Posted in:

5 Dicas Infalíveis para abrir seu Studio de Pilates

primeiro-studio-de-pilates

O sonho de todo profissional que conclui um curso do Método Pilates é, normalmente, a abertura do seu próprio Studio de Pilates.

Agora é o momento em que empreender e ser um profissional autônomo, seu próprio chefe, é um sonho. Sendo assim, uma pergunta fica sempre no ar: como abrir o meu primeiro Studio de Pilates?

Antes de tudo é necessário observar cinco fatores muito importantes:

1) Local do Studio de Pilatesstudio-de-pilates-05

Quando falamos da importância do local, é preciso entender que provavelmente você ficará naquela região por algum tempo.

Logo, é muito importante você saber quantos Studios serão seus concorrentes e qual o mercado que engloba a região.

Quando digo mercado que engloba a região, falo no sentido de quanto de dinheiro circula nesse bairro, se é um local com muito comercio, significa que você está entrando em um mercado financeiramente ativo.

Se você optar por um bairro residencial, o ideal é saber se existe interesse do público em frequentar algum tipo de atividade e deve sempre se perguntar “se eu estivesse neste local eu iria praticar Pilates aqui? ”.

Concorrência Direta

É interessante fazer um estudo das proximidades do local, quais são os estabelecimentos próximos que lidam com produtos parecidos com o seu, como por exemplo, academias, Studios de YOGA e outros Studios de Pilates e etc.

Você precisa fazer isso para ver quais são os clientes e os preços desses locais. É a partir desses dados que você vai fazer uma previsão de quanto pode cobrar, em relação a sua concorrência.

É claro que tudo depende de outras variáveis, como por exemplo, o tamanho do seu Studio de Pilates, o número de profissionais que trabalham com você e etc.

Mas, é importante ter um bom conhecimento da sua concorrência direta antes de fechar um local para seu Studio de Pilates.

Já que não é muito aconselhável abrir seu Studio de Pilates na mesma rua de outro espaço, certo?

2) Público Alvostudio-de-pilates-11

Com a evolução do Pilates a cada dia que passa, começamos a observar uma segmentação do serviço, sendo possível identificar nichos de mercado para atuação.

Por exemplo, se você decidiu que o local ideal para abrir seu espaço é próximo a grandes empresas ou grandes bancos, você sabe que seu público alvo e toda sua campanha deverá ser para mostrar que, com a atividade, é possível um melhor rendimento profissional.

Agora se sua opção for um bairro composto em sua maioria por pessoas de mais idade, sua campanha deve respeitar esse tipo de público, afinal, com a segmentação que vem ocorrendo, por muitas vezes não somos capazes de agradar a todos.

Definindo nosso público, fica mais fácil de captar novos clientes.

Seguindo esse exemplo, se o público alvo do seu Studio for a terceira idade uma dica é procurar locais em que eles frequentam, como associações, casas de repouso, praças e etc, e deixar o cartão ou flyer do seu espaço.

Nas primeiras vezes, é interessante você ir até pessoalmente conversar com algum deles para mostrar quais são os benefícios do Pilates para esse grupo.

Se você for novo no bairro, vai ser a partir desse contato direto que seu nome vai ser conhecido pelos moradores.

3) Poder Aquisitivo da RegiãoStudio-de-Pilates-2

Já definimos o local e o público que queremos trabalhar, agora o importante é entender o poder aquisitivo da região, afinal, o Studio gera custos, tanto para a abertura, quanto para a manutenção e expansão – seja para uma nova unidade, ou até mesmo passando para um espaço maior.

Para isso, é preciso saber se há concorrência no bairro, quanto é cobrado, como está a agenda dessa concorrência. Outra coisa que considero infalível (e que muitos não realizam) seria uma pesquisa de opinião no bairro para saber quanto as pessoas estariam dispostas a gastar para ter uma vida mais saudável e com bem-estar.

Essa pesquisa é uma forma de contato com o seu público, lembre-se de deixar seu telefone nela e propor uma avaliação grátis ou aula experimental para quem não conhece o Pilates queira se interessar.

As pessoas sempre tem curiosidades sobre o que é o método, e com uma aula ou visita ao seu Studio, você pode ajudá-lo a desvendar um pouco do que é o Pilates.

4) AcessoStudio-de-Pilates-4

Após definir todos os pontos anteriores, devemos observar os acessos que o espaço pretendido tem: se é um local com estacionamento próximo, se tem acesso fácil, se possui transporte público que passe pela região, como está a segurança do bairro – isso engloba uma análise do índice de criminalidade.

Até porque você precisa pensar nos seus clientes, em si mesmo e no Studio.

Uma maneira simples para responder muitas dessas perguntas é tirando algumas horas do dia durante uma semana para visitar os locais, conversar com os moradores, com o comércio, porteiros e, por fim, passar uma pesquisa de opinião (parecida com o IBOPE) para tentar ajudar na sua decisão.

5) ColaboradoresStudio-de-Pilates-6

Outra dica importante é você saber quantos colaboradores terá no Studio. No começo, você será o único instrutor? Terá alguém para cuidar da agenda do espaço? Vai trabalhar sozinho?

Todas essas questões precisam ter uma resposta antes da inauguração do Studio de Pilates, é importante que quando seus clientes cheguem tudo já esteja pronto e organizado.

Imagine contratar um serviço em que na primeira semana o dono, é instrutor, secretário e tudo mais?

Contratar um funcionário, ou ter alguém para ajudar no início é essencial para que seu Studio seja um sucesso.

Concluindo…studio-de-pilates-01

Como vimos antes mesmo de escolher o local do seu Studio de Pilates, você precisa estudar o bairro, os acessos, vias e claro, os moradores ou pessoas que frequentam as proximidades diariamente.

Também não se esqueça de pesquisar os comércios, e claro, os concorrentes. Durante toda essas visitas, converse com os moradores, faça amizades que podem se transformar em possíveis clientes.

Não existe nada mais eficaz que o famoso boca-a-boca.

Se tratando de empreender e ser seu próprio patrão, a caminhada é árdua, mas a vitória é garantida e, se tem algo que é infalível, é sempre dar ouvidos a opinião daqueles que moram no local e saber separar o que vale e o que não vale a pena para se aproveitar.

Written by Felipe Scher

Felipe Scher

Fisioterapeuta empreendedor com formação em MBA Gestão Estratégica na Saúde, coordenador de Saúde da Liga Rio Vôlei, Sócio Proprietário do Estúdio Corpo em Foco, colaborador do Blog Pilates e do grupo Brasil Inova, profissional engajado no compartilhamento de informações que visa principalmente passar a importância da gestão na vida de profissionais que trabalham com Pilates.

7 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *