Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Atualmente é comum relatos que as pessoas vem sofrendo muito com dores entre o pescoço e a cabeça, e isso se dá por conta do grande acúmulo de funções e tarefas que vêm sendo requisitados. Muitas pessoas sofrem com as dores de Cefaléia Cervicogênica, mas muitos não sabem nem conhecem o tratamento. 

É claro que não se refere a somente carga excessiva de trabalho, mas podemos relacionar a outros fatores que ajudam a mascarar esse aumento de casos, citando juntamente com o trabalho, a vida cotidiana, pressão familiar e até mesmo como nós nos comportamos.

Todos esses fatores são importantes aliados para que muitos indivíduos comecem a apresentar algum tipo de sinais ou sintomas de dores em locais específicos, que acabam generalizando para outras regiões. Desta forma é correto dizer que a dor se multiplica, ou seja, acaba acarretando vários pontos e não só um especificamente. 

Você ou seu aluno sofre com dores relacionadas ao pescoço, cervical e de cabeça? Então fique atento a essas dicas e orientações, pois pode ser um caso de Cefaléia Cervicogênica. Boa leitura!

O que é Cefaléia Cervicogênica?

Podemos definir que a Cefaléia Cervicogênica é uma dor de cabeça como que se origina-se no pescoço, porém em muitos casos essa é iniciada na cabeça.

Uma dor de cabeça Cervicogênica se desenvolve no pescoço, embora uma pessoa sinta o incômodo em sua cabeça. 

Na maioria dos casos, as dores Cervicogênicas se desenvolvem em um lado da cabeça, começando na parte de trás da cabeça e no pescoço e irradiando para a frente.

É um mal que acomete milhões de pessoas, um incômodo que muitas vezes incapacita as atividades habituais no dia a dia, impedindo de conseguir estudar, trabalhar e praticar esportes.

A dor de cabeça crônica, como a enxaqueca, pode transformar a vida de quem sofre com essa patologia, fazendo com que o indivíduo, para se adaptar, acabe por viver em função da dor. É um dos problemas mais comuns e, segundo dados médicos, 40% das pessoas sofrem de pelo menos uma dor aguda na região.

Claro que a dor vai variar muito de pessoa para pessoa, pois uma vez que ela é sentida a pessoa apresenta um grau de desconforto que vai de leve, moderado e grave, ou seja, sua intensidade varia durante todo o período.

Quais são os tipos de cefaleia?

Como se sabe existem inúmeras maneiras de se ter a cefaleia. Isso se dá por diversos fatores, seja forma direta ou indireta. Podemos dizer que este tipo de desconforto afeta cerca de 15% a 20% das pessoas.

Os principais tipos de cefaleias são:

  1. Sinusites;
  2. Enxaquecas;
  3. Cefaleia Cervicogênica;
  4. Cefaleia Tensional;
  5. DTM.

Cada uma dessas citadas acima terá sua particularidade e fará com que cada indivíduo apresenta sintomas diversificados. É importante que cada pessoa fique atenta ao que está sentindo, pois assim o tratamento se tornará mais eficaz.

Causas da Cefaléia Cervicogênica

As origens da causa da Cefaléia Cervicogênica, normalmente se dão por conta de problemas relacionados no pescoço e consequentemente afetam as vértebras principalmente na parte superior da coluna. Essas vértebras são chamadas de vértebras cervicais ou especificamente a vértebra C2 e C3.

Na maioria das vezes as causas são de origens cervicais. A seguir segue as principais causas primordiais, dentre elas são:

  1. Tensão;
  2. Ansiedade;
  3. Estresse;
  4. Carga excessiva de peso;
  5. Fatores emocionais.

Além de todos esses fatores, ainda podemos destacar que os músculos são os grandes responsáveis por esse desconforto, pois como se sabe o maior responsável por essa sincronização e sintonia dos movimentos. 

Quando esses músculos não estão sendo executados de forma correta, é certo afirmar que está ocorrendo um desequilíbrio muscular, ou seja, ocorre alterações em toda a estrutura, prejudicando todo o conjunto.

É importante afirmar que as dores podem ser de um lado só ou de ambos os lados. Além do mais, temos que destacar que alguns hábitos diários prejudicam ainda mais o local afetado ou lesionado. Por isso é de extrema importância observar o local para que essa estrutura não sofra mais problemas na região.

Sintomas de Cefaléia Cervicogênica

Agora que já sabemos a importância dos cuidados com a nossa coluna e cabeça segue abaixo alguns sintomas pertinentes e que temos que levar em consideração. Claro que isso tudo vai variar muito de cada indivíduo. 

Nem sempre são os mesmos sintomas apresentados, podendo variar de acordo com as pessoas. Os sintomas mais comuns são:

  1. Dor cervical;
  2. Dificuldade de realizar alguns movimentos;
  3. Dor irradia para membros superiores como braços e mãos;
  4. Rigidez articular no pescoço;
  5. Dificuldade ao dormir;
  6. Intolerância à claridade;
  7. Náuseas e vômitos.

Tratamento da Cefaléia Cervicogênica

Todo e qualquer tratamento é iniciado com uma boa avaliação, ou seja, isso vai levar em conta toda anamnese feita e investigar tudo aquilo que o paciente irá te apresentar. As queixas referidas serão um fator primordial para estabelecermos um tratamento eficaz. 

O ponto de partida do tratamento é buscar a raiz do problema, isso quer dizer saber qual é a origem do problema apresentado.

Podemos de deixar de lado e ficar claro que todo e qualquer tratamento será individualizado, isso porque cada indivíduo terá suas queixas e sintomas os principais tratamentos para este tipo de situação são:

  • Reeducação postural global – RPG;
  • Técnicas de fisioterapia relacionadas a cabeça e pescoço;
  • Uso de termoterapia como TENS, LASER, ULTRASSOM;
  • Acupuntura;
  • Uso de medicamentos;
  • Bloqueios.

Conclusão

A Cefaléia Cervicogênica é uma condição complexa e muitas vezes subdiagnosticada que envolve a presença de dor de cabeça que se origina na região cervical ou do pescoço.

Esta condição é desafiadora tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, uma vez que os sintomas podem ser semelhantes a outras formas de dor de cabeça, como enxaqueca ou cefaléia tensional.

A Cefaléia Cervicogênica ressalta a importância da abordagem holística na medicina, em que a interconexão entre diferentes sistemas do corpo é reconhecida. O diagnóstico preciso e o tratamento eficaz dessa condição requerem uma avaliação cuidadosa dos sintomas do paciente e a identificação das causas subjacentes.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.