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Gerenciar um Studio de Pilates parece um desafio difícil de dar conta? Realmente, há muito com o que se preocupar. Mas este artigo vai trazer a receita para fazer a coisa certa e afastar definitivamente qualquer risco de falência.

Equipamento adequado, instrutores qualificados, programação atrativa, divulgação… Tudo isso demanda tempo e dinheiro. Se você não souber administrar esses recursos, pode ir à falência.

É verdade que você deveria ter pensado em cada um desses detalhes antes de ter aberto as portas do seu Studio de Pilates. O instrumento perfeito para isso se chama plano de negócios e traça uma espécie de mapa estratégico, com as etapas a cumprir para crescer e ser financeiramente saudável.

Mas ainda que tenha pulado essa etapa, encerrar as atividades só será necessário se você nada fizer para reverter um quadro negativo. Antes tarde do que nunca, é hora de arregaçar as mangas e fazer a sua ideia acontecer de verdade.

Neste artigo, vamos dar dicas de administração para um Studio de Pilates, falar de planejamento financeiro, planejamento estratégico e de marketing.

Também será destacada a importância de definir metas e de se preparar para as crises.

Por fim, vamos abordar dois pontos fundamentais para qualquer negócio: a capacitação do gestor e a manutenção dos clientes.

Com essas dicas, seu temor de fechar as portas vai se transformar em otimismo para crescer.

Por que seu Studio de Pilates pode Falir?Studio-de-Pilates-15

Ninguém quer abrir um negócio pensando em falência, mas é importante tratar deste tópico com seriedade e responsabilidade.

Há várias situações que podem colocar seu Studio de Pilates em um caminho difícil, mas as três principais são: crise econômica, má administração e custos maiores que as receitas. Vamos dar uma olhada em cada uma delas.

1. Crise Econômica

Seu Studio de Pilates não está imune à crise econômica. Em tempos de recessão, com o dinheiro valendo cada vez menos, atividades físicas podem ser encaradas pelo consumidor como algo supérfluo, sendo então facilmente cortadas do orçamento.

Os cenários são imprevisíveis, mas procure ter à mão um plano estratégico para essas situações. É importante estar preparado para tudo e ser flexível, mas sem comprometer a saúde financeira de seu Studio.

2. Má Administração

A má administração pode vir de duas formas: desleixo ou microgerenciamento.

O desleixo, como você pode presumir, ocorre quando responsabilidades são ignoradas, criando uma situação que poderia ter sido evitada facilmente.

Por exemplo, não fazer a sua parte na contabilidade da empresa, o chamado fluxo de caixa.

Já o microgerenciamento ocorre quando o encarregado por supervisionar os processos operacionais acaba querendo controlar tudo nos mínimos detalhes, deixando todos à mercê de sua aprovação.

Isso retarda o progresso do Studio e faz com que os colaboradores se sintam oprimidos.

3. Custos Maiores do que as Receitas

Regra básica em relação ao dinheiro: nunca gaste mais do que ganha.

Apesar de parecer óbvio, muitos Studios de Pilates vão à falência por ignorar essa premissa. Não é raro que o descontrole financeiro seja a principal razão por trás de despesas que superam as receitas.

Por isso, esteja atento à gestão do caixa no seu negócio.

Qual a Importância de um bom gerenciamento do seu Studio de Pilates?

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Um bom gerenciamento do Studio de Pilates faz com que você use o tempo e recursos à sua disposição de maneira inteligente. A melhor forma de alcançar tal condição é através de um plano de negócios.

É como um roteiro operacional.

O instrumento define detalhadamente os objetivos e os recursos necessários para tirar a ideia do papel e para manter a empresa. Se não quer falir seu Studio de Pilates, esteja atento aos seguintes elementos:

Descrição do Negócio

Inicie com um breve panorama sobre o setor, abordando o cenário atual e as possibilidades futuras para o Studio de Pilates.

Inclua também informações correlatas, como novos produtos ou legislações que possam afetar seu negócio.

Estratégias de Marketing

Após se familiarizar com os aspectos de um Studio de Pilates, defina o mercado-alvo. Responda quem você quer atingir.

Em seguida, identifique quais estratégias de marketing são eficientes em atingir os prospectos e gerar conversões.

Análise Competitiva

Tem como finalidade determinar os pontos fortes e fracos dos concorrentes dentro de seu mercado.

É possível abordar ambos dentro do ciclo de desenvolvimento de seu Studio de Pilates, com o objetivo de se posicionar à frente de seus concorrentes.

Design

Mostra o design de seu Studio de Pilates e traça seu desenvolvimento dentro do contexto geral do plano de negócios.

Gerenciamento

O plano de gerenciamento destaca a logística do seu Studio. Estabelece as diversas responsabilidades, tarefas e hierarquias dentro da empresa.

Além disso, indica os requisitos de capital e despesas relacionados às operações da empresa.

Como Administrar o seu Studio?Studio-de-Pilates-3

Os clientes têm necessidades diferentes e certamente gostariam de ter experiências diferenciadas. A forma como você conduz essa abordagem pode ser decisiva para mantê-lo junto de você.

Seja Versátil

Para não falir seu Studio de Pilates e maximizar sua atuação, seja versátil. Considere a possibilidade de adicionar outras modalidades, como treinamento funcional, yoga e até mesmo meditação. Caso você opte pela versatilidade em seu Studio, é sensato planejar um espaço multifuncional.

Crie Programas Específicos

Os exercícios de Pilates podem ser modificados para atender às necessidades de grupos específicos, como grávidas, idosos, crianças e atletas. Para potencializar seus ganhos, crie aulas voltadas a cada um deles.

Promova uma Experiência

Praticar Pilates exige foco e concentração. É essencial que você crie uma atmosfera que facilite essa experiência em seu Studio.

Foque em Grupos Menores

Embora grupos maiores (de 5 a 15 pessoas) possam ser muito rentáveis, eles exigem uma maior carga horária de trabalho e mais equipamentos.

Em contrapartida, grupos menores (duplas, trios ou alunos individuais) possibilitam sessões mais direcionadas e menos exaustivas para os instrutores.

Essa abordagem diminui os riscos de falência de seu Studio de Pilates, porque os instrutores não ficam sobrecarregados e os alunos se sentem valorizados.

Planejamento Estratégico com a Análise SWOTStudio-de-Pilates-19

SWOT é uma sigla em inglês que significa pontos fortes (strengths), pontos fracos (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). No português, é também conhecida como Análise FOFA.

Trata-se de uma estrutura analítica, que pode ajudar seu Studio de Pilates a enfrentar desafios e a encontrar novos mercados promissores.

O principal objetivo da Análise SWOT é ajudar as organizações a desenvolverem uma plena consciência de todos os fatores envolvidos em uma decisão (internos e externos).

Ela deve ser usada durante o planejamento estratégico de seu Studio de Pilates.

Além de servir como precursora de qualquer tipo de ação do seu Studio, a Análise SWOT pode refinar e redirecionar os esforços.

Planejamento Financeiro: Dicas para um Studio de PilatesStudio-de-Pilates-5

Quais serão suas formas de receita? Como pretende gerenciar as despesas?

Qual sua estratégia para utilizar parte dos ganhos para reinvestir no negócio?

As respostas precisam estar no planejamento financeiro do seu Studio. Mas como elaborar tal documento?

Defina Métodos de Controle Financeiro

Sem registrar receitas e despesas, o que deve ser feito no chamado fluxo de caixa, o gestor desconhece a sua verdadeira realidade financeira.

E isso provoca uma reação em cadeia sobre todos os processos. É uma das mais graves ameaças à continuidade do seu Studio.

Se hoje você pouco ou nada faz nesse sentido, comece separando as finanças pessoais das empresariais.

Adote uma planilha eletrônica para registrar sua movimentação financeira e a compare com o extrato bancário, de forma que possa identificar possíveis erros.

Além do fluxo de caixa e da conciliação bancária, estabeleça uma organização para pagar as contas do Studio dentro do prazo e uma política de cobranças para prevenir a inadimplência e confirmar os recebimentos.

Avalie seu Desempenho

Definir métricas para avaliar o desempenho de seu Studio de Pilates é essencial.

Através delas, você poderá observar quão bem os funcionários estão fazendo seu trabalho e como o Studio está atingindo suas metas.

As métricas escolhidas variam de acordo com seus objetivos gerais e metas específicas para o Studio. Eis algumas sugestões:

Invista em Seguros

Pense nas seguintes situações:

  • Seu cliente não comunica uma condição de saúde ou limitação, e acaba sofrendo uma lesão grave durante os exercícios.
  • O equipamento não está funcionando como deveria ou não recebeu a manutenção adequada.

Não importa o quão cauteloso você seja, imprevistos acontecem. Por isso, é essencial que você invista em seguros para seu Studio de Pilates e para os instrutores.

Se você for processado por um cliente, você pode perder totalmente sua credibilidade – e seu dinheiro.

Mesmo que você não seja culpado, o custo de sua defesa legal pode ser devastador. Você pode proteger seu bem-estar financeiro investindo em seguros.

Tenha um Fundo de Reserva

Um fundo de reserva consiste em uma quantidade de dinheiro mantido à parte, que você pode usar em tempos de crise ou no caso de uma emergência.

Isso permite que seu Studio continue prestando serviços, pagando os funcionários e fornecedores.

Planejamento de Marketing ideal para um Studio de PilatesStudio-de-Pilates-9

O brasileiro é acostumado a recorrer à internet para resolver suas demandas. Estudo do SPC Brasil indica que 90% da população realiza pesquisas online antes de fechar uma negociação. Não ignore essa preferência e fique visível ao seu público-alvo.

Sites, blogs e redes sociais são algumas das possibilidades que podem ser exploradas. Realize uma pesquisa demográfica densa e descubra quais canais são mais efetivos para realizar conversões.

Entre os benefícios de ter seu Studio de Pilates presente nas mídias sociais estão:

Engajamento

As mídias sociais permitem que você interaja com os clientes de seu Studio de Pilates e pessoas interessadas nele. O envolvimento positivo com a base de usuários pode alavancar positivamente a sua reputação.

Interatividade

Graças ao dinamismo e à interação em tempo real, as mídias sociais oferecem acesso instantâneo ao feedback de seus clientes.

Este insight é inestimável, pois pode ajudá-lo desde a divulgação do Studio de Pilates até a retenção de clientes.

Marketing Direcionado

Você pode usar as mídias sociais de forma criativa para promover seu Studio de Pilates. Anúncios estrategicamente elaborados, inseridos em postagens informativas, são uma forma eficaz de divulgar a sua empresa.

Consciência de Marca

As mídias sociais ampliam a consciência de marca, gerando a oportunidade de estabelecer seu Studio de Pilates de forma positiva na mente dos usuários.

Definir metas é essencial para alcançar seu objetivo

Definir metas realizáveis é o que separa as pessoas que querem alcançar o sucesso, daquelas que realmente o atingem.

Tente ser o mais detalhado e descritivo possível. Quanto mais você se dedicar, descrevendo e visualizando seus objetivos, melhores serão as suas chances de alcançá-los.

Como se preparar para Tempos de CriseStudio-de-Pilates-20

Seu Studio de Pilates não está imune às crises. Sejam elas financeiras, operacionais ou de segurança, você precisa tomar medidas para se prevenir. Veja alguns dos elementos aos quais deve estar atento:

Comunicação

Estabeleça uma rede de comunicações de emergência. Quem são os responsáveis por informar aos demais funcionários de uma crise potencial ou real.

Obviamente, o conceito de crise varia conforme o porte do estabelecimento, mas é preciso estar preparado.

Protocolos

Reagir sem informações adequadas pode ser um tiro no pé. Com um planejamento adequado, você pode seguir seu próprio plano de crise.

Mantenha-o simples, comunicando apenas o necessário para a grande audiência e mensagens direcionadas para públicos-chave.

Prevenção

Seja proativo e estude crises potenciais. Modificar métodos de operação existentes muitas vezes pode prevenir que uma crise se confirme.

Tire um tempo para planejar demissões, contratações e outras mudanças estruturais. Isso evita operar em um cenário de adversidades.

A Importância da Fidelização de ClientesStudio-de-Pilates-4

Segundo Philip Kotler, o guru do marketing, fidelizar clientes pode custar até cinco vezes menos do que adquirir novos.

O problema é que a realidade nem sempre ajuda e muitos são os insatisfeitos com os serviços que recebem.

Se você se identifica com essa situação, e não quer falir seu Studio de Pilates, precisa descobrir onde está errando e tomar uma atitude.

Peça Feedback

Pedir a opinião de seus clientes sobre seu Studio de Pilates mostra que você está buscando melhorar. Responda aos comentários, avaliações e considere enviar uma pesquisa de satisfação para seus clientes.

Comunique-se Consistentemente

Os clientes adoram receber informações sobre novos produtos, descontos e eventos que você está promovendo. Crie um boletim informativo para mantê-los a par do que seu Studio de Pilates está fazendo.

Personalize a Experiência

Se você quer fidelizar os clientes de seu Studio de Pilates, é preciso envolvê-los em longo prazo. A personalização é uma das melhores maneiras de fazer isso, além de gerar mais vendas e manter o cliente por perto.

Use sua base de dados para segmentar suas campanhas.

Crie um Incentivo

Recompensar os clientes leais ao seu Studio de Pilates mostra que você se importa e os valoriza.

Dê descontos de aniversário ou crie um programa de fidelidade, através dos quais os clientes ganhem pontos a cada aula, por exemplo.

Isso é uma ótima maneira de ajudar a incentivar a repetição de negócios e recompensá-los por sua lealdade.

Capacitação Profissional pode garantir longevidade do StudioStudio-de-Pilates-17

A qualificação de seus instrutores não deve parar após a certificação. É vital que eles se aprimorem continuamente e frequentem workshops, palestras e eventos.

Se possível, traga esse tipo de programação para o seu próprio Studio de Pilates.

Isso manterá seus funcionários envolvidos com a empresa e antenados com as tendências do mercado.

Vale refletir: as despesas podem aumentar rapidamente quando um instrutor qualificado deixa seu Studio. Além do problema de perder um membro valioso de sua equipe, encontrar um substituto à altura pode ser bastante difícil e levar tempo.

Talvez não seja caro recrutar alguém tão qualificado como a pessoa anterior, mas certamente seu Studio terá alguma despesa com treinamento e um período de adequação.

Isso não garante que o novo contrato seja tão bom quanto o anterior.

Concluindo…Studio-de-Pilates-7

Gerenciar um Studio de Pilates pode ser desafiador. Como vimos ao longo deste artigo, há muito mais detalhes com os quais se preocupar do que apenas a parte operacional das aulas.

As áreas financeira, administrativa, de marketing, vendas e recursos humanos, entre outras, precisam trabalhar em conjunto, seguindo um planejamento estratégico previamente definido.

O êxito do seu Studio de Pilates depende desse esforço. E você pode estar se perguntando ‘Como vou conseguir fazer tudo isso?’ ou ‘Não tenho tempo para me dedicar dessa forma, mas ainda sim quero sucesso no meu Studio de Pilates’….

Lá vai a dica: Já conhece a MetaLife Studios? Uma ferramenta que te ajuda nas principais questões para um Studio de Pilates: gestão e administração, marketing e publicidade, capacitação continuada e alavanca o nome do seu Studio.

Quer saber mais? Leia mais sobre essa ferramenta aquihttps://blogpilates.com.br/metalife-studios-voll/

Ele exige dedicação, organização e controle, mas acreditamos que as dicas aqui apresentadas podem ajudá-lo a superar essa etapa e afastar definitivamente qualquer receio de falir. Boa sorte ao trilhar o caminho do sucesso!


























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