Junte-se a mais de 200.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Atualmente, os pacientes procuram serviços de Fisioterapia, ou são encaminhados para um profissional de movimento corporal, por problemas físicos – associados, normalmente, a distúrbios de circulação causados por ferimentos, doenças ou situações relacionadas a saúde, interferindo na sua capacidade de executar várias atividades importantes e básicas. Também é muito comum a utilização do Pilates na Escoliose.

A escoliose, deformação morfológica da coluna, geralmente gera deficiências músculo-esqueléticas e cria limitações nas atividades de vida diária; é por isso que é necessário que os profissionais de saúde se aprofundem sobre sua natureza, e conheça as várias maneiras em que o exercício afeta os tecidos, para estabelecer intervenções adequadas.

O Método Pilates pode ser considerado o instrumento mais importante neste exercício postura anormal, por integrar princípios diferentes para uma melhor compreensão das possibilidades do corpo; exerce exercícios que trabalham o corpo em sua totalidade e não apenas permitem a participação ativa do paciente, mas lhe permitirá treinar gradualmente seu corpo e conhecer em profundidade.

Mobilidade e flexibilidade são aspectos muito importantes do funcionamento físico nesta alteração postural, e o Pilates restaura a capacidade de livre circulação. Seu trabalho progressivo destina-se a garantir a restauração do alinhamento da biomecânica da coluna, garantindo um ótimo desempenho em atividades domésticas, no local de trabalho ou no lazer.

Algumas dicas para trabalhar Pilates na escoliose:

  • Combine trabalho de força com trabalho de flexibilidade dinâmica e amplitude controlada por esforços.
  • Método de trabalho aperfeiçoando gestos conscientes de condução através da concentração, controle, fluidez e precisão de movimentos.
  • Concentra-se no alinhamento do corpo e biomecânica, garantindo melhor qualidade nos exercícios com um baixo índice de fadiga muscular.-

Implementar programas que incluem exercícios de Pilates baseado na flexibilidade e mobilidade dos músculos, integrando consciência corporal, mostrou resultados muito mais eficientes no tratamento desse tipo de patologia.

Conclusão

Utilizar o Pilates na Escoliose é uma alternativa segura e eficiente para o tratamento da Escoliose. A combinação dos exercícios certos são uma fórmula para bons resultados.