Muitas pessoas procuram fazer Pilates porque mesmo sendo uma atividade de baixo impacto, o Método apresenta resultados excelentes aos praticantes. Diante disso, um grande desafio que vem sendo encontrado em Studios são os problemas na postura dos adolescentes.
Então vem a pergunta: como o Método pode ajudar a melhorar a postura desse público? Leia abaixo para descobrir.
O que é ter uma boa postura?
A boa postura pode ser definida como a posição corporal conseguida com o mínimo de esforço muscular, estando todos os músculos, ossos e articulações alinhados e funcionando de maneira adequada, em sintonia. A boa postura não causa dor e não sobrecarrega a musculatura.
Diferentemente dos adultos, crianças e jovens geralmente prestam menos atenção à postura, passando muitas horas em frente ao computador ou sentados de maneira inadequada. O excesso de peso nessa fase também pode ser fator de risco para desenvolvimento da má postura.
No entanto, na fase entre os 10 e 19 anos, ainda não ocorreu a completa consolidação das relações anatômicas e estruturais, sendo a má postura dos adolescentes ainda modificável nessa etapa da vida.
Outro fator que ocorre nesse período é o pico de crescimento no qual as estruturas da coluna crescem mais rápido e nesse momento podem gerar as desigualdades e compensações que serão carregadas para a vida adulta.
Além dos fatores externos como a posição corporal de visualização do celular por horas seguidas, o carregamento de mochilas pesadas, muitas vezes em um ombro apenas, faz com que o queixo e os ombros se projetam para frente e para baixo podendo colocar tensão adicional através do pescoço, ombros e costas.
A fadiga destes músculos conduz a dores posturais e de cabeça, além de outros problemas como:
- Dores nas costas e no pescoço;
- Desgaste nas articulações;
- Alterações nos ossos;
- Desvios na coluna (hiperlordose, hipercifose e escoliose).
Importância da postura correta
Uma das principais buscas em Studios de Pilates são de problemas relacionados à postura dos adolescentes. O principal benefício de manter ela correta é potencializar a qualidade de vida e o bem-estar corporal.
Entre outros benefícios estão:
- Aumentar o alcance do movimento;
- Promover o movimento eficiente;
- Aliviar a dor em todo o corpo;
- Melhorar a função muscular e a circulação sanguínea;
- Tirar a pressão de órgãos comprimidos.
Vantagens do Pilates para a postura dos adolescentes
A boa postura reduz a fadiga muscular e também as dores nas costas, ombros e pescoço.
Nisso, o Pilates pode ajudar. Alguns estudos demonstram que as pessoas ativas têm chances reduzidas de desenvolverem cifose quando comparado com pessoas sedentárias.
O Método contribui para reforçar os padrões de movimentos e fortalecimento muscular dos adolescentes e garantir um alinhamento postural na etapa mais importante da formação da postura.
O RPG (Reeducação Postural Global) é um tipo de tratamento conservador que, junto com exercícios de alongamento e fortalecimento (como no Pilates), além de estímulos à eletricidade e o uso de órteses, ajuda na postura e é indicado também para adolescentes.
Isso significa que o tratamento conservador para problemas posturais de coluna são multidisciplinares e envolve cada técnica e especialidade de acordo com a necessidade do paciente.
O Pilates também tem outros benefícios, incluindo melhorias na força, controle motor e resistência, redução na percentagem de gordura corporal, massa gorda, relação cintura/quadril e pressão sanguínea.
Nesta fase de grandes e complexas mudanças corporais e mental, o Método vem sendo um aliado fundamental.
3 Exercícios e alongamentos que ajudam na postura
1. Equilíbrio do peso
Quando iniciar os exercícios de Pilates, é essencial ajustar o corpo de modo que o peso esteja distribuído igualmente nos dois pés. Uma boa maneira de fazer isso é balançar ligeiramente para frente e para trás, tornando o movimento cada vez menor até que sinta que o peso está equilibrado sobre o centro do pé.
Devido ao peso das mochilas e a má postura ao sentar, adolescentes frequentemente apresentam discrepância do equilíbrio entre os ombros.
2. Ativação dos principais músculos
Os músculos abdominais devem ser puxados levemente para dentro e para cima, pois ao fazer isso, ativa-se os músculos do assoalho pélvico. Através da ativação da musculatura abdominal, a postura já melhora significativamente e o cóccix fica em direção ao chão.
Esta é uma posição neutra da coluna vertebral, em que as três curvas naturais – cervical (pescoço), torácica (média) e lombar (inferior) – estão presentes sem dobrar ou hiper-estender a pélvis. Esta é a posição mais forte da coluna vertebral quando estamos em pé ou sentados, pois permite que nosso corpo se movimente de maneira mais natural.
3. Fortalecimento do assoalho pélvico
Exercícios como a ponte trabalham a parte inferior do corpo e ajudam a coordenar a respiração e o movimento. O objetivo é que as costas estejam em posição adequada, obtendo uma boa articulação sequencial, e os glúteos e os tendões desempenhando um papel menos importante.
Outro ponto considerável da curvatura pélvica é coordenar o padrão de respiração e movimento e aprender a articular lentamente a coluna vertebral com controle total. Além desse exercício ser usado em aquecimentos, pode-se fazê-lo em uma série destinada a ajudar aqueles com dores nas costas.
Outro movimento importante e que ajuda a fortalecer o assoalho pélvico, é a prancha. Um abdômen forte pode reduzir o estresse nas articulações e permitir que se alcance uma melhor postura. O exercício da prancha também pode ser usado como base para um teste de força e estabilidade do núcleo muscular.
A prancha é mais um exercício de fortalecimento do que um exercício cardiovascular, mas ao envolver uma gama de músculos também pode ajudar a aumentar a queima de calorias.
Conclusão
O Pilates pode ser peça fundamental no desenvolvimento e no ajuste da postura dos adolescentes, que é o grande motivo das buscas nos Studios. Essa fase é extremamente importante para a criação de posturas corretas e de hábitos saudáveis que serão levados à fase adulta.
Existem inúmeras formas de se avaliar corretamente a coluna de seu aluno. Pensando nisso, o Grupo VOLL disponibiliza gratuitamente um e-book sobre o assunto.
Nele você encontrará dicas e exercícios de como destravar a coluna de uma maneira eficaz e segura. E o melhor: gratuitamente!
Ficou interessado? Basta clicar aqui!
Com a missão de transformar e facilitar a área da saúde com tecnologia, o Doctoranytime é uma plataforma digital, que liga pacientes a profissionais da saúde e auxilia na gestão de consultórios e clínicas.
Referências Bibliográficas
Smith , K. and Smith , E. 2005. Integrating pilates-based core strengthening into older adult fitness programs implications for practice. Topics Geriatr Rehab, 21(1): 57–67
Bushman B PhD. Complete Guide to Fitness and Health 2nd Edition. American College of Sports Medicine. Human Kinetics. 2017.
Chang W-D, Lin H-Y, Lai P-T. Core strength training for patients with chronic low back pain. J Phys Ther Sci. 2015;27(3):619-622. doi:10.1589/jpts.27.619