Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

As patologias do ombro podem causar muita dor e é cada vez mais uma das principais queixas nos Studios de Pilates, perdendo somente para as dores na coluna. Elas não delimitam sexo e/ou idade, e podem ocorrer em crianças, adultos, idosos, homens, mulheres, esportistas e sedentários – enfim, você já entendeu. O Método Pilates aplicado nas patologias do ombro é uma maneira de resolver esse problema muito desagradável, porque limita movimentos simples como flexão e extensão do ombro– podendo piorar à noite – após a pessoa se deitar.

Lembrando que o ombro é uma articulação complexa, e é aquela que apresenta maior eixo de movimento, podendo executar desde movimentos simples a conjugados.

E, para que todos estes movimentos ocorram de uma maneira normal é indispensável a integridade muscular, óssea, tendínea e articular.

Mecanismos de lesão de ombros

As lesões de ombro são frequentemente causadas por atividades desportivas que envolvem movimentos de levantamento de peso.

Também podem ser incluídas algumas atividades de vida diária (AVD’S) como lavar janelas e paredes ou pendurar cortinas, por exemplo.

Outra razão para a ocorrência de lesão é a idade. A partir dos 50 anos, o tendão supra espinhal passa a sofrer pressão da cabeça do úmero, o que diminui sua vascularização, sendo conhecida popularmente como bursite de ombro.

Para que possamos entender esse processo degenerativo funciona dessa forma: deve haver uma falha na adaptação do indivíduo à postura que o mantém com os braços para baixo tracionando esse tendão todo o tempo.

Não esquecendo os sinais clínicos mais frequentes: dor ao flexionar ou abduzir o ombro, sendo que essa dor pode ser irradiada levando à perda completa do movimento.

E quais são as principais lesões de ombro?

Na imagem abaixo, vemos a anatomia do ombro, e seus músculos correlacionados e aqueles que formam o manguito rotador que são: supraespinhoso, infraespinhoso, redondo menor e subescapular.

PILATES-NAS-PATOLOGIAS-DO-OMBRO (1)

 

 

 

 

 

 

 

Já os movimentos realizados pelo ombro que se utilizam desses músculos e também do conjunto de articulação, ligamentos, e tendões, são:

  • Flexão
  • Extensão
  • Abdução
  • Adução
  • Rotação Interna
  • Rotação Externa
  • Circundação

Os movimentos que a escápula realiza são: depressão, elevação, adução, abdução, rotação superior e rotação inferior.  A escápula é uma estrutura óssea de maior tamanho no complexo do ombro.

Ela sustenta a maioria desses músculos tendo suas origens ou inserções nela.Além da clavícula o complexo do compro é também composto pela clavícula e o úmero.

O Método Pilates aplicado nas patologias do ombro

O Método Pilates aplicado nas patologias do ombro tem como função trabalhar o recrutamento e fortalecimento da musculatura profunda do ombro, fazendo com que ocorra o controle do quadro álgico, ainda associados aos exercícios posturais (que visam o posicionamento e alongamento dos demais músculos).

É importante trabalharmos também um posicionamento das articulações vizinhas (como coluna cervical e torácica), devido à ligação muscular que ocorre entre as cadeias musculares, para assim evitar que cargas compressivas, movimentos repetitivos ou vícios posturais gerem uma nova lesão.

O Método Pilates tem sido indicado por diversos especialistas também como parte do tratamento de patologias do ombro, pois o Método promove a flexibilidade e força dos músculos necessários para o equilíbrio muscular.

Assim, através da absorção do impacto pelo músculo fortalecido que irá agir diretamente na articulação, e também com a mobilidade estimulada, o quadro será estabilizado melhorando seus hábitos e qualidade de vida.

Mas atenção!  É necessário tratar outras patologias que venham acompanhadas, tais como as instabilidades,  discinesias, as retrações, e os desequilíbrios musculares, que possam levar à lesão secundária piorando o quadro..

Exercícios do Método Pilates aplicado nas patologias do ombro

Separamos para vocês alguns movimentos que trabalham e fortalecem a musculatura auxiliando os alunos com patologias do ombro e prevenindo os demais de as desenvolverem.

Primeiro, é importante dividir os exercícios em 3 grupos. Abaixo vamos dividi-los e descrevê-los em cada categoria:

Base de sustentação

Para uma boa estabilização do ombro, é imprescindível fortalecer o centro do corpo com exercícios de base de sustentação.

  1. Transverso
  2. Reto Abdominal
  3. Multifidos
  4. Glúteo
  5. Oblíquos
metodo-pilates-nas-patologias-do-ombro

Oblíquos

Estabilizadores secundários

musculatura da cintura escapular deve ser trabalhada para o fortalecimento da articulação do ombro. Os exercícios estabilizadores secundários utilizam tanto a musculatura da cadeia posterior (dorsais), como a cadeia anterior.

Estão inclusos nesse grupo os exercícios de Grande Dorsal, Trapézio, Serrátil, Romboídes, Deltoide (anterior/posterior/lateral) e Peitoral (maior e menor) assim como o manguito rotador.

metodo-pilates-nas-patologias-do-ombro

Serrátil

Manguito Rotador

O manguito rotador é a principal característica da musculatura do ombro. Os exercícios específicos para trabalhar são:

  1. Músculo Sub Escapular
  2. Musculo Redondo Menor
  3. Músculo Infra
  4. Músculo Supra Espinhal

Vale lembrar que eles devem ser feitos sempre em rotação externa com todas as amplitudes (concêntrico, excêntrico e isometria).

metodo-pilates-nas-patologias-do-ombro

Manguito Rotador

Profissões mais suscetíveis às lesões no ombro

Já vimos que as lesões nos ombros podem ser causadas por atividades variadas.

Existem várias profissões que apresentam tendência a gerar patologias de ombro, e entre as causas das lesões podemos destacar a repetição de movimentos do ombro ou o constante esforço do aluno ao exercer sua função no trabalho.

Abaixo seguem alguns exemplos das profissões que podem gradualmente causar lesões:

  • Motoristas
  • Cabeleireiros
  • Pessoas que trabalham horas no computador
  • Donas de casas
  • Pessoas que trabalham com o corte de carnes em frigoríficos
  • Cirurgiões
  • E até executivos

Observa-se com isso como as lesões descritas acima são as que se equivalem quase em maioria nas profissões aqui descritas.

Concluindo…

Como se pode observar e já foi citado por ser uma das principais lesões que acometem a população em geral, há um interesse e um estudo sempre mais aprofundado desses casos.

Atualmente, observa-se duas contradições da manifestação da lesão:

  1. Aqueles que procuram ajuda ao mínimo sinal de dor, para evitar complicações futuras
  2. E aqueles que já chegam ao consultório com o ombro em estado critico

Os tratamentos para as patologias do ombro vão desde medicamentoso à atividades físicas apropriadas ou, em casos mais graves, cirurgia.

Mas nunca esquecer os mecanismos causadores dessa lesão – não adianta corrigir uma lesão mantendo-se o mecanismo de lesão. Para isso, procure fazer uma boa avaliação do ritmo escapular e postural antes de iniciar as aulas.

Além disso, o médico pode ser seu aliado, procure conversar com os demais profissionais que estão cuidando do seu aluno para poderem realizar um trabalho multidisciplar, mais completo e com maiores chances de êxito.

Cada vez mais o Pilates vem sendo indicado como suporte aos diversos tratamentos, devido a praticamente não apresentar contraindicação e também por acelerar o processo de recuperação.

Se você se identificou com a matéria, não esqueça de comentar e compartilhar com seus alunos aproveitando para ensinar sobre o Pilates aplicado nas patologias do ombro.


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.