O Pilates está entre os métodos mais eficazes para tratamento de dores de coluna, alongamento de cadeias musculares (ou simplesmente alongamento) e reabilitação do corpo. Visa o restabelecimento da hierarquia muscular, alinhando e recuperando o corpo de lesões.
O alongamento de cadeias para tratar as patologias da coluna é uma forma eficiente e inteligente para trabalhar a área em recuperação.
Em resumo, as cadeias musculares são responsáveis por unir todo o corpo, como uma linha de força, portanto se uma atividade é realizada para uma determinada parte do corpo, ela terá reflexo em todo o corpo.
A declaração original de cadeia muscular explicada por Françoise Meziéres (conhecida como Madame Meziéres) é: “Conjunto de músculos de mesma direção e sentido, geralmente poliarticulares que se comportam como se fossem um só músculo e se recobrem como telhas de um retalho”.
Para aprender mais a respeito do alongamento de cadeias, continue lendo!
Conhecendo as cadeias musculares
Trabalhar essas cadeias musculares é uma ótima forma de tratar tanto patologias simples e também aquelas que não notamos resultado e se parecem quase impossíveis de obter.
A observação dessa área importante do corpo é feita através de avaliações posturais, permitindo assim uma visão unificada do corpo em situações cotidianas.
Hoje o Blog Pilates traz o vídeo do fisioterapeuta Keyner Luiz para a VOLL TV, da VOLL Pilates Group, sobre o trabalho de cadeias musculares nas patologias da coluna vertebral, através de exercícios de flexão de tronco, de maneira simples e eficaz no Cadillac, utilizando o comando verbal.
Dica: tome sempre cuidado especial para como o aluno senta na bola, para que ele não caia do aparelho. Esteja sempre por perto durante os exercícios para lhe passar segurança.
Gostou do vídeo? Escreva nos comentários! Até a próxima.
ola..comecei esta semana a praticar pilates. mas estou meio receosa quanto ao tempo praticado.vou fazer 2 horas por semana.uma na terça outra na quinta.acredito que para ter resultados efetivos lá vção seis meses ou mais.ou não???
Gostei do vídeo, explicação rápida e prática…mto bom!!!!