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Lista de Exercícios com o Magic Circle (Solo + Equipamentos)!

Cada vez mais conhecido, o Método Pilates vem atraindo mais praticantes que além de conhecer os benefícios e sentir os resultados fantásticos desse exercício físico, tem contato com os aparelhos e acessórios muito criativos e funcionais criados por Joseph Pilates. Dentre eles podemos destacar o Magic Circle.

Mas o que é o Magic Circle?

Ele é um anel, normalmente feito de metal ou borracha, com aproximadamente treze polegadas de diâmetro, com suportes laterais normalmente chamados de “pacs” e almofadados.

Este acessório atualmente pode ser encontrado em lojas específicas de Pilates e de artigos de fisioterapia e esportivos.

Como surgiu o Magic Circle?Magic-Circle---Surgiu

O acessório surgiu da ideia inicial de Joseph que resolveu usar um anel de metal retirado de um barril.

Com o passar do tempo ele foi aperfeiçoado e atualmente pode ser encontrado na grande maioria dos estúdios de Pilates, Academias e Clínicas de Fisioterapia.

Ele pode ser chamado de várias formas como por exemplo: Windsor Ring, Fitness Circle, Exercise Ring, Fitness Ring mas o nome Magic Circle foi o nome eleito como o preferido de Joseph Pilates.

Segundo o criador, esse acessório tem como intenção que o praticante ache seu centro (centralização, um dos princípios do método). Quando usado corretamente, você o achará uma excelente ferramenta para aprimorar suas aulas de Pilates.

Como eles não oferecem a mesma resistência de pesos livres pode diminuir bastante o risco de lesões, sendo largamente utilizado na reabilitação, trabalho com idosos e gestantes.

Joseph Pilates dizia que nunca deveríamos fazer 10 libras de esforço para um movimento de 5 libras.

Este acessório tem uma utilização secundária pois, todos os exercícios de Pilates podem ser feitos sem o mesmo. No caso do Pilates Clássico este acessório poderá ser incluído nos exercícios do repertório e no Contemporâneo permite-se mais variações de uso.

Então, porque não aumentar os recrutamentos musculares utilizando acessórios?

No caso do Magic Circle podemos recrutar as musculaturas adutoras e estabilizadoras tanto dos membros superiores, quanto dos membros inferiores.

Como a estrutura do anel é flexível pode-se usar também fazendo força de dentro para fora acionando também os músculos abdutores do quadril e dos ombros. Por serem leves e baratos, são utilizados largamente pelo método e se tornaram acessórios muito populares.

São então, bastante importantes durante as sessões, aumentando através da exterocepção a conexão mente e músculo, pois ao segurá-lo mantêm-se a musculatura ativada. Pode-se usar também como auxiliar nos trabalhos de alongamento. Nas sessões (aulas) nos equipamentos também é largamente utilizado.

A seguir, separei vários exemplos de exercícios de solo e equipamentos. Vamos lá?

Exercícios Solo com Magic Circle

1) Trabalho Lateral de Adutores
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Posição Inicial: Deitado em decúbito lateral, com um dos braços flexionados apoiando a cabeça e o outro apoiado no solo, manter o abdome contraído e pernas estendidas com o magic circle colocado entre as pernas logo abaixo aos joelhos.

Movimento: Inspire parado e durante a expiração, fazer força para fechar o magic circle para ativar os adutores (internos da coxa) ativando também o abdome e relaxe.

Volte a posição inicial e repita o exercício.

2) Roll Up
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Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal, com os ombros fletidos para trás acima da cabeça, membros inferiores estendidos e alinhados.

Execução: Enrolar a coluna lentamente flexionando o tronco e levantando os braços segurando o magic circle levando o tronco o mais longe possível. Você pode aproveitar e prender o magic circle aos pés para auxiliar no alongamento.

Retornar a posição inicial desenrolando lentamente a coluna.

3) Shoulder Bridge
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Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal, pernas flexionadas e pés apoiados ao solo, colocar o magic circle entre as coxas.

Execução: Elevar o quadril devagar e retornar a posição inicial colocando a coluna no solo vértebra por vértebra.

4) Teaser
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Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal com os braços estendidos atrás da cabeça segurando com as mãos o Magic Circle e pernas flexionadas com os pés apoiados no solo.

Execução: Eleve o tronco até sentar sobre os ísquios trazendo os braços a frente segurando com leve pressão das mãos no Magic Circle ativando peitorais.

Esse exercício é um educativo para a execução do Teaser tradicional executado com as pernas elevadas e estendidas.

5) Swimming
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Posição Inicial: Deitado em decúbito ventral, deixar os braços estendidos acima da cabeça segurando o Magic Circle com as mãos e pernas alinhadas.

Execução: Eleve a cabeça segurando o Magic Circle com os braços elevados ao mesmo tempo que bate as pernas bem estendidas trocando as pernas em movimentos curtos e mais rápidos.

Exercícios no Reformer

6) Leg Series: One Leg
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Posição Inicial: Deitado no Reformer em decúbito dorsal, pés em flexão plantar, apoiar um dos pés na barra de apoio do aparelho e a outra perna estendida acima apoiando o pé no Magic Circle e segurando o mesmo com as duas mãos.

Execução: Estender a perna que está apoiada na barra ao mesmo tempo que alonga a perna que está elevada puxando com as mãos o Magic Circle para aumentar o trabalho de alongamento.

Retornar a posição inicial.

7) Footwork Toes Variação
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Posição Inicial: Deitado no Reformer em decúbito dorsal, “vista” o Magic Circle e coloque na altura das coxas e apoie os pés na barra em flexão plantar.

Execução: Empurrar o carrinho estendendo os joelhos, fazendo uma leve abdução das pernas, evite estender completamente as pernas para não perder a ativação dos abdutores.

Retornar a posição inicial flexionando as pernas trazendo o carrinho de volta e relaxando a tensão do Magic Circle.

Exercícios no Cadillac

8) Trabalho de Peitoral
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Posição Inicial: Ajoelhado em frente as molas com alças de mãos segurando também o Magic Circle com os braços flexionados.

Execução: Inclinar o tronco para trás estendendo os braços e puxando as molas com as mãos ao mesmo tempo que pressiona o Magic Circle ativando a musculatura dos peitorais.

Retornar a posição inicial.

9) Sit Up
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Posição Inicial: Deitado em decúbito dorsal, braços estendidos segurando a barra torre e pernas flexionadas a 90 graus com o Magic Circle entre as pernas próximo aos maléolos.

Execução: Realizar a flexão do tronco ao mesmo tempo que eleva a barra torre mantendo os braços estendidos e estender as pernas pressionando o Magic Circle.

Retornar a posição inicial.

Exercícios na Chair

10) Swan Front
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Posição Inicial: Deitar na chair em decúbito ventral, apoiando as mãos no step. Mantenha os membros inferiores bem alinhados e com o Magic Circle colocado nas pernas próximo aos maléolos.

Execução: Com os braços estendidos eleve o tronco fazendo uma extensão ao mesmo tempo que pressiona o Magic Circle ativando os adutores.

Retorne a posição inicial.

Você pode também ativar os abdutores colocando o Magic Circle por fora das pernas também próximos aos maléolos.

11) Pump One Leg Variation
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Posição Inicial: Sentado em alinhamento axial, com um dos pés em flexão plantar com o ante pé apoiado no step. A outra perna fica estendida com o pé apoiado no Magic Circle. Estenda os braços para segurar o Magic Circle nesta posição.

Execução: Empurrar o step para baixo com o pé que está apoiado no mesmo, mantendo a perna que está estendida na mesma posição do início do movimento.

Retornar a posição inicial.

Exercícios no Barrel

12) Horse
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Posição Inicial: Sentado sobre o Barrel com os quadris abduzidos e braços estendidos a frente segurando o magic circle na altura do peito.

Execução: Aduzir as pernas “apertando” o Barrel ao mesmo tempo que aperta o Magic Circle.

Retornar a posição inicial.

13) Side Body Twist
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Posição Inicial: Deitado em decúbito lateral com os pés apoiados no espaldar e os braços estendidos atrás da cabeça segurando o Magic Circle.

Execução: Eleve o troco mantendo-o lateralizado e pressione levemente o Magic circle.

Retorne a posição inicial.

Written by Paulo Márcio Fucci

Paulo Márcio Fucci

Formação- Educação Física UFPR. Pós-Graduado em Massoterapia Sócio-proprietário do Líder Studio Pilates.
Curso de Mat Pilates Phisycalmind Institute. Pilates de Aparelhos. Metacorpus. Espaço Vida Pilates. Pilates na Gestação – Silvia Gomes e VOLL. Pilates Avançado VOLL. Treinamento Funcional Aplicado ao Pilates –VOLL. Entre outros Contato – odepm@hotmail.com Facebook: Paulo Márcio Fucci Pilates

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10 Comentários

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  1. Muito bem elaborados os exercicios. As fotos estao otimas p visualizacao.
    Parabens!🎉🎉🎉🎉🎉

  2. Adorei as sugestões de exercícios c o magic circle! CRIATIVIDADE E EFICIÊNCIA RESPEITANDO TDS OS PRINCÍPIOS DO PILATES.😃

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