los (CRAIG; 2005).

O início da prática em crianças pode ser em qualquer idade, sendo o mais comum aos 4 anos, onde elas já têm uma noção corporal, entendimento de exercícios e interesse – lembrando da utilização dos 6 princípios do Método: centro de força, concentração, controle, precisão, respiração e fluidez de movimento, que são fundamentais para a aplicação correta dos exercícios.

Sendo assim, consegue-se trazer a criança para a idade cronológica correta, evitando as sobrecargas, vícios, dores posturais, sedentarismo e auxiliando em doenças como estresse, depressão e ansiedade, fazendo com que muitas vezes a criança encare o mundo com autocontrole, disciplina e leveza, e com uma coluna fortalecida para praticar outras atividades, aumentando o interesse pela continuidade do exercício e por hábitos saudáveis. O Pilates e as crianças são uma ótima combinação.

Juliana Vieceli Creffito
Especialista em Pilates Solo, bola e acessórios.
Especialista em Neurologia com ênfase em neuropediatria.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.