Posted in:

Veja como montar um Projeto de Pilates e empreender em tempos de crise

Veja como montar um Projeto de Pilates e empreender em tempos de crise
Gostou? Avalie!

Atualmente estamos passando por um momento econômico desfavorável e estagnado. Os índices de desemprego estão elevados, a inflação alta e o dinheiro circulando no mercado estão cada vez mais escassos.

Será que a economia nesse cenário afeta o ramo de Pilates? Sim, com certeza!

Em uma crise séria como esta, todos os setores serão afetados, uns mais e outros menos, talvez.

De alguma forma podemos adotar medidas para não sentirmos tanto os efeitos da crise?

Uma boa forma de fazer isto, para quem já tem seu estúdio é analisar as reais necessidades dos alunos. Por termos um contato tão próximo com os clientes, isto facilita muito a percepção e o questionamento das necessidades deles.

Este contato próximo é uma grande vantagem que possuímos pois vários negócios não tem essa proximidade e isto dificulta o conhecimento das necessidades dos clientes.

Oferecer horários promocionais para períodos do dia de menor demanda a preços mais atraentes é uma boa forma de atrair alunos e manter o fluxo de alunos.

Para quem ainda não tem seu próprio estúdio, uma boa opção para começar é investindo em projetos de Pilates em áreas comuns.

Mas o que seria esse Projeto?Projeto-de-Pilates-3

Esse projeto de Pilates é voltado para pessoas que desejam trabalhar com Pilates Solo e alguns acessórios a um custo mais baixo do que montar seu próprio estúdio.

Funciona da seguinte forma: você monta o projeto de Pilates para ser apresentado ao local que você tem interesse, pode ser uma academia, um condomínio, um clube, etc.

Nesse projeto deve constar: os benefícios que o método irá gerar em quem praticar, como são as aulas, duração das aulas, dias e horários, número máximo de alunos por turma, valor por aluno e a forma de remuneração que você irá acordar com o espaço.

Por exemplo: o condomínio cede o espaço, infra-estrutura e em contrapartida você paga um valor percentual sobre a mensalidade de cada aluno, ou um valor fixo mensal, como se fosse um aluguel do espaço.

Quais são as vantagens desse tipo de projeto?

A primeira é que você pode trabalhar com o Método, num projeto de Pilates só seu, a um custo muito mais baixo do que montar um estúdio.

A segunda é que sua margem de lucro provavelmente vai ser maior do que a de um proprietário de um estudio. O valor que você irá pagar pelo espaço, provavelmente será muito menor do que os custos fixos de se manter um estúdio.

A terceira vantagem é que você pode fazer uma clientela e dar um salto, caso queira abrir seu estúdio. Então, pense estrategicamente no local onde você irá ministrar essas aulas de Pilates, pois você pode montar seu estúdio futuramente em um local perto e já com sua clientela cativa.

A quarta vantagem é que em tempos de crise, todos nós estamos nos adaptando. Você pode adiar seu sonho de ter seu próprio estúdio e trabalhar nesse projeto de Pilates, por exemplo, para levantar um capital para financiar a abertura do seu espaço.

As pessoas que estão pagando pelo serviço também serão beneficiadas, pois o valor do Pilates Solo é mais em conta do que o Pilates com aparelhos em um estúdio. Então, adapte-se e encontrará vários nichos de mercado.

O que eu preciso ter para começar esse projeto de Pilates?Projeto-de-Pilates-2

Primeiramente você deverá ter um projeto de Pilates formal, por escrito, para apresentar ao local. É importante redigir um contrato entre as partes deixando tudo bem claro, como pagamentos e tempo de permanência.

Depois, você irá fazer um levantamento de todo o material que irá necessitar: tatames ou colchonetes, bolas, minibands, therabands, etc.

Para seu projeto de Pilates você também precisará estudar o perfil das pessoas que farão aula com você, se é um público mais idoso, mais jovem, etc para elaborar um plano de aula. É interessante fazer uma pesquisa para saber se as pessoas daquela localidade tem interesse nessa atividade.

Uma possibilidade é você fazer uma semana de divulgação através de aulas experimentais simples, palestras e divulgação (pré-cadastro oferecendo algum benefício).

Concluindo…Projeto-de-Pilates-4

Divulgue seu projeto de Pilates na região.

Tenha o controle administrativo e financeiro.

Trabalhe duro e colherá os resultados!

Não deixe que um momento difícil defina sua vida. Às vezes as situações adversas aparecem em nossas vidas para nos superarmos e evoluirmos.

As situações difíceis exigem um maior comprometimento e dedicação de nossa parte porém, os resultados serão muito mais valorizados e gratificantes.

Para receber conteúdo exclusivo, cadastre-se em:
http://cadastro.luramos.com/
Para mais textos, acesse meu blog:
www.luramos.com
e também minha FanPage no Facebook:
www.facebook.com/LuRamosFisio
Obrigada pela leitura!!!

Written by Luciana Ramos

Luciana Ramos

Fisioterapeuta graduada pela UFRJ em 2006, pós graduada em fisioterapia traumato-ortopédica e desportiva pela Interfisio, formada no Mulligan's Manual Therapy Concept Basic, formação em RPG e Pilates. Trabalho com Pilates há 9 anos, atuo como fisioterapeuta e gerencio meu próprio estúdio de Pilates e Fisioterapia desde 2012. Atualmente também me dedico ao meu próprio blog www.luramos.com onde divulgo conteúdo sobre Gestão e Empreendedorismo em Pilates e Fisioterapia, ajudando profissionais a alavancar seus negócios, com conteúdos que facilitem e melhorem toda a gestão de um estúdio de Pilates.

4 posts

2 Comentários

Deixe um Comentário
  1. gostei muito dessas ideias porque tenho esse sonho de abri um estudio de pilates e trabalhar na area o mais rapido possivel..gostaria muito de ajuada de vcs,pra fazer um projeto de valores e de aulas semanas pra entregar em prefeituras…conto com a sua ajuda….telles@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *