Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Hoje em dia a prática regular de atividades físicas vem crescendo de uma forma avassaladora e, assim, proporcionando a inúmeros indivíduos um bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Com certeza você já ouviu falar do poder do Método Pilates, mas você sabe o que é essa modalidade? 

O Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos solos ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo a saúde de indivíduos em condições patológicas e promovendo um aumento da qualidade de vida para saudáveis.

Como você pode perceber, o Método pode até ser considerado novo e moderno, porém sua importância no cotidiano vem de décadas atrás. 

Com o avanço da fisioterapia, a educação física e a nutrição, mais e mais pessoas foram contagiadas para tentar a prática que busca proporcionar um bem-estar físico e mental.

Para entender as vantagens, benefícios e o poder do Método Pilates, montamos uma lista com alguns fatores positivos advindos desta modalidade. Veja a seguir!

O poder do Método Pilates em 5 pilares

1. Combate ao estresse

Ao realizar as séries de exercícios que existem no Pilates, é exigido do praticante um ritmo respiratório e concentração que não pode ser quebrado. Caso contrário, não conseguirá fazê-los com qualidade.

Sendo assim, ao longo do tempo, as pessoas adquirem maior controle sobre o próprio corpo e acabam lidando melhor com situações geradoras de estresse, nervosismo e ansiedade.

2. Melhora da coordenação motora

As execuções das atividades envolvem um grande nível entre mente e corpo, promovendo exercícios que exigem equilíbrio e flexibilidade. Com o tempo, o praticante começa a ter maior controle sobre o corpo e coordenação dos movimentos.

3. Melhora na respiração

Respirar é um ato que também requer prática. Por incrível que pareça, muitas pessoas não sabem respirar da maneira correta. 

O poder do Método Pilates vem justamente na busca da respiração que estimule o diafragma e auxilie os praticantes a atingirem a respiração correta.

4. Boa opção para quem busca exercícios mais tranquilos

Os exercícios de Pilates surpreendem pela suavidade, porque não têm alto impacto como outras atividades físicas. Dessa forma, é uma ótima opção para quem não tem o hábito de praticar exercícios físicos e busca uma atividade suave.

5. Pode ajudar no tratamento da escoliose

A prática regular do Pilates contribui para a melhora da postura do aluno. O Método não só previne doenças musculoesqueléticas, como também é capaz de melhorar alterações significativas da coluna vertebral, protegendo as articulações e toda a coluna.

O Pilates é um Método bem antigo que ganhou seu espaço entre as pessoas por garantir diversos benefícios aos que praticam. Desta forma, pode ser considerado como um grande influenciador para melhorias do corpo e da mente em diversas fases diferentes do indivíduo, sendo ela reabilitação ou melhora do condicionamento físico.

Por que fazer Pilates?

Conforme vimos, atualmente, o poder do Método Pilates é conhecido internacionalmente por pessoas de todos os níveis de aptidão física, por ser uma atividade de baixo impacto.

A evolução é gradativa e varia conforme o perfil do aluno e seus objetivos, podendo inclusive, auxiliar no processo de emagrecimento. Médicos frequentemente recomendam o Método como um instrumento de auxílio na correção postural em patologias como cifose, escoliose, lordose, entre outras.

Os benefícios da prática do Pilates são inúmeros nesses casos, pois, desde que bem orientado, o Método oferece fortalecimento, flexibilidade, alongamento e melhora do equilíbrio corporal, promove um melhor alinhamento da coluna vertebral, e, consequentemente, reduz as tensões musculares, dores e impede o agravamento da patologia. 

Por isso, é fundamental que o profissional esteja atento à execução dos movimentos do aluno para não haver sobrecarga na coluna ou dores.

Quais são os principais benefícios proporcionados pela prática do Pilates?

  • Aumento da resistência muscular;
  • Alongamento;
  • Fortalecimento;
  • Correção postural;
  • Melhora do equilíbrio e da coordenação motora;
  • Melhora do controle respiratório;
  • Aumento da consciência corporal;
  • Proporciona menor desgaste nas articulações se comparada às outras atividades
    físicas de impacto, como exemplo: corrida, musculação, crossfit.

Benefícios do Pilates para a mente

  • Aumento da concentração;
  • Estímulo da memória;
  • Redução do estresse.

Benefícios do Pilates para o corpo

  • Melhora da postura;
  • Fortalecimento da musculatura;
  • Alívio de dores.

Como dizia Joseph Pilates:

“O Pilates é uma forma de exercício físico que se concentra na conscientização corporal, equilíbrio e força muscular. Esse Método tem sido cada vez mais popular ao longo dos anos, especialmente entre aqueles que procuram melhorar sua saúde e bem-estar”.

Conclusão

Atualmente vivemos em um mundo repleto de transformações, seja no cotidiano quanto no seu trabalho. Sabemos que essas mudanças podem levar você a ter inúmeros problemas relacionados à saúde física e mental.

Afinal de contas, por que não praticar exercícios físicos regularmente? E você que ainda não sabe por onde começar e tem dúvidas do que fazer, que tal dar uma chance a essa modalidade e ver o poder do Método Pilates para te proporcionar não só a sua saúde mas também ao seu corpo?

Desta forma podemos então afirmar que o Método vai além daquilo que pensamos. A metodologia visa não só o estímulo de cada indivíduo ter o ganho de foco e atenção, mas também ajuda no controle emocional, além de proporcionar um fortalecimento e alinhamento corporal, ou seja, “Corpo são, Mente sâ”.

Não se esqueça que seu corpo foi feito para se movimentar, assim você ajudará a ter um estilo de vida mais saudável, proporcionando a si mesmo um alívio no estresse, à sua rotina e no sedentarismo.

Que tal começar a pôr em prática e cuidar da saúde mental? Vamos começar!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.