Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Vamos fazer um questionário rápido para te ajudar a decidir se deve ler esse artigo sobre exercícios funcionais no Pilates. Para isso, basta responder sim ou não para as respostas a seguir:

  1. Você tem dificuldade para pensar em variações de exercícios?
  2. Gostaria de deixar sua aula mais variada e dinâmica?
  3. Quer complementar o Pilates, mas não tem coragem de incluir outra modalidade na aula?
  4. Conhece o funcional, mas nunca pensou em aplicá-lo nos equipamentos de Pilates?

Se você respondeu SIM para pelo menos duas dessas perguntas, pode continuar lendo porque esse é o artigo para você.

Se você respondeu NÃO para a maioria delas, provavelmente já fez o curso MIT e aprendeu a usar exercícios funcionais na sua aula de Pilates.

Mas pode continuar lendo também, tenho certeza que aproveitará alguns dos exercícios abaixo.

Por que exercícios funcionais são perfeitos para sua aula de Pilates?

Quer saber mais sobre como juntar Pilates e Funcional na mesma aula? Então recomendo este artigo: Aliar Pilates e Funcional. Nem é preciso entrar em detalhes sobre como essa mistura de modalidades é excelente, certo?

As duas técnicas são complementares, ao contrário do que alguns profissionais ainda pensam. 

Por enquanto, muitos não as misturam por medo ou falta de conhecimento. Se esse é o seu caso, recomendo estudar Pilates e funcional mais a fundo. 

Inclusive, trabalhamos bastante com esses dois conceitos e como misturá-los em aula no curso MIT.

Quer começar a trabalhar essas duas modalidades juntas? Recomendo começar com estudos do Treinamento Funcional. Sem compreender exatamente como funcionam os exercícios do método, você dificilmente conseguirá adaptá-los para o Pilates.

Depois de compreender as modalidades com as quais você está trabalhando, chega a hora de começar a aplicar exercícios de funcional no Pilates. 

Para te ajudar, separei alguns exercícios úteis para realizar nos equipamentos de Pilates. Inclui também algumas dicas sobre seu uso.

Variações de prancha no Reformer

Quem não ama o Reformer? Ele é capaz de completar e diferenciar ainda mais as aulas de Pilates. Então por que não adaptá-lo para exercícios mais funcionais? 

Quando utilizamos a prancha abdominal no Reformer, por exemplo, ela torna-se ainda mais eficiente que no solo. 

As molas dão uma resistência ao movimento, forçando o aluno a realizar uma melhor estabilização do Core e até de membros superiores e inferiores em alguns exercícios funcionais.

A prancha é adequada para diversos tipos de alunos e pacientes. Ela é um excelente exercício para fortalecimento de musculaturas do abdômen e pode ser adaptada até para os mais iniciantes.

Nos exercícios que realizo no Reformer abaixo, seu aluno precisará de um pouco de preparação. Eles são bem mais instáveis que os realizados no solo, além de serem mais dinâmicos.

Portanto, se o seu aluno ainda não consegue realizar uma prancha corretamente no chão, ainda não está na hora de evoluir para o Reformer. Mas se ele for um pouco mais avançado essas são excelentes opções de exercício para desafiá-lo.

https://www.facebook.com/keynerluizmit/videos/438650029873345/

Mobilidade e fortalecimento de quadril

Mobilidade de quadril nem sempre é o forte dos nossos alunos. Na verdade, boa parte deles têm o quadril rígido e com dificuldade para realizar movimentos, apesar de nunca ter sentido dor na região.

Por isso, devemos incluir exercícios funcionais que proporcionem mobilidade para recuperar os movimentos funcionais desse corpo. Lembrando que falta de mobilidade de quadril pode ser causadora de dor no joelho, lombar e algumas vezes até no tornozelo.

Mesmo que seu aluno nunca tenha tido alguma reclamação relacionada ao quadril, esse é um problema grave que precisa de correção. Não sei se você já percebeu, mas o Pilates trabalha muito com a mobilidade desta articulação.

Temos exercícios funcionais que se encaixam muito bem em uma aula de Pilates, ainda mais se forem realizados nos equipamentos do método.

Dá uma olhadinha no vídeo abaixo. Nele realizo alguns exercícios no Reformer que trabalham mobilidade e fortalecimento de quadril. Ou seja, seu aluno consegue recuperar movimentos funcionais no equipamento.

Antes de realizá-los recomendo avaliar bem seu aluno para entender se ele não precisa de preparações para o movimento.

https://www.facebook.com/keynerluizmit/videos/438650029873345/

Fortalecimento de membros inferiores

Encontrar exercícios adequados para membros inferiores sempre foi um problema para você? Então aproveite o vídeo abaixo onde mostro alguns exemplos. 

Esses exercícios funcionais se encaixam completamente nas aulas de Pilates.

O fortalecimento de membros inferiores é essencial para qualquer tratamento ou treinamento. 

Mesmo que seu aluno tenha dor no ombro, você precisa trabalhar as bases do corpo. Quando falo em bases, quero dizer Core, quadril e membros inferiores.

Assim, esses exercícios funcionais se encaixam em quase qualquer aula. Como os movimentos são realizados de pé no Reformer, tome cuidado com alunos mais iniciantes e que tem problemas de equilíbrio.

Idosos, por exemplo, precisam de ajuda para subir e descer de qualquer equipamento.

https://www.facebook.com/keynerluizmit/videos/949068205302279/

Membros superiores e estabilidade de Core

Trabalhar o Core é muito importante nas aulas de Pilates. Sabe o que isso significa? Que no vídeo abaixo você confere um vídeo com exercícios que combinam membros superiores e estabilidade de Core.

Os exercícios funcionais abaixo são realizados no Cadillac usando a bola. Então, devemos ter um pouco de cuidado com alunos que ainda não têm uma estabilização adequada.

https://www.facebook.com/keynerluizmit/videos/2048568568786558/

 

Conclusão

Sempre recomendo que meus alunos vão além das fronteiras entre modalidades. 

Por que devo permanecer usando somente Pilates ou só funcional se a aula perfeita mistura os dois? Deixe de ter medo de adaptar sua aula, largue os protocolos prontos e comece a inovar.

Os exercícios funcionais são tão adequados para a prática do Pilates que até podemos adaptá-los aos equipamentos!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.