Junte-se a mais de 200.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O ano de 2020 vai ficar marcado na história como um dos mais duros e difíceis que a sociedade moderna já encarou devido a pandemia do COVID-19

Por outro lado, lembraremos que foi um momento de oportunidade para exercermos a solidariedade e de praticarmos o bem pelo próximo. 

Por isso, a fim de conectar instrutores que desejam doar algumas horas do seu tempo para melhorar a saúde da população e fortalecer ainda mais o Método Pilates, o Grupo VOLL desenvolveu o projeto “Pilates de Todos”. 

Continue lendo e veja como você pode contribuir para toda a comunidade do Pilates! 

Solidariedade e Pilates, juntos desde da origem

Você sabia que desde do início Pilates e solidariedade andam lado a lado? 

Em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas. Ao enfrentar situações precárias neste campo de concentração, o criador do Método colocou em prática todo o seu conhecimento.

Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe (influenza) que vitimou outras pessoas de outros campos. 

Joseph Pilates tornou-se enfermeiro e trabalhou na recuperação de feridos da guerra utilizando as molas das camas para a melhoria da condição física destes pacientes.

Neste momento, Joseph notou que a execução dos exercícios com resistência causava maior eficiência na recuperação destes indivíduos, onde a recuperação do tônus muscular acontecia de forma mais rápida.

A importância do Pilates para a imunidade

Praticar atividade física é essencial para estar com o corpo imune, principalmente o Pilates  que trabalha com o equilíbrio entre a saúde física e mental. Mas qual é a relação entre Pilates e imunidade? 

O sistema imunológico é responsável pela defesa do nosso corpo contra o ataque de invasores externos (vírus, bactérias, fungos ou protozoários). Existem diversas formas de aumentar esse sistema, e uma delas é com a prática de exercícios físicos.

O movimento muscular e o aumento da frequência cardíaca fazem com que as células imunes saiam de seus pontos de espera. Assim, o nosso corpo fica com mais células imunes circulando, preparadas e prontas para procurar e destruir patógenos. 

Esse efeito não dura para sempre, mas aumenta o tempo para fortalecer as defesas do organismo. 

Dessa forma, exercitar-se de 30 a 60 minutos por dia, uma aula de Pilates por exemplo,  é suficiente para desencadear essa resposta imune.

Como funciona o Pilates de Todos?

O Pilates de Todos é uma forma de unir a comunidade do Pilates,  retornamos às atividades após a pandemia e ajudarmos também quem precisa praticar exercícios para a sua saúde.

Para profissionais

É instrutor ou possui um Studios de Pilates? Contribua dedicando algumas aulas gratuitas, quantas quiser, para o público local de sua cidade após o período da quarentena. Inscreva-se aqui e entre para a lista de voluntários.

Os profissionais que toparem participar desta ação, irão ser presenteados com o filme ‘Tributo a Joseph Pilates’. O documentário é uma produção da VOLL Pilates Group em parceria com a instrutora da Segunda Geração do Método Pilates Glaucia Adriana.

Para a população

Pessoas interessadas em beneficiar-se com aulas de Pilates e que não possuem condições financeiras para pagar, poderão buscar neste site por um profissional ou studio voluntário. 

É bem fácil! Basta entrar em contato, verificar a disponibilidade e havendo, agendar para fazer aulas gratuitamente.

Conclusão

Estamos vivendo uma situação nova, precisaremos superá-la juntos! Tudo o que está acontecendo no mundo tem de deixar para a humanidade um legado de solidariedade e cooperação.

Justamente por isso, a plataforma Pilates de Todos busca conectar profissionais e sociedade através do Método Pilates. De forma voluntária, aplicando força e coração para a reconstrução de uma comunidade mais saudável e próspera.

Precisamos nos manter solidários e ajudar conforme estiver em nosso alcance para lidar com essa crise provocada pela pandemia do coronavírus. 

O Pilates de Todos é um projeto simples, porém muito efetivo e inspirador.  Não há dúvidas, de que juntos, nós podemos deixar marcado nesta história a ajuda do Pilates!


























Banner Circuito TF