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A Fidelização do aluno de Pilates precisa ser trabalhada!

A Fidelização do aluno de Pilates precisa ser trabalhada!
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Você está enfrentando dificuldade na fidelização do aluno de Pilates? Então, este artigo é para você! Aqui você encontrará o conceito de fidelização e sua importância, além de cinco dicas matadoras para investir na fidelização do aluno de Pilates.

Empresas preocupadas com os números de seu faturamento, geralmente, apostam em estratégias para atrair novos clientes como uma forma de reverter um cenário ruim. A decisão não está de todo errada, mas não é a que possui maior chance de sucesso.

Se o seu Studio de Pilates quer melhorar o desempenho caixa, anote essa dica: aquele que já é seu aluno merece ser a prioridade de suas ações.

Conforme veremos ao longo deste artigo, a fidelização do aluno de Pilates é um processo de melhor custo-benefício que a simples atração. Isso não significa que seja preciso abandonar a outra abordagem. Não mesmo.

Em um negócio de sucesso, há espaço para as estratégias serem empregadas conjuntamente. Mas se quer concentrar foco e esforços em apenas uma delas, que seja a retenção dos seus atuais alunos. Siga a leitura e entenda o porquê.

O que é Fidelização do Aluno de Pilates?

A fidelização do aluno de Pilates é a penúltima etapa do funil de vendas e consiste na capacidade de uma empresa manter seus clientes. A única forma de fazer isso é através da escuta. Se você não está ouvindo e compreendendo as necessidades de seus clientes, então, é quase impossível tomar a abordagem certa.

Qual a Importância de Fidelizar os Alunos do seu Studio de PilatesFidelização-do-Aluno-de-Pilates-6

Fidelizar os alunos do seu Studio de Pilates é crucial para a longevidade de seu negócio. Afinal, a rentabilidade do cliente tende a aumentar ao longo de seu ciclo de vida.

É mais barato do que conquistar novos alunos

Um aumento de 2% na fidelização do aluno de Pilates no seu Studio tem o mesmo efeito que reduzir custos em 10%. Além disso, a aquisição de novos clientes pode custar até cinco vezes mais do que satisfazer e manter os clientes atuais, já ensinava o guru do marketing, Philip Kotler.

É mais rápido do que conquistar novos alunos

Os clientes existentes já sabem que você é uma empresa confiável, com produtos ou serviços que são vantajosos. Isso ocorre porque todas as barreiras de compra já foram superadas. Dessa forma, eles são muito mais propensos a repetir transações e gerar mais negócios para você.

Fidelizar alunos aumenta a consciência de marca

Os alunos fidelizados se tornam, potencialmente, defensores do Studio de Pilates. Isso é, eles o divulgam para todos os seus conhecidos, sem você precisar pedir. Esse tipo de divulgação boca a boca pode ser inestimável no crescimento de seu negócio.

As 5 Principais Dicas do por que Investir na Fidelização de AlunosFidelização-do-Aluno-de-Pilates-2

Uma das maiores vantagens de investir na fidelização do aluno de Pilates é que você é capaz de construir uma visão mais certeira sobre quem realmente são  seus clientes.

Por um lado, esses dados são vitais para seus esforços de fidelização de clientes e oferecem as ferramentas para criar promoções personalizadas e direcionadas para maximizar suas chances de sucesso.

Mas, por outro lado, isso irá ajudá-lo em seus esforços de conquistar novos alunos. Você vai saber exatamente que tipo de pessoas são mais suscetíveis a se tornarem clientes leais, o que os motiva a comprar e que tipo de mensagens funciona melhor.

Em contrapartida, se você negligenciar seus clientes, isso representa um incentivo para eles irem no Studio de Pilates concorrente.

1. Satisfação Vs Fidelização

A satisfação do cliente é um dos indicadores mais claros do sucesso do seu Studio de Pilates. Se você é incapaz de manter seus clientes atuais felizes, por que se preocupar em gastar o dinheiro tentando conquistá-los em primeiro lugar?

Já a fidelização é sobre criar uma experiência individual, para que cada cliente reforce sua relação com sua marca. Trata-se de criar uma interação humana.

A diferença primordial entre satisfação e fidelização é que, no primeiro caso, as expectativas são atendidas; no segundo caso, as expectativas são superadas.

Como entregar satisfação ao seu aluno através da gestão do seu Studio

Gerenciar um negócio sempre será um desafio, mas ter uma base sólida de práticas de gestão pode torná-lo muito mais fácil.

Defina as expectativas da equipe e as responsabilidades pertinentes. Reúna-se regularmente para discutir cada departamento, realizações e desafios.

Ter um processo operacional claro, onde cada membro da equipe se sente útil e sabe o que fazer, contribui para a satisfação geral do cliente.

Quando uma tarefa precisa ser concluída, deve haver um processo simples e ordem de operações que devem ser seguidas. Isso melhora a eficiência e reduz a chance de ter que refazer as atividades.

Direcionando o foco para o seu público-alvo

Direcionar o foco para seu público-alvo está entre os elementos mais importantes para o sucesso do seu Studio de Pilates. Sem saber o seu mercado-alvo, ou se o público-alvo realmente existe, você não pode esperar que seu negócio vingue.

Aprender a distinguir entre diferentes públicos torna mais fácil determinar quais segmentos de consumidores são mais propensos a serem fidelizados.

Como fidelizar alunos em seu Studio de Pilates

Para a fidelização do aluno de Pilates em seu Studio, você precisa ir além de um bom preço. Seus funcionários devem ser apaixonados e engajados, oferecendo experiências personalizadas a cada cliente, gerando lealdade ao Studio.

Os funcionários empenhados são inspirados por todos os aspectos de seu Studio e sentem-se impelidos a compartilhar essa paixão com os clientes, proporcionando um ótimo serviço e interação.

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2. O Marketing de Relacionamento na Fidelização de Alunos de Pilates

O marketing de relacionamento é um aspecto da gestão, que se concentra na fidelização de alunos e no engajamento ao longo prazo. Seu objetivo é criar conexões mais fortes entre o Studio e o aluno, promovendo negócios contínuos e marketing boca a boca.

Entre as melhores práticas de marketing de relacionamento na fidelização de alunos de Pilates estão:

  • Usar políticas internas claras, que informem como todos os funcionários da empresa devem interagir com os alunos (em situações positivas e negativas)
  • Realizar sessões de treinamento regularmente com todos os membros da equipe
  • Não sacrificar a qualidade pela inovação
  • Como divulgar seu Studio de Pilates de forma eficiente.

Uma excelente maneira de divulgar seu Studio de Pilates é criar um blog. Essa estratégia tem um como destaque o seu custo-benefício: só requer alguém apto a pesquisar e publicar em uma base regular, nada mais.

Um blog pode gerar tráfego qualificado e construir autoridade. Educar seus leitores através de conteúdo relevantes os levará a tomar decisões mais embasadas e tê-lo como referência nos Studios de Pilates.

Propaganda para Pilates – Faça algo a mais do que a concorrência

Com um Studio de Pilates a cada esquina, você precisa defender sua posição no mercado e manter uma vantagem competitiva.

Certifique-se que todos os produtos e serviços que você oferece estão relacionados. Isso ajuda seu Studio a permanecer único, conectando as atividades e aumentando o ticket médio de cada aluno.

Essa perspectiva unificada promove um senso de progresso em seus alunos, e funciona como propaganda para você.

Folder Pilates – Estratégias para fidelização dos alunos do seu Studio

O folder do seu Studio de Pilates deve ser impresso em alta qualidade. Entre os elementos obrigatórios estão logo, contato e serviços oferecidos. É opcional incluir valores e a história de sua empresa.

Lembre-se que as mídias impressas tem uma vida útil maior do que as mídias digitais. Por isso, mantenha-as flexíveis o suficiente para eventuais alterações.

3. Como Disponibilizar um Serviço para Alunos Especiais

Toda interação entre o aluno e seu Studio deve ser especial. Para disponibilizá-lo basta seguir os elementos abaixo:

Consistência: Alguns alunos estarão cheios de perguntas, outros cansados. Não importa o comportamento do cliente, o atendimento deverá seguir o mesmo nível de serviço para todos. Seja empático, paciente e consistente.

Adaptabilidade: Cada cliente é diferente e especial da sua maneira. Você deve ser capaz de lidar com surpresas, sentir o humor do cliente e adaptar-se adequadamente. Disponibilizar um serviço especial é um aprendizado contínuo.

Comunicação clara: Certifique-se de transmitir aos clientes exatamente o que você quer dizer. Lembre-se de usar a linguagem positiva sempre que possível.

Ética de trabalho: Os alunos especiais apreciarão se você tiver boas habilidades de gerenciamento de tempo e solucionar os problemas com precisão.

Conhecimento: Mantenha-se informado para responder à maioria das perguntas, mas não tenha medo de não saber algo. Os alunos especiais apreciarão seu esforço em encontrar a resposta certa, caso você não saiba.

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4. O que é e como funciona a Teoria da Pirâmide Invertida

A Teoria da Pirâmide Invertida é uma metáfora para a inversão das práticas tradicionais de gestão. Os funcionários mais próximos dos clientes ou dos processos de produção são colocados na parte superior e os gerentes na parte inferior.

O funcionário tem maior poder de decisão e liberdade de ação. O gerente se torna um facilitador, liderando o esforço da equipe. Em teoria, o desempenho organizacional se torna mais eficaz e flexível.

Para que a Teoria da Pirâmide Invertida dê certo, os funcionários devem desenvolver novas habilidades e ter tempo para dominá-las. Nesse modelo, também é necessário mais informação e comunicação entre os níveis, a fim de mantê-los operativos e em direção às metas.

5. Melhores Estratégias de Marketing de Pilates para Fidelização do Aluno

Ofereça um bom serviço ou produto ao seu aluno

Seus clientes são a razão pela qual você ainda está no negócio. Sua função é servi-los da melhor maneira possível, usando ao máximo o potencial de seu Studio de Pilates.

Faça promessas que possa cumprir

É o seu trabalho gerenciar as expectativas do aluno de Pilates. Garanta que as promessas feitas são realistas e que sua equipe possa trabalhar em conformidade para entregá-las. Seja transparente e comunique objetivamente suas propostas.

Como montar uma boa equipe de atendimento

Seu Studio de Pilates funcionará por mais tempo se os seus funcionários trabalharem com uma mentalidade de equipe. Cada membro traz algo especial para a empresa, mas é preciso que eles sintam seu valor reconhecido.

Comemorar o êxito em grupo faz com que todos sintam-se parte do sucesso geral do Studio. Reavaliar os fracassos, por sua vez, faz com que as pessoas se sintam motivadas a trabalhar pelo bem maior.

Conheça o seu público-alvo – persona

Uma persona é uma representação fictícia e generalizada de seu cliente ideal. Conhecer o seu público-alvo ou persona o ajuda em todos os aspectos do seu Studio de Pilates. Ao internalizar como se relacionar com um determinado grupo de pessoas, você fortalece seu marketing e vendas.

Mas o trabalho não termina depois que você identificou seu público-alvo. É essencial realizar pesquisas continuamente, a fim de se manter atualizado sobre as tendências do mercado, da indústria e de sua concorrência.

Crie relacionamentos

Construir relacionamentos leva tempo. Permaneça em contato com os alunos e ofereça-lhes algo em troca de sua lealdade ao Studio. Pode ser um cupom, um vale-presente de aniversário, conselhos ou notícias relevantes. Se você não der atenção a eles, seus concorrentes irão fazer isso por você.

Concluindo…Fidelização-do-Aluno-de-Pilates-5

A fidelização do aluno de Pilates no seu Studio é crucial para a saúde financeira do seu negócio. Conforme Philip Kotler, os clientes leais custam cerca de 5 vezes menos que novos clientes e são mais propensos a divulgarem sua marca por aí. Isso já parece suficiente para prepara uma estratégia, não é mesmo?

Neste artigo, você conheceu o conceito e a importância da fidelização do aluno de Pilates em seu Studio. Também conferiu cinco dicas matadoras e as principais práticas para ser bem-sucedido com essa estratégia.

Agora que já tem as informações que precisa, resta se dedicar a ser o melhor no que faz. Está pronto para o desafio?

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