Atualmente estamos passando por um momento econômico desfavorável e estagnado. Os índices de desemprego estão elevados, a inflação alta e o dinheiro circulando no mercado estão cada vez mais escassos.
Será que a economia nesse cenário afeta o ramo de Pilates? Sim, com certeza!
Em uma crise séria como esta, todos os setores serão afetados, uns mais e outros menos, talvez.
De alguma forma podemos adotar medidas para não sentirmos tanto os efeitos da crise?
Uma boa forma de fazer isto, para quem já tem seu estúdio é analisar as reais necessidades dos alunos. Por termos um contato tão próximo com os clientes, isto facilita muito a percepção e o questionamento das necessidades deles.
Este contato próximo é uma grande vantagem que possuímos pois vários negócios não tem essa proximidade e isto dificulta o conhecimento das necessidades dos clientes.
Oferecer horários promocionais para períodos do dia de menor demanda a preços mais atraentes é uma boa forma de atrair alunos e manter o fluxo de alunos.
Para quem ainda não tem seu próprio estúdio, uma boa opção para começar é investindo em projetos de Pilates em áreas comuns.
Mas o que seria esse Projeto?
Esse projeto de Pilates é voltado para pessoas que desejam trabalhar com Pilates Solo e alguns acessórios a um custo mais baixo do que montar seu próprio estúdio.
Funciona da seguinte forma: você monta o projeto de Pilates para ser apresentado ao local que você tem interesse, pode ser uma academia, um condomínio, um clube, etc.
Nesse projeto deve constar: os benefícios que o método irá gerar em quem praticar, como são as aulas, duração das aulas, dias e horários, número máximo de alunos por turma, valor por aluno e a forma de remuneração que você irá acordar com o espaço.
Por exemplo: o condomínio cede o espaço, infra-estrutura e em contrapartida você paga um valor percentual sobre a mensalidade de cada aluno, ou um valor fixo mensal, como se fosse um aluguel do espaço.
Quais são as vantagens desse tipo de projeto?
A primeira é que você pode trabalhar com o Método, num projeto de Pilates só seu, a um custo muito mais baixo do que montar um estúdio.
A segunda é que sua margem de lucro provavelmente vai ser maior do que a de um proprietário de um estudio. O valor que você irá pagar pelo espaço, provavelmente será muito menor do que os custos fixos de se manter um estúdio.
A terceira vantagem é que você pode fazer uma clientela e dar um salto, caso queira abrir seu estúdio. Então, pense estrategicamente no local onde você irá ministrar essas aulas de Pilates, pois você pode montar seu estúdio futuramente em um local perto e já com sua clientela cativa.
A quarta vantagem é que em tempos de crise, todos nós estamos nos adaptando. Você pode adiar seu sonho de ter seu próprio estúdio e trabalhar nesse projeto de Pilates, por exemplo, para levantar um capital para financiar a abertura do seu espaço.
As pessoas que estão pagando pelo serviço também serão beneficiadas, pois o valor do Pilates Solo é mais em conta do que o Pilates com aparelhos em um estúdio. Então, adapte-se e encontrará vários nichos de mercado.
O que eu preciso ter para começar esse projeto de Pilates?
Primeiramente você deverá ter um projeto de Pilates formal, por escrito, para apresentar ao local. É importante redigir um contrato entre as partes deixando tudo bem claro, como pagamentos e tempo de permanência.
Depois, você irá fazer um levantamento de todo o material que irá necessitar: tatames ou colchonetes, bolas, minibands, therabands, etc.
Para seu projeto de Pilates você também precisará estudar o perfil das pessoas que farão aula com você, se é um público mais idoso, mais jovem, etc para elaborar um plano de aula. É interessante fazer uma pesquisa para saber se as pessoas daquela localidade tem interesse nessa atividade.
Uma possibilidade é você fazer uma semana de divulgação através de aulas experimentais simples, palestras e divulgação (pré-cadastro oferecendo algum benefício).
Concluindo…
Divulgue seu projeto de Pilates na região.
Tenha o controle administrativo e financeiro.
Trabalhe duro e colherá os resultados!
Não deixe que um momento difícil defina sua vida. Às vezes as situações adversas aparecem em nossas vidas para nos superarmos e evoluirmos.
As situações difíceis exigem um maior comprometimento e dedicação de nossa parte porém, os resultados serão muito mais valorizados e gratificantes.
gostei muito dessas ideias porque tenho esse sonho de abri um estudio de pilates e trabalhar na area o mais rapido possivel..gostaria muito de ajuada de vcs,pra fazer um projeto de valores e de aulas semanas pra entregar em prefeituras…conto com a sua ajuda…[email protected]
Gostaria de saber os valores ,orçamentos em de um projeto de pilates
irei montar um studio de pilates!
meou e-mail
[email protected]
Aguardo o retorno.
Poderia me enviar um modelo de projeto de Mat Pilates em condomínios ou empresas? Por favor! Obrigado
Gostaria também de um modelo de projeto para empresa? Por favor
Obrigado
Olá, boa tarde!!
Por favor, estou chegando no mercado agora, acabei de fazer o meu curso de Pilates e quero começar empreendendo em condomínios (bola e solo) e preciso de um modelo de projeto para apresentar, porém não tenho ideia de como fazer um projeto assim e o curso não ensina…
Se puderem me ajudar fico muito grata!
Adaleine
Olá gostei muito da abordagem de vocês, poderiam me enviar uns modelos de projetos para empresas, condomínios e projeto social?
Preciso de um modelo de projeto de Pilates kids pronto. É possível?
boa noite, adorei as dicas, gostaria de um modelo desse contrato e um valor minimo e maximo a ser cobrado…
Gostaria q me enviasse um modelo de projeto de aulas de Pilates de solo pra condomínio, e contrato TB por favor, obrigada
Muito proveitoso o conteúdo do texto, por certo me ajudará bastante no Projeto que estou desenvolvendo de Método Pilates solo em uma Igreja Batista.
Boa tarde
Estou precisando de uma ajuda
Qual valores posso cobrar no mat pilates em condomínios?
Olá, Talita!
Para estabelecer os valores você deve analisar características como: gastos fixos e variáveis, localização, público-alvo, acessórios, nível de experiência, valores de concorrentes e média de preço do mercado. Somente assim você conseguirá chegar em um valor adequado para as mensalidades.
Abraços 😊