Você saberia dizer se perder peso é o mesmo que emagrecer?
A balança pode indicar que uma pessoa perdeu peso, mas não gordura e uma pessoa pode ter emagrecido, mas o número na balança pode não ter se alterado.
Ficou confuso? Calma que eu explico.
É frequente a pergunta nos Studios pelos nossos alunos se o Pilates emagrece. Muitos de nós, professores ficamos em dúvida em como responder corretamente a essa questão. E para isso precisamos primeiramente entender do que é composto nosso corpo.
Quando falamos que pesamos, por exemplo 60kg (quilos), na verdade estamos nos referindo à nossa massa corporal total que é expressa em kg. O conjunto dos componentes que formam a nossa massa corporal é denominado Composição Corporal e pode ser classificado em 4 modelos.
No entanto vou citar o mais conhecido e utilizado por nós:
Componente Anatômico
Tecido adiposo, tecidos moles (músculos não esqueléticos), músculos esqueléticos e ossos. Os componentes causadores de variações na determinação do peso corporal são:
- Músculos
- Ossos
- Gorduras
As alterações que ocorrem nesses componentes são devidas aos fatores de crescimento e de envelhecimento, alimentação, exercício físico e as doenças.
Mas então o que é perder peso?
Quando subimos em uma balança e verificamos o número marcado em quilogramas (kg), ela está indicando nossa massa corporal total que inclui órgãos, ossos, músculos, água e gordura como descrito acima.
Dietas de baixas calorias são indicadas para a diminuição da gordura corporal e perda de peso. Porém, a dieta sem associação ao exercício físico proporciona além da perda de massa de gordura, também a perda de massa muscular.
Recomenda-se combinar atividade física e dieta para favorecer um equilíbrio saudável entre massa de gordura e massa muscular.
Normalmente indica-se o exercício aeróbio como corrida, bicicleta e caminhada para perda de peso, devido sua provável maior metabolização de lipídios, diminuindo níveis de colesterol e LDL. No entanto, o exercício aeróbio também pode estar relacionado com perda de músculo e água.
Estudos também indicam que o “overtraining” que é quando não se respeita o tempo de recuperação do corpo após um treino excessivo, podem aumentar a atividade de proteínas catabólicas (quando ocorre a quebra de proteína muscular) e diminuir a atividade das proteínas anabólicas (processo de formação de proteínas), além de uma desidratação excessiva.
Além dessas opções o exercício resistido por ser um potente estímulo para aumentar a massa, força e potência muscular, ajuda a preservar a musculatura, que tende a diminuir devido à dieta.
Outro fator importante é que pode ser especialmente benéfico para as tarefas do cotidiano.
Importante!
A prevenção da perda de massa muscular é fundamental, tendo em vista as funções do músculo na saúde como movimentação, estabilização, produção de calor, etc., contribuindo assim para a manutenção das tarefas funcionais e da qualidade de vida.
Portanto, perder peso é a redução da massa corporal total (massa gorda, massa magra, massa óssea, órgãos, água).
O que é emagrecer?
As pessoas relacionam emagrecer com perda de peso (kg), no entanto nem sempre o emagrecimento é acompanhado com a perda de peso total, já mencionado acima. Ou seja, podemos perder gordura, ganhar massa magra (através do exercício) e não alterar ou até aumentar o peso.
Sem uma dieta alimentar, de que forma pode acontecer o emagrecimento (perder gordura) sem alterar o peso?
Os treinamentos de força propiciam o aumento da massa magra, provocam um aumento do metabolismo, por sua vez um gasto energético e com isso a redução da gordura corporal.
Poderíamos dizer que trocamos massa gorda por massa magra e perdemos volume (medidas). Isto porque a gordura é menos densa que o músculo. Assim um 1 kg de gordura tem maior volume que 1kg de músculo.
Então quando falamos que emagrecemos, é referente apenas à redução de massa gorda, enquanto que perder peso é referente à redução de massa corporal total.
Como saber se perdemos gordura?
Existem equipamentos e técnicas especiais que avaliam a porcentagem de gordura, sendo que os mais utilizados são:
- Dobras Cutâneas
- Bioimpedância Elétrica
- DEXA (que também calcula a porcentagem de massa óssea)
Portanto, emagrecer é reduzir a gordura corporal com ou sem alteração do número na balança (peso).
Treinamentos de Força para ganhar Massa Magra
De forma geral, os treinamentos de força consistem na realização de certos exercícios que utilizam a contração voluntária da musculatura esquelética contra alguma forma de resistência, que pode ser conseguida por meio do próprio corpo, pesos livres ou máquinas.
A musculação, a ginástica localizada e o Pilates seriam alguns exemplos. Agora que você já sabe a diferença de emagrecer e perder peso, vamos responder a sua dúvida:
O Pilates emagrece ou reduz o peso?
Resposta: O Pilates emagrece.
Por que?
Porque primeiramente o Pilates é uma atividade física, e entende-se por atividade física qualquer movimento corporal produzido por contração muscular e que aumente o gasto energético.
O Pilates consiste na realização de exercícios que utilizam a contração voluntária da musculatura esquelética contra uma resistência, que pode ser conseguida por meio do próprio corpo, ou das molas.
Ele pode melhorar a composição corporal, diminuindo massa gorda e aumentando a massa magra. No entanto, ele vai depender do volume e intensidade do treinamento.
Resultados positivos já foram encontrados em treinamentos de Pilates com a aplicação do repertório dos exercícios básicos e intermediários do Mat e dos equipamentos (Reformer, Cadillac, Chair, Magic circle e pesos de 1kg) durante 2 meses , 3 vezes na semana com uma hora de duração.
Diminuição expressiva na massa gorda, circunferência de quadril e cintura foram alguns dos resultados encontrados. Assim como houve melhora da resistência muscular e testes funcionais.
Importante salientar que na pesquisa só foram utilizados os exercícios criados por Joseph Pilates e respeitou-se a forma de progressão de carga através do uso de molas e ou aumentando o número de exercícios e não número de séries. Se quiser saber mais acesse a pesquisa.
Além disso, segundo dados da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), a população brasileira ficou 60% mais obesa em 10 anos e uma das alternativas de tratamento pode ser o Método Pilates.
Concluindo…
Com o explicado acima, e também baseado nas pesquisas podemos concluir que o Pilates emagrece e também diminui medidas.
Isso porque o Método ajuda a diminuir a massa gorda. Portanto, se para quem deseja emagrecer com redução de peso na balança, o Pilates e a dieta (restrição alimentar) devem ser associados para que o resultado seja efetivo e satisfatório.
Referências Bibliográficas:
-
American College of Sports Medicine position stand. Progression models in resistance training for healthy adults. Med Sci Sports Exer. 2002;34(2):364-80
-
Tran ZV, Weltman A. Differential effects of exercise on serum lipid and lipoprotein levels seen with changes in body weight. A meta-analysis. Jama. 1985; 254(7):919-24.
-
Aladro-Gonzalvo AR, Machado Díaz M, Moncada-Jiménez J, Hernández-ElizondoJ, ArayaVargas G. The effect of Pilates exercises on body composition: a systematic review. J Bodyw Mov Ther. 2012;16(1):109-14.
-
Savkin R, Bas Aslan U. The effect of pilates exercise on body composition in sedentary overweight and obese women. J Sports Med Phys Fitness.2016 Sep 8.
-
Martin, A. D. & Drinkwater, D. T. (1991). Variability in the measures of body fat – Assumptions or Techique? Sports Medicine, 11 (5), 277-288.
-
MALINA & BOUCHARD, 1991
-
Baalor DL, Katch VL, Becque MD, Marks CR. Resistance weight training during caloric restriction enhances lean body weight maintenance. Am J Clin Nutr 1988; 47:19-25.
-
Aladro et al, 2012 e Savikin e Bas, 2016
Por gentileza, vocês poderiam confirmar o nome da autora do texto. Esse texto foi veiculado num grupo do whatsapp e foi apresentado como sendo confeccionado por uma pesquisadora. Ao solicitar a confirmação do nome da autora aos ADM do grupo para que eu pudesse ver o trabalho dela através de seu currículo Lattes me foi orientado que solicitasse aqui.
Olá Ronaldo, a autora é a Angeles Rayes. Ela nos permitiu compartilhar seu texto no Blog Pilates!
Olá Ronaldo,
Aqui é a Angeles Rayes, autora do artigo. Se quiser mais informações da pesquisa por favor encaminhe um email para mim: [email protected] ou [email protected]
Olá Ronaldo,
Sou a Angeles Rayes autora do artigo, se quiser mais informações sobre a pesquisa , pode entrar em contato diretamente comigo [email protected]
Boa noite!
Gostaria de receber o artigo por e-mail.
Gostei muito da matéria.
Leitura deliciosa.
Obrigada por compartilhar
??????????
??????????
Olá Conchita.
Fico feliz que tenha gostado da leitura. Este é um tema muito questionado não só por alunos de Pilates como também pelos instrutores de Pilates. Espero ter contribuído.
Um abraço,
muito bom o seu artigo
Obrigada Janete.
Fico a disposição caso queira saber mais sobre o projeto Pilates na Obesidade.
Queria tanto emagrecer uns 15 ou 18 kilos
Seu artigo é ótimo querida
Obrigada Maria de Lourdes.
Fico a disposição para mais esclarecimentos se desejar.
Um abraço,
Angeles
Legal.
Obrigada Fabio.
Caso queira mais informações sobre o Projeto Pilates na Obesidade, estou a disposição.
Abs,
Angeles
Gostei.
Oi Julio.
Que bom que gostou, é muito importante ter um feedback dos leitores.
Abs,
Angeles
Legal.
Oi Emanuela,
Fico feliz que tenha gostado.
Um abraço,
Angeles
Exelente artigo! Parabéns!
Aprendi muito.
Oi Gracielle.
Que satisfação em saber que gostou e que aprendeu.
Fico a disposição caso queira saber sobre o Projeto Pilates na Obesidade.
Abs,
Angeles
Olá Maria de Lourdes, tudo bem?
O seu objetivo é perda de peso, portanto é necessário associar uma dieta com restrição calórica, melhor dizendo, fazer uma reeducação alimentar. Caso esteja sedentária, o Pilates é um bom começo para ingressar em uma atividade física moderada. Leia o outro artigo que escrevi aqui também para o Blog sobre Pilates para Obesos.
https://blogpilates.com.br/pilates-para-obesos/
Um abraço,
Angeles
Que matéria absolutamente esclarecedora e bem escrita! parabéns aos responsáveis!!!