Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Quantos de seus pacientes já realizaram o tratamento de ombroRealmente, um conjunto articular tão complexo quanto o ombro está sujeito a sofrer lesões com frequência.

Essas lesões exigem tratamentos eficazes e que proporcionem o bem-estar e a qualidade de vida para o aluno.

Por isso, nesta matéria vamos falar sobre a técnica de terapia manual para o tratamento de ombro e te ensinar como aplicá-la em seus alunos. Continue lendo para saber mais!

Principais patologias do ombro

Síndrome do impacto

Causadora comum da bursite e da tendinite e também está entre os motivos mais comuns de se ter dores no ombro.

Entre as causas da síndrome do impacto estão a deformação no acrômio, formando curvo ou de gancho e dificultando os movimentos do paciente e também a micro instabilidade da articulação e a discinesia escápulo-torácica.

Essas alterações fazem com que os músculos do manguito e da bursa sejam espremidos, levando a inflamação e tornando a região do ombro dolorida. Essa inflamação, com o tempo, pode gerar lesões graves nos tendões.

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"62516": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 62516 ": {" val ":" rgb (19, 114, 211) "," hsl ": {" h ": 210," s ": 0,83," l ": 0,45}}}," gradientes ": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
SAIBA MAIS

Tendinite no ombro

A inflamação nos tendões da articulação leva o paciente a sentir muita dor.

Pessoas que realizam esforço repetitivo, ficam por muito tempo em uma postura inadequada ou que fazem esforço intenso nas atividades do dia a dia estão mais sujeitas a sofrer com a tendinite no ombro.

Bursite no ombro

A inflamação na bursa localizada no ombro também tem como principal sintoma a dor, que costuma ser intensa e impede que os movimentos sejam feitos da maneira adequada, diminuindo as capacidades funcionais do paciente.

Conforme a dor vai se intensificando, o paciente passa a perder a mobilidade e o seu quadro tende a piorar significativamente.

Para que não ocorra a calcificação da bursa e a perda de suas habilidades de proteção da articulação, é importante realizar o tratamento de ombro de forma rápida e eficiente.

Capsulite adesiva (ombro congelado)

Também conhecida por CAO, a capsulite adesiva do ombro pode ser causada pela síndrome do impacto, bursite evoluída, tendinite, lesões ou até mesmo surgir de forma espontânea.

A maioria dos casos de capsulite adesiva são identificados no ombro não dominante e quanto mais intensa for a dor, mais o paciente irá limitar seus movimentos.

A CAO é dividida por três etapas:

  • Processo inflamatório;
  • Congelamento do ombro;
  • Recuperação.

Na última etapa, existe a possibilidade de utilizar a fisioterapia, o Método Pilates ou medicamentos para a inflamação.

Em alguns casos a recuperação é espontânea, sem necessidade de tratamento de ombro. No entanto, é possível que haja o desenvolvimento de sequelas e o paciente não recupere totalmente a amplitude de seus movimentos. Por essa razão, é fundamental ter um profissional capacitado acompanhando o caso.

Técnicas de Terapia Manual para tratamento de ombro

Muitos problemas ocorrem no ombro, ou até mesmo na região cervical, por causa de uma rotação interna de ombro. Isso significa que a musculatura rotadora interna do ombro tensiona e roda o ombro internamente.

Confira no vídeo abaixo algumas técnicas de terapia manual para tratamento de ombro:

Conclusão

A região do ombro é muito importante para realizar os movimentos funcionais do dia a dia e existem diversas formas utilizadas para trabalhar cada uma das musculaturas, seja com os exercícios de Pilates, de Treinamento Funcional ou, como pudemos ver, com técnicas de terapia manual.

Para saber qual metodologia é a mais adequada, você deve conhecer as necessidades e as dificuldades do aluno. Isso será fundamental para que, no decorrer do tratamento de ombro, haja melhora da dor, uma boa reabilitação da patologia e também mais qualidade de vida.