Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Atualmente observamos um crescimento enorme no número de pessoas que procuram os profissionais ou estúdios de Pilates que oferecem está metodologia. Essas pessoas geralmente buscam atingir objetivos diferentes. Mas você sabe como levar seu aluno a atingir os resultados esperados?

O aumento na procura por estúdios de Pilates, aconteceu devido a dois motivos: a ampla divulgação nas mídias e os excelentes resultados que a ciência vem demostrando através de pesquisas cientificas e comprovações clínicas, seja para a reabilitação ou para a promoção da saúde ou prevenção de doenças.

Com esse aumento de procura vem junto o aumento de dificuldades. Umas delas é como estimular e conduzir seus alunos aos resultados esperados por eles ao começarem as aulas. Nesse texto vamos entender o que pode impedir de alcançar o objetivo e algumas dicas de como levar seu aluno até la.

Os benefícios do Pilates

RESULTADOS-ESPERADOS-1

Sabemos que o Pilates é um método de exercícios físicos que integra a mente e o corpo, que pode ser praticado por todas as pessoas, sempre respeitando a individualidade e a condição clinica ou atual do cliente, além de propiciar inúmeros benefícios para a saúde e o bem estar, tais como: Melhora da consciência corporal e da Postura; Aumento da mobilidade articular e da flexibilidade muscular; Melhora do tônus e força muscular; Melhora da coordenação motora e do equilíbrio corporal; Equilíbrio entre a musculatura profunda (estabilizadora) e a musculatura superficial (global); Melhora da capacidade respiratória e da circulação sanguínea; Diminuição de dores, estresse, ansiedade, insônia, depressão, entre outros.

Mas diante de tantos aspectos positivos destacados e da comprovação cientifica mencionada, você já parou para pensar o por que algumas pessoas não alcançam os resultados esperados? Ou por que desistem de praticar os exercícios? E até porque que existem pessoas que possuem desejo de praticar Pilates mas sempre tem alguma coisa que impede o seu inicio?

Podemos pensar em diversos motivos ou respostas a essas perguntas, mas é interessante analisarmos quais são as motivações destes clientes para iniciar o programa de exercícios, e principalmente quais são as suas motivações para eles manterem a pratica regular do Pilates.

O que pode dificultar a conquista dos resultados esperados?

RESULTADOS-ESPERADOS-7

Pensando nos fatores que podem dificultar  os resultados esperados pelos alunos, podemos destacar alguns aspectos como as crenças limitadoras. Devemos compreender que as pessoas possuem “crenças” (Em Programação Neurolinguística – PNL, crenças são as generalizações que fazemos sobre outros, sobre o mundo e sobre nós mesmos) que podem ser limitantes ou possibilitadoras para alcançar os seus resultados desejados.

Vamos pensar em duas pessoas que possuem um objetivo de melhorar a postura corporal (por sinal a maioria dos clientes buscam o Pilates com esse objetivo), sendo que uma apresenta crenças limitantes e a outra pessoa possui crenças possibilitadoras para alcançar esse objetivo. Veja nos exemplos abaixo as possíveis crenças inconscientes que essas duas pessoas podem ter e que influenciaram os seus resultados:

Exemplo de possíveis crenças possibilitadoras para melhorar a Postura:

– Uma boa postura previne problemas na coluna

– Pessoas com boa postura são reconhecidas como elegantes e saem bem nas fotos

– Uma boa postura abre portas para um relacionamento.

Exemplos de possíveis crenças limitadoras para melhorar a postura:

– Se eu melhorar a postura os meus amigos podem achar que estou metido;

– As pessoas com boa postura normalmente são se importam com as outras e só se preocupam com a aparência;

– Manter a boa postura me deixará artificial;

– Acho que nunca vou conseguir uma boa postura e não quero me decepcionar.

Falta de conhecimento sobre o método

RESULTADOS-ESPERADOS-5

Este ponto é muito importante e frequentemente as pessoas tem um entendimento equivocado de achar que apenas as duas ou três horas semanais de exercícios de Pilates fará a transformação do seu corpo.

A falta de conhecimento dos alunos sobre a essência do Pilates, faz com que eles criem expectativas erradas em relação a sua prática. Por isso é essencial que o cliente entenda detalhadamente os princípios e conceitos do método Pilates, pratique os exercícios regularmente e principalmente leve essas informações para o seu cotidiano.

Aplicando esses conceitos em suas atividades laborais ou de vida diária (em todos os padrões de movimentos sentar, agachar, deitar, andar, correr, saltar, empurrar, puxar), além de adotar hábitos de vida mais saudáveis.

Dificuldade nas mudanças de hábitos

RESULTADOS-ESPERADOS-6

Sabemos o quanto é difícil para as pessoas mudarem os seus hábitos de vida e principalmente manterem os novos hábitos, e para isso é necessário muita dedicação e disciplina até que os novos hábitos estejam automáticos e assim tornando os resultados permanentes.

Vamos pensar em um cliente que possui como objetivo melhorar a sua dor lombar, ele precisará mudar uma serie de hábitos para obter sucesso no seu objetivo, como por exemplo:

– Praticar regularmente os exercícios de Pilates;

– Alternar a posição do corpo entre deitado, em pé e sentado (evitando a posição sentada que ocorrer maior sobrecarga nas vertebras lombares);

– Observar a sua postura mantendo o alinhamento corporal durante o seu trabalho, lazer ou atividade de vida diária;

– Evitar carregar objetos pesos;

– Adotar uma posição adequada na hora de dormir;

– Manter o peso corporal adequado para evitar sobrecargas articulares e muitas vezes implicando em modificar padrões alimentares e controlar a ansiedade (entre diversas outras possíveis mudanças);

Por isso frisamos a necessidade de mudança de hábitos, é um dos principais meios de alcançar os resultados esperados e atingir o objetivo desejado pelo cliente. Sendo assim é importante você professor ajudá-lo a entender que o esforço é necessário, mas será recompensado.

 Falta de regularidade dos exercícios e clareza nas metas

RESULTADOS-ESPERADOS-8

Para que os resultados aconteçam da melhora maneira é necessário também estímulo constante, progressivos e com disciplina, pois sem dúvida a frequência dos exercícios é fundamental para o alcance dos resultados esperados.

O método Pilates pode ser praticado diariamente (em minha opinião seria o ideal), mas em função das diversas atribuições e a falta de tempo normalmente às pessoas praticam de 2 a 3 vezes por semana. Porém devemos priorizar o compromisso de fazer todas as aulas semanalmente, pois vale a pena lembrarmos que a semana possui 168 horas, e que precisamos nos movimentar adequadamente e cuidar do nosso corpo em todas as demais horas.

O que também pode atrapalhar o alcance das metas, é que muitas vezes as pessoas iniciam as aulas de Pilates, mas não definem os objetivos e metas desejadas e acabam desmotivadas por não conseguir mensurar os seus resultados.

E nesse sentido é imprescindível que o profissional auxilie o cliente na definição de quais são os seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo que vão direcionar aos melhores resultados esperados.

Assim como através de uma avaliação (anamnese, avaliação física e postural, testes específicos, exames complementares) conhecer qual é a sua condição atual (ponto A), para traçar adequadamente as estratégias necessárias para sair do ponto A ao ponto B e poder quantificar ou qualificar os seus resultados.

A importância da habilidade do profissional

RESULTADOS-ESPERADOS-4

Infelizmente existem profissionais que acabam atrapalhando a evolução dos seus clientes por não identificar as suas necessidades e por vezes não aplicar os exercícios de forma adequada, sem respeitar a evolução individual de cada cliente.

O instrutor de Pilates precisa ter um amplo conhecimento do repertório dos exercícios de Pilates, conhecer muito bem a fisiologia, anatomia e biomecânica do corpo humano, entender a fisiopatologia das doenças que os clientes apresentam, e principalmente o bom senso de saber escolher os melhores exercícios para cada cliente de acordo com as suas necessidades.

A ideia principal é que você pense nos fatores que podem diminuir os resultados dos seus clientes com o método Pilates, e assim possa favorecer as suas evoluções, fidelizando ainda mais a sua clientela.

E como anda os resultados dos seus clientes? Conta para gente nos comentários!

Wellington Valeriano www.wppilatesesaude.com.br

wellington

 


























Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.