Posted in:

Como aplicar Marketing de Relacionamento no Estúdio de Pilates?

Como aplicar Marketing de Relacionamento no Estúdio de Pilates?
Gostou? Avalie!

Então, enfim seu sonho se realizou. Abriu seu estúdio, começou sozinha (o) e agora já tem seus colaboradores, tudo indo bem, as coisas se encaminhando… Mas você também virou empresário do dia pra noite, e não entende nada do assunto!

“Tamo junto amiga (o)”

Contas a pagar, pessoas a contratar, taxas para entender, contratos, marketing, internet, manutenção e captação de clientes… ufa… confuso né?

Pois bem, após 5 anos aprendendo na marra, e atrás de aperfeiçoamento constante, comecei a pensar em quanto esse conteúdo é importante para que um negócio lucrativo e em constante crescimento não venha a fechar as portas, por causa da falta de conhecimento na área de marketing.

Hoje falaremos de marketing de relacionamento voltado aos Estúdios de Pilates!

Mas o que é Marketing de Relacionamento?

De acordo com os especialistas, o marketing de relacionamento nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes.

A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes e o grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.

Hoje em dia, grandes empresas investem milhões para relacionar-se com seus clientes. Esse investimento vai depender, obviamente, do tamanho do negócio. Estúdios pequenos e médios precisam investir em sua proporção, mas não podem negligenciar esse percentual no orçamento.

Uma premissa importante: é necessário haver um relacionamento com o cliente para que, só então, ele possa ser gerenciado.

Muitas empresas têm adotado softwares sofisticados de gerenciamento com o cliente, mas se esquecem que deveriam antes, construir um relacionamento com seus consumidores, e isso não é tarefa para nenhum software.

Segundos estudos, as pequenas e médias empresas – como os Estúdios de Pilates – já tem esse vínculo com o cliente, até mesmo pelo seu tamanho. O que precisa ser feito então seria administrar bem esse vínculo já existente.

Implantando o Marketing de Relacionamento no Estúdio

Para criar um plano de marketing de relacionamento, é preciso primeiramente implantar a cultura de fidelização dos clientes junto aos seus colaboradores (instrutores e atendentes). Isso porque a relação entre o estúdio e o cliente já se inicia no primeiro contato dele com a empresa.

Um exemplo é quando eles ligam para obter informações sobre as aulas e pagamentos.

Por isso, desde o primeiro momento, a empresa precisa ter um sistema de atendimento que cative e conquiste o seu cliente, de forma que a relação seja concluída com a aula experimental (se tiver) e se estenda para a conclusão da matrícula.

Para que o estúdio tenha êxito e sucesso com o seu plano é importante que os alunos/pacientes falem de seus serviços de maneira positiva, mostrando a importância de tê-los na sua vida.

Isto é, os clientes irão se tornar uma de suas formas de propaganda, estimulando novas pessoas a adquirirem seus serviços, pois eles se tornarão fãs da marca e propagarão de forma gratuita o retorno e resultado que as aulas trazem.

É importante também que seu plano tenha todas as suas ações direcionadas para os seus clientes, fazendo com que eles se sintam a peça mais importante dessa relação comercial, pois os clientes são a fonte de receitas que mantêm o estúdio.

Outra ferramenta importante para estreitar os laços e as relações com os clientes, é ter em mente que devemos utilizar de todos os meios possíveis para manter um relacionamento direto com o seu publico:

  • Redes Sociais (Facebook, Twitter e Instagram)
  • WhatsApp
  • Marketing de Conteúdo

Ou seja, a empresa precisa buscar personalizar as experiências com os seus clientes.

A Importância de Identificar os Clientes

Para que o Marketing de Relacionamento gere frutos é de grande importância que o estúdio procure construir um banco de dados que permaneça sempre atualizado com os dados dos seus alunos.

É através do banco de dados que a empresa vai criar as campanhas e investir em formas de gerar a fidelização dos seus clientes.

Quando você tem um banco de dados atualizado, fica mais fácil de criar campanhas e enviá-las ao máximo de pessoas, como por exemplo:

  1. Entrar em contato com o cliente informando promoções, como dias das mães, férias, aulas de inverno, aulão, etc.
  2. Parabenizar o cliente em datas especiais de sua vida como aniversário.
  3. Realizar pesquisa de satisfação com os clientes quanto a novidades e serviços oferecidos.
  4. Programa de bonificações através de planos de fidelidade. Exemplo: alunos que não faltam podem ter desconto na renovação do plano.

O sucesso de um plano de marketing de relacionamento está diretamente ligado a quanto o estúdio conseguiu se aproximar do seu aluno, de forma a compreender as necessidades e desejos da clientela.

Assim conseguindo potencializar em aumento das suas vendas e o reconhecimento da marca por parte do mercado consumidor e dos próprios concorrentes.

Só assim você poderá ter um feedback do público, descobrindo se há satisfação ou não em relação aos serviços prestados e disponibilizados ao mercado.

Concluindo…

Vou finalizar esse assunto, citando algumas dicas preciosas:

1) Conheça seu Cliente/Aluno: Tenha os dados cadastrais sempre completos.

2) Segmente e Personalize: Crie campanhas específicas para cada informação que você tem em seu banco de dados.

Exemplo:

3) Ser sistemático, sem ser invasivo: Crie um cronograma de envio de informações.

4) Resultados: Verifique os resultados e vá aperfeiçoando com o tempo.

5) Relacionamento: Trabalhe com o relacionamento em duas vias, ou seja, ouça seu cliente. Tenha canais que eles possam se comunicar e ouça dúvidas e reclamações.

As questões sobre como administrar o estúdio são muitas e tenho plena certeza que precisamos cada vez mais entender que a busca de informações precisa ser constante.

Afinal de contas, estamos na área da saúde e ainda assim passamos a outro setor, mas com o mercado das atividades físicas crescendo tanto, não temos saída, devemos agregar conhecimento para ter sucesso.

Essa é a evolução do Pilates, desde o “MAT”, aos equipamentos, técnicas, programação das aulas, e novidades.

Até na tecnologia estamos crescendo e precisamos nos preparar pra isso. E você, tem mais alguma dica a acrescentar? Conta aí nos comentários!

Written by Sabrina Costa Teno

Sabrina Costa Teno

- Formada em Educação Física pela Universidade Nove de Julho / bacharelado e licenciatura (2006)
- Pós graduada em Biomecânica do aparelho Locomotor e avaliação física pela FMU (2008)
- Curso de mat pilates pelo Instituto de Ed. Fisica e esportes (2009)
- Curso de pilates em aparelhos pela Voll Pilates (2012)
- Curso de treinamento funcional – preparação para o treinamento físico (2013)
- Curso de pilates avançado pela Voll Pilates (2014)
- Curso de pilates aéreo (2015)
- Atua atualmente como Personal Trainer e é proprietária do estúdio de Pilates e treinamento funcional “Infinity Pilates”.

9 posts

1 Comentário

Deixe um Comentário
  1. Muito boa as dicas, estou mesmo pensando em melhorar estas questões no estúdio, principalmente mostrar esta preocupação e carinho em lembrar de datas, enviar mensagens quando faltam e manter os alunos sempre motivados a irem as aulas. Obrigado pelas dicas e sucesso a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *