Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você tem investido na capacitação contínua no Método Pilates? Se a resposta for negativa, cuidado: seu lugar no mercado de trabalho não está seguro. Que tal sair da inércia e se atualizar? Veja neste artigo as principais dicas.

A necessidade de capacitação contínua no Método Pilates é percebida no dia a dia de profissionais de Fisioterapia e Educação Física, especializados em Pilates.

Afinal, a velocidade com que tudo evoluiu e as novidades da área exigem que eles se mantenham ligados.

Estar em constante atualização é o que vai capacitar o professor a passar novos exercícios, fundamentais para manter os alunos estimulados.

Mas não apenas isso: pode garantir a sobrevivência de um modelo de negócio que exige se reinventar de forma constante.

Studio que não se renova corre o risco do esquecimento. Estamos falando de um nicho de mercado que, mesmo em meio à instabilidade econômica, mantém bons números.

Conforme pesquisa da IHRSA, a associação internacional do meio fitness, há 31.800 academias no Brasil e 8 milhões de pessoas matriculadas em algum desses locais.

É claro que o levantamento não é específico sobre Studios de Pilates, mas vale para reflexão.

A partir desse resultados, fica clara a importância da capacitação contínua no Método Pilates para o profissional da área se manter atualizado e seu Studio competitivo.

Afinal, com tanta gente disputando o mesmo mercado, só quem se diferenciar terá chances de sobreviver.

E você, está preparado para tornar sua Studio um lugar melhor para os seus alunos? Como se tornar um profissional de Pilates melhor é o que você vai aprender ao longo dos tópicos desenvolvidos neste artigo.

Qual a Importância da Capacitação Contínua no Método Pilates?Capacitação-Contínua-no-Método-PIlates-5

A dinâmica do Pilates sugere por si só elevada capacidade de adaptar métodos e conceitos. Não apenas porque a capacitação contínua no Método Pilates é a garantia de manutenção do seu negócio, mas principalmente pela natureza extremamente diversificada em termos de exercícios do Pilates.

Seu criador, Joseph Pilates, desenvolveu sozinho uma gama de mais de 600 exercícios, utilizando aparelhos especiais.

Chamado inicialmente de Contrologia, em razão da concepção de que o mais importante era controlar mente e corpo, o Pilates hoje trabalha uma série de competências corporais, como postura, respiração, equilíbrio, precisão e outros.

Estar profissionalmente preparado para gerenciar tal universo de atividades já é um grande desafio para instrutores de Pilates.

E isso depende da permanente capacitação contínua no Método Pilates, ou seja, a renovação de práticas e métodos, de forma que os alunos e profissionais permaneçam engajados.

Não menos importante, como qualquer outro empreendimento, um Studio de Pilates terá dado um passo para assegurar a sua competitividade no mercado quanto mais estiver na vanguarda.

Aprender a realizar avaliações posturais, entender a biomecânica dos movimentos do Pilates, como as cadeias de músculos influenciam nos exercícios e uso de acessórios são alguns dos conhecimentos que todo profissional precisa dominar.

O terreno é muito amplo, e quem acumula conhecimento torna-se um instrutor mais apto a estar sempre oferecendo aos alunos desafios de dificuldades crescentes. Essa é a premissa que deve mover todo professor de Pilates.

Qual o Custo para Capacitação Contínua no Método Pilates?Capacitação-Contínua-no-Método-Pilates-7

Nesse momento, é provável que você esteja se perguntando sobre os custos envolvidos na capacitação contínua no Método Pilates para quem trabalha com Pilates.

Antes de abordar essa questão, é interessante traçar um paralelo com o que acontece em nossa própria rotina.

O melhor nem sempre é necessariamente mais caro, mas é certo que nenhum profissional avança na carreira sem investir adequadamente em formação.

Se você é proprietário de um automóvel, por exemplo, sabe que sem investir constantemente em sua manutenção, fatalmente ele vai apresentar problemas.

O mesmo raciocínio se aplica, considerando as devidas proporções, na hora de avaliar o custo do investimento em cursos de capacitação profissional.

A matemática é simples: mais cursos exigem maiores investimentos e um profissional melhor preparado se aproxima da conquista de mais alunos e melhores resultados, que geram um retorno qualificado.

Essa sequência é infalível para quem investe em formação.

Se você está preparado para de fato investir na sua formação e obter o retorno proporcional ao seu esforço, volte a estudar. Lembre-se: o sucesso só vem antes de trabalho no dicionário, portanto, mãos à obra!

Onde Encontrar os Melhores Cursos de Especialização em PilatesCapacitação-Contínua-no-Método-Pilates-1

A melhor opção são os cursos oferecidos pelo site Pilates Avançado. Com as aulas ministradas na cidade de Campinas, conta com módulos de Pilates para gestantes, Pilates Funcional, Pilates Avançado, Pilates Aplicado à Hérnia de Disco, Pilates nas Patologias e Pilates Clássico.

Já quem preferir contar com uma rede internacional voltada para profissionais de Pilates, conta com a Voll Pilates. Entre os cursos oferecidos, estão o de Formação Completa em Pilates, Pilates em Suspensão e Formação Avançada em Pilates.

Outra vantagem da Voll Pilates são os eventos e palestras que promove, sendo oportunidades de enriquecer o currículo e aprimorar a formação.

A escolha do curso certo é fundamental no processo de capacitação contínua no Método Pilates. A dica é ver o que cada programa oferece e no que ele pode agregar para a sua formação.

Como Profissionais Qualificados podem ajudar no número de Alunos do Seu StudioCapacitação-Contínua-no-Método-Pilates-6

Profissionais qualificados são certamente um trunfo para os Studios e academias que contam com seus serviços.

A justificativa está na satisfação dos alunos com as aulas, pois a indicação deles conta muito para manter em alta a procura por esses locais.

Embora não se deva prescindir do marketing, cuja estratégia pode ser decisiva para o crescimento da empresa, o boca a boca também ajuda os Studios de Pilates a encontrar uma forma de divulgação de suas atividades.

Quem é que nunca se sentiu motivado a treinar com aquele professor que orienta grandes atletas ou personalidades famosas?

Ou com um instrutor sobre o qual pessoas conhecidas falam tão bem? É dessa forma que os profissionais qualificados podem ajudar a aumentar o número de alunos do seu Studio.

E se seus salários ou valor de hora/aula são mais altos, é justamente porque o retorno que eles proporcionam compensa o investimento.

Pense na continuidade do seu Studio, e prefira sempre os profissionais mais qualificados. Não custa lembrar que o barato sai caro!

Principais Patologias a ser estudadas pelo Profissional de PilatesCapacitação-Contínua-no-Método-Pilates-8

Muitas das patologias do sistema músculo esquelético encontram no Pilates um tratamento para aliviar dores e limitações funcionais.

Articulações como coluna vertebral, joelhos e ombros são diretamente beneficiadas com o emprego de técnicas voltadas para suas respectivas reabilitações.

Os exercícios para a coluna utilizam equipamentos como step chair e ladder barrel, reformer e cadillac para a recuperação das funções e o pleno retorno da mobilidade da mais importante articulação do corpo humano.

Lesões osteoarticulares, ou seja, aquelas que afetam músculos, ossos e articulações, são igualmente passíveis de ser recuperadas através do treinamento orientado de Pilates em Studio.

Patologias como hérnia de disco, lombalgias e desvios na coluna devem ser constantemente estudadas pelo profissional de Pilates, no sentido de conhecer de forma aprofundada as lesões que porventura vier a tratar em seus alunos.

Idosos também se beneficiam do Pilates como ferramenta para auxiliar na melhoria de sua mobilidade, de acordo com o artigo “A Influência do Método Pilates nas Atividades Diárias de Idosos: um Estudo de Revisão”, de autoria de Jane Franceschini. Portanto, a idade não é um limitador, muito pelo contrário.

Embora não tão conhecido pelo grande público, o tratamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite, encontra no Pilates um poderoso aliado.

O mesmo vale para doenças cardiovasculares e reumáticas, que têm seus sintomas neutralizados graças ao fortalecimento de músculos e articulações, como benefícios às funções vitais como um todo.

Portanto, como profissional de Pilates, o estudo das patologias que envolvem as funções mais básicas deve ser desenvolvido em caráter permanente.

Tais conhecimentos deverão auxiliar o profissional na prescrição de exercícios direcionados ao restabelecimento da saúde e do sistema locomotor.

Avanços no Tratamento das Principais Patologias com o Método PilatesCapacitação-Contínua-no-Método-Pilates-3

O Método Pilates é eficaz no tratamento de diversas patologias. Entre elas, as cardiovasculares, maiores responsáveis pelas mortes registradas no Brasil, e maior causa de internações em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Pilates é indicado como alternativa ao exercício com pesos ou aparelhos de musculação pela Diretriz Sul-Americana de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular.

Um estudo conduzido por Guilherme Veiga Guimarães e colaboradores dividiu pacientes em dois grupos. Ambos realizaram exercícios aeróbicos visando melhorar a capacidade cardiovascular, duas vezes por semana, ao longo de 16 semanas.

A diferença é que, no primeiro grupo, após as sessões de exercícios aeróbicos, sucedia-se práticas convencionais de reabilitação cardíaca.

Já o outro grupo adotou o MAT Pilates como forma de complementar o tratamento. Houve expressiva melhora em funções cardiorrespiratórias do segundo grupo, enquanto o primeiro apenas apresentou melhora na resistência ao exercício.

O brasileiro, já tão preocupado em realizar atividade física com objetivos estéticos, também tem no Pilates um importante recurso na recuperação de lesões e na melhoria do sistema cardiovascular como um todo.

A ciência prova que a técnica aplicada corretamente, com orientação profissional, é uma excelente maneira de recuperar a saúde debilitada.

Principais nomes do Pilates que podem ajudar na sua CapacitaçãoCapacitação-Contínua-no-Método-PIlates-4

  • Brent Anderson – Estados Unidos

PhD e membro da American Physical Therapy Association, é um dos mais influentes estudiosos de Pilates dos Estados Unidos.

  • Kathy Corey – Estados Unidos

Fundou em 1979 o Studio Kathy Corey Pilates, nos Estados Unidos. Ela virá ao Brasil neste ano para participar do evento Pilates’ Legend. Para saber mais clique aqui.

  • Madeline Black – Estados Unidos

Com mais de 25 anos de experiência, desenvolveu técnicas já levadas a mais de 20 países.

  • Miguel Angel – Uruguai

Bailarino clássico de formação, formou-se como professor de Pilates em 1992, tornando-se referência.

Concluindo…Capacitação-Contínua-no-Método-Pilates-2

Como podemos perceber, o universo do Pilates é vasto, e os profissionais que desejam se aperfeiçoar certamente terão mais oportunidades do que aqueles que se contentam com o que já sabem.

A chave para o sucesso nesse segmento é a vontade incessante de aprender e, para isso, não faltam cursos, materiais de estudos e oportunidades de aperfeiçoamento para todos os níveis.

Neste artigo, também conhecemos referências úteis para os profissionais que estão em formação e para os que querem avançar de nível. A necessidade de se manter atualizado vale para todos.

A roda não para de girar no mundo fitness e, no Método Pilates, o movimento é mais intenso ainda. Invista em você, profissional!


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.